terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Fala, Senhor, porque o teu servo ouve


Dia 14 de janeiro de 2018
2º Domingo de Epifania
Sl 139.1-10; 1Sm 3.1-10(11-20); 1Co 6.12-20; Jo 1.43-51
Tema: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve.

O texto de 1Samuel 3.1-20 é um daqueles escritos que precisa ser analisado em todo seu contexto para ser entendido a fim de que o ouvinte ou leitor tire a verdadeira lição. Por mais óbvio, não é exatamente isso que tem acontecido com a maioria das pericopes.
O contexto que perfaz 1Samuel 3.1-20 são os capítulos 1 ao 3. Toda essa parte narra a infância de Samuel. E da mesma algumas lições importantes a respeito de Deus podemos aprender.
Fala, Senhor, porque o teu servo ouve.
1 - Tempo certo!
Dentro dessa grande seção (1Samuel 1 a 3) é possível contrapor a piedade de Ana (1Sm 1.9; 2.1) e a casa de Eli.
Ana, mulher de Elcana, mulher piedosa fez um voto de consagrar seu filho caso Deus lhe concedesse.
Eli era sacerdote, descendente de Arão através de Itamar. Seus filhos eram desobedientes a lei de Deus. Eli, tornou-se tutor de Samuel (1Sm 2.12,22; 3.11). Mas, se a casa de Eli estava pervertida, seria adequado deixar o menino Samuel aos seus cuidados?
O apostolo Paulo quando escreveu sua carta aos Romanos, esclareceu que todos “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Rm 8. 28). Partindo desse princípio, conseguimos entender que Deus atua para que seus planos sejam realizados! Foi exatamente isso que ocorreu por ocasião da vida de Ana e do nascimento de Samuel.
Devido a depravação na casa de Eli, o momento era crucial para uma nova liderança. Deus escolheu e capacitou Samuel para ser esse novo líder. É preciso recordar que Paulo ao escrever aos Gálatas disse que “quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei, a fim de redimir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a adoção de filhos” (Gl 4.4-5).
Deus no tempo e na história e no seu tempo de acordo com a sua promessa, as cumpre.
Fala, Senhor, porque o teu servo ouve.
2 - Preparação e chamado!
Samuel, aos cuidados de Eli, aprendeu a servir a Deus no santuário (1Sm 2.11,18). Já que os filhos de Eli (1Sm 2.12-17) eram filhos de Belial, ou seja, sem valor, indignos e incrédulos. Os filhos de Eli eram inúteis. E com Samuel aos cuidados de Eli, o mesmo era preparado para ser seu sucessor já que seus filhos não deveriam ser.
Samuel não era de linhagem sacerdotal. Deus o tornou um profeta (1Sm 3.1-20).
Fala, Senhor, porque o teu servo ouve.
3 –Exerça sua função
Como profeta, Samuel, foi reconhecido em todo o Israel. Como profeta, reconhecido pelo povo, passou a ser o grande líder espiritual de Israel. Além disso, Samuel envolvido em questões políticas, tornou-se uma liderança em todos os sentidos. Alguns chegam a afirmar que de maneira tipológica, Samuel foi uma espécie de antecipação de Jesus, exercendo o ministério real, sacerdotal e profético.
Eli, não podia mais devido à idade exercer suas funções sacerdotais e assim, Samuel está a serviço no Templo. Seu serviço era cuidar da lâmpada, para que a mesma não se apagasse.
Fala, Senhor, porque o teu servo ouve.
4 – Reconhecendo a voz de Deus
Não se sabe se de fato há tantas visões e revelações como diz haver atualmente, mas naquela época, as visões e revelações eram raras. Exatamente por esse motivo, diante da teofania divina, Samuel não sabe como proceder.
Deus chama Samuel pelo nome. Samuel atende, mas se dirige a Eli. Somente na terceira ocasião é que Eli, sacerdote experiente, observa que algo especial estava acontecendo (1Sm 3.8). Ao saber do que se tratava, indicou o jeito de Samuel proceder: “fala, Senhor, porque o teu servo ouve”.
Samuel, ainda não conhecia a voz de Javé (1Sm 3.7). No entanto, Deus se pôs ao lado de Samuel e lhe falou (1Sm 3.10) e conforme a orientação dada por Eli, Samuel respondeu: “fala, Senhor, porque o teu servo ouve”. O verbo “ouvir” expressa disposição para ouvir. Ou seja, estou pronto. O que tens a dizer, diga.
