terça-feira, 2 de janeiro de 2018

O princípio e seus princípios!

Dia 07 de janeiro d 2018
1º Domingo de Epifania
Batismo de Jesus
Sl 29; Gn 1.1-5; Rm 6.1-11; Mc 1.4-11
Tema: O princípio e seus princípios!

No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gn 1.1)
Falar sobre a criação do mundo é falar de princípios.
A ciência parte dos princípios científicos enquanto que a teologia parte dos princípios teológicos.
Milhares de pessoas acreditam na teoria da evolução conforme explicação da ciência. Os cristãos creem no poder de Deus que com sua Palavra criou tudo do nada em seis dias.
Enquanto as teorias apresentam bilhões e milhões de anos, os cristãos confessam que Deus com sua Palavra criou tudo em 6 dias de 24 horas.
A teoria da evolução ressalta que o mundo existe há 14 bilhões de anos aproximadamente. Essa idade aproximada do mundo é calculada pela ciência. Um cálculo matemático que usa calcula as distâncias e a velocidade da luz e faz os cientistas chegarem a essa data aproximada da terra.
Qual é a idade da terra para os cristãos? A resposta é muito simples. Se caso alguém entenda que a terra tem mais ou menos anos, isso, pouco importa. O fundamental é crer no Deus criador.
A ideia da evolução não tira apenas o Deus criador da jogada, mas principalmente a obra de Jesus Cristo que veio resgatar o ser humano.
Enquanto que para os cientistas, que em sua maioria não acreditam no poder criador de Deus, só há uma possibilidade para o surgimento do Universo, o Big-Bang e a evolução; os cristãos creem e confessam a fé num Deus criador. Como é possível crer em Deus, se a ciência diz provar e comprovar o contrário? A resposta é a mesma sobre a criação do mundo, ou seja, o poder está na Palavra criadora de Deus.
O salmista e grande rei Davi declarou o poder da Palavra de Deus ao escrever que “a voz do Senhor é poderosa...” (Sl 29.4). Essa voz poderosa agiu na criação, age também no dia do batismo e leva cada pessoa, criança, adulto, adolescente à fé nEle. Essa voz poderosa continua agindo enquanto é proclamada, mesmo que pela boca de simples homens.
Meu princípio para falar sobre a criação do mundo é teológico. Creio, ensino e confesso que Deus criou o mundo pela sua Palavra a partir do nada. Pela sua Palavra, após a queda em pecado, o afastamento do ser humano de Deus, em seu amor e misericórdia, pela mesma palavra criadora, Deus pela palavra salvadora fez uma promessa e a cumpriu com o passar dos tempos (Gl 4.4). Com essa mesma Palavra criadora e salvadora, Deus continua falando, agindo, criando e salvando. Por essa Palavra Deus restaura e mantêm a fé.
O princípio e seus princípios!
No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gn 1.1)
Nossa vida é regida por princípios e esses princípios determinam em que cremos, o que confessamos e o que ensinamos.
Por aquilo que creio, sou levado a ensinar e confessar que toda a humanidade continua sendo alvo da Palavra de Deus, pois mesmo que o pecado tenha corrompido a criação de Deus, o nosso Pai Celestial, por amor continua criando novas pessoas através da sua Palavra.
Darwin acreditou que o homem é fruto da evolução. Essa teoria também diz que o homem evoluí para se tornar uma pessoa melhor. Karl Marx, considerado pai do “comunismo” acreditou e assim ensinou que a sociedade é formada por pessoas e as mesmas evoluem até se tornarem perfeitas.
Deus, alertou o homem sobre a consequência da queda em pecado: “conhecereis o bem e o mal”. O apostolo Paulo ressaltou na sua carta aos Romanos que “... sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora” (Rm 8.22). O pecado corrompeu e corrompe tudo o que Deus criou. E por causa do pecado, a evolução humana não se dá pelo próprio ser humano.
A Palavra criadora de Deus, age pela Palavra Salvadora, e cria novas criaturas. Uma nova criatura nasce pelo poder da Palavra de Deus na velha criatura. Essa nova criação acontece no Batismo. É salutar mais uma vez lembrar que o Batismo só é Batismo por causa da Palavra de Deus, sem a Palavra de Deus a água é simples água. E essa Palavra de Deus é que cria uma nova criatura.
Essa Palavra poderosa tem um só objetivo: “...vivamos vida nova” (Rm 6.4), ou seja, sejamos a evolução que o homem supostamente quer ser sem a Palavra de Deus.
O princípio e seus princípios!
No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gn 1.1). Essa criação continua, através das novas criaturas que Deus cria pelo poder da sua Palavra. Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...