segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Deus pode e oferece vida!

16 de fevereiro de 2020
Sexto Domingo de Epifania
Sl 119.1-8; Dt 30.15-20; 1Co 3.1-9; Mt 5.21-37
Texto: Deuteronômio 30.15-20
Tema: Deus pode e oferece vida!





Deuteronômio, da palavra hebraica Torah (Lei). Da raiz hebraica orah - instruir, ensinar. Torah não significa simplesmente lei, mas, instrução, ensino. Dessa forma, a vida, o bem e a bênção está nessa instrução, nesse ensino. Mas, o que Deuteronômio ensina e instrui? Que Deus é de vida e bênção.
Deuteronômio registra os últimos discursos de Moisés proferidos ao povo nas campinas de Moabe. Moisés, ao proferir seu sermão, está resumindo as principais leis e observações que norteariam o povo na terra de Canaã (TIDWELL, 1988). Esse sermão de Moisés visa apresentar a teologia da Torah, ou seja, a “teologia da instrução”.
A mensagem de Moisés é para um público cristão. No entanto, uma segunda geração. Não eram pessoas que haviam experimentado os grandes feitos de Deus. Essa geração precisava ser educada acerca da sua identidade, história e papel entre as nações (DOCKERY, 2001). Essa geração que iria tomar posse da terra prometida, precisava ouvir e confirmar a aliança e lealdade a aliança (DOCKERY, 2001). Uma aliança de amor, validada pelos verbos hebraicos no indicativo (Dt 4.37; 7.13; 33.3). O livro apresenta uma relação entre Deus e seu povo.
Deuteronômio não trata e aborda uma lei, como requisito a ser cumprido, mas, palavras ditas com o intuito de identificar quem é Deus. Um Deus amoroso e misericordioso que resgatou seu povo, e esse povo é luz para as nações que dará luz ao mundo que é Cristo (ROOS, 1999)
É preciso conhecer esse Deus para assim adorá-lo e confiar nele. Aos corintos, Paulo lembra que a sabedoria de Deus é Cristo. Em Cristo, o crucificado, conhecemos a Deus e o adoramos.
O povo de Deus liberto da escravidão do Egito estava terminando sua peregrinação de 40 anos pelo deserto. Esse povo foi escolhido por Deus. Essa escolha tinha como objetivo que, através deles, a luz de Deus se manifestasse a todas as nações. O profeta Isaías destaca que essa luz é a salvação preparada por Deus no filho que nasceria do povo escolhido por Deus. “O povo que andava na escuridão viu uma forte luz; a luz brilhou sobre os que viviam nas trevas” (Is 9.2). O evangelista Lucas escreveu que: “...Ele fará brilhar sobre nós a sua luz” (Lc 1.78b).
O povo de Deus, escolhido por Deus para ser luz para as nações, agora estava entrando numa nova etapa no projeto de Deus. Adentrariam a terra que havia sido prometida para Abraão, Isaque e Jacó (Dt 30.20). Como filhos de Deus, deveriam viver essa filiação, orientados pela escolha da vida, do bem, e da bênção. As decisões baseiam-se na relação de Deus conosco.
Deuteronômio 30.20 (ler).
Deus estava se comunicando com uma nova geração, no entanto, era a geração de Abraão, Isaque e Jacó. Uma geração que recebeu de Deus o oferecimento da vida. E Deus só oferece vida, por que “Cristo é a nossa vida” (Cl 3.4).
Ele continua oferecendo vida à nossa geração! E será assim até o fim dos tempos, por isso enviou sua igreja para batizar e ensinar (Mt 28.19-20). Por isso, continua enviando Paulos para plantar, Apolos para regar. Por isso continua dando crescimento à igreja (1Co 3.6). Amém.
Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...