Fala, Senhor, porque o teu servo ouve.
5 – Diga o que tens a dizer
A mensagem é de castigo contra a casa de Eli (1Sm 3.11-14). Essa mensagem é dada por Samuel a Eli (vv. 15-18). Eli entende que era mensagem de Javé e concorda.
Dabar Iaweh – “Palavra de Javé”.
Naqueles dias a “palavra do Senhor era mui rara; ...” (1Sm 3.1).
Eli queria saber - se Deus falou, o que foi que falou?
De uma palavra rara, passou a ser uma palavra frequente para todo o Israel a partir de Samuel.
Assim como Samuel não conhecia a voz de Deus, através de Samuel todo o Israel passou a conhecer a Palavra de Deus.
Ouvir a Palavra de Deus é o que as pessoas necessitam, mas, infelizmente as pessoas querem ouvir o que lhes agrada. O apostolo Paulo escreveu a Timóteo: “Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos” (1Tm 4.3-4).
Fala, Senhor, porque o teu servo ouve.
6 – Promessas de acordo com as promessas de Deus
A raridade da palavra de Deus estava relacionada ao fato de Deus reprovar atos de seu povo. A razão do silêncio de Deus era a desobediência do povo (1Sm 28.6; Sl 74.9; Lm 2.9; Ez 7.26; Am 8.11-12;). No antigo testamento é fácil observar o descontentamento de Deus atrelado à liderança. No tempo de Samuel, o descontentamento de Deus se revelou na liderança dos filhos de Eli. A partir dessa perspectiva chego à uma conclusão interrogativa: Será que Deus atendeu Ana por causa da sua promessa, ou a promessa de Ana estava de acordo com os planos de Deus? Deus tinha uma promessa para cumprir!
Quando se lê a história de Samuel, as pessoas ressaltam a promessa de Ana. Há pessoas que justificam suas promessas citando o exemplo de Ana. Mas, será que o ponto é a promessa de Ana? Na verdade não! O ponto está no cumprimento de Deus as suas promessas, ou para ser mais exato, a promessa de Ana estava de acordo com as promessas de Deus.
Fala, Senhor, porque o teu servo ouve.
7 – Num mundo que não ouve, Deus fala.
Deus se silencia, quando os líderes responsáveis pela orientação não cumprem seu dever. Será que em pleno século 21 Deus está em silêncio? O mundo com seus muitos ruídos não ouve mais o que Deus têm a falar.
O texto de 1Sm 3.1-10 mostra que Samuel estava no templo cuidando para que a lâmpada do Senhor não se apagasse. Essa informação destaca que mesmo havendo religiosidade, Deus pode estar em silêncio.
O Brasil é um país extremamente religioso, mas, será que em muitos templos, Deus fala?
Samuel estava envolvido na religiosidade israelita. Trabalhava no templo, mas não conhecia a voz de Deus.
Fala, Senhor, porque o teu servo ouve.
De maneira inesperada, Deus reata a comunicação com seu povo. Para essa comunicação, Samuel passou a ser muito importante para todo o povo de Israel.
De um Deus que estava em silêncio, para um Deus que se revela ao seu povo através do profeta Samuel.
Fala, Senhor, porque o teu servo ouve.
8 - Deus continua falando.
Nesse novo ano eclesiástico, em especial 2018, a Igreja Evangélica Luterana do Brasil, adotou como a seguinte temática: Vou viver e anunciar o que o Senhor tem feito! No lugar onde fui colocado por Deus!
Querido amigo e amiga: Deus tem falado ao seu vizinho? Amigo?
É preciso lembrar que por mais que a religiosidade cerque seus amigos, vizinhos, familiares, milhares são as pessoas que não conhecem a voz de Deus.
Na época de Eli e Samuel, até mesmo a casa de Deus, enfrentava um tempo de frieza espiritual. Eli não era referência para o povo. Seus filhos davam um péssimo testemunho. O povo de Deus, espiritualmente estava numa situação catastrófica. Mas Deus em seu amor e misericórdia, ocupado em cumprir sua promessa, levanta um jovem. Deus chama Samuel e o torna profeta. Pois, o seu desejo era revelar seu amor a todo seu povo.
Deus ainda hoje continua desejando algo maravilhoso para seus filhos. Ele “...deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1Tm 2.4).
O fim último de Deus é a salvação dos seus filhos, por isso: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Amém!


Pr Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...