quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Servos no Reino!

Texto: Marcos 1. 29-39
29 Logo depois, Jesus, Simão, André, Tiago e João saíram da sinagoga e foram até a casa de Simão e de André. 30 A sogra de Simão estava de cama, com febre. Assim que Jesus chegou, contaram a ele que ela estava doente. 31 Ele chegou perto dela, segurou a mão dela e ajudou-a a se levantar. A febre saiu da mulher, e ela começou a cuidar deles. (NTLH)
Tema: servos no reino!
Estudando o texto
Jesus havia saído de Nazaré, uma pequena cidade, no norte da Palestina, foi ao rio Jordão para ser batizado por João Batista. Após seu batismo, o Espírito Santo levou Jesus para o deserto para ser tentado pelo diabo. Após ter vencido a tentação, Jesus caminhando a beira do lago da Galiléia, chamou seus primeiros discípulos. A região da Galiléia era uma composição de cidades às margens do lago de Genesaré, essas cidades eram: Cafarnaum, Corazim e Magdala, Caná, Nazaré e Naim.
Após ser batizado e João Batista ter sido preso, Jesus então definitivamente inicia seu ministério.
Caminhando junto ao mar da Galiléia, chamou seus dois primeiros discípulos. Os irmãos, Simão e André. Continuando sua caminhada, agora, acompanhado por Simão e André, chamou os irmãos, Tiago e João (Mc 1.16 - 19).
Jesus, agora com 4 discípulos, vão a Cafarnaum, que na época era uma grande cidade. Era uma cidade de fronteira, possuía uma importante alfandega (Mt 9.9). Até por isso, o centurião romano construiu ali uma sinagoga, como mostra de sua amizade com os judeus.
Cafarnaum era o centro comercial e social de toda a região da Galiléia.
Chegando em Cafarnaum, Jesus, Simão, André, Tiago e João vão a uma sinagoga (Mc 1.21 – 28).
Era sábado pela manhã. E sendo assim, era natural que todos os homens estariam na sinagoga, pois assim determinava a lei de Deus.
Na sinagoga as Escrituras (Antigo Testamento) era estudada. E uma pessoa apta era convidada pata ensinar. E Jesus foi o convidado. Todos se maravilharam do seu ensino e da doutrina como havia sido exposta.
E para completar, Jesus, para reafirmar seu ensino, curou um homem endemoniado. E a fama de Jesus se espalhou por toda a cidade.

O evangelho de Marcos mostra Jesus em constante ação, está sempre caminhando. Nessa caminhada, Jesus cura, expulsa demônios, confronta seus adversários e instrui seus discípulos.
Assim, nosso texto de estudo Mc 1.29 – 39, inicia com as palavras: logo depois – Logo depois desse evento na sinagoga, Jesus, Simão, André, Tiago e João saíram da sinagoga e foram até a casa de Simão e de André.

No relato anterior ao que agora vamos estudar (Mc 1.21-28) mostra Jesus desafiando a religiosidade da época. Ele expõe de uma maneira nova, a mensagem do reino de Deus. Ao curar o homem possesso por um demônio em dia de sábado é um questionamento aos que mesmo sabendo que o reino de Deus havia chegado em Jesus permaneciam sob o jugo das leis que discriminam pessoas, principalmente as doentes e empobrecidos.
Enquanto que os líderes religiosos ficaram furiosos com Jesus, o povo, ficou maravilhado. Tanto que as pessoas buscaram Jesus no fim daquele dia (v. 32), pena que não se desapegaram da lei (v.32, quando não era mais sábado).

Chegando na casa de Simão e André, constatou-se que a sogra de Pedro estava doente. Qual era a doença? Febre.
Na Palestina havia vários tipos de febre. Febre pequena e febre grande (malária) (Lc 4.38). A febre era considerada uma doença grave.
Segundo a lei do sábado, era proibido durante esse dia, ajudar pessoas doentes e dar de comer.
Jesus, chegou perto dela, segurou a mão dela e ajudou-a a se levantar (v. 31).
O reino de Deus chegou! Ele está aqui.
Com a chegada do reino de Deus, inaugura-se uma nova etapa.
Jesus restabelece a ordem das coisas. A religiosidade havia invertido tudo. E Jesus coloca tudo no seu devido lugar.
Jesus mostra que ele é maior que o sábado. Ele é o cumprimento da lei (Cl 2.17).
Temos diante de nós (Mc 1.29-31), um relato sem alarde. Nem sequer uma palavra foi dita. Jesus simplesmente se aproximou dela, segurou sua mão e a ajudou a levantar. Três ações que mostram sua acolhida.
Chegar perto, segurar a mão e ajudar a levantar, manifesta aproximação com amor e compaixão.
Essas três atitudes de Jesus mostram a quebra da barreira da indiferença e da separação. Jesus é a chegada do reino de Deus, é o evangelho atuante em meio a um povo oprimido socialmente pelos romanos e espiritualmente pelos fariseus, saduceus e escribas.
Texto Bíblico
29 Logo depois, Jesus, Simão, André, Tiago e João saíram da sinagoga e foram até a casa de Simão e de André. 30 A sogra de Simão estava de cama, com febre. Assim que Jesus chegou, contaram a ele que ela estava doente. 31 Ele chegou perto dela, segurou a mão dela e ajudou-a a se levantar. A febre saiu da mulher, e ela começou a cuidar deles.

Essa é a história mais curta e mais singela dos evangelhos. Não há nenhuma ênfase, não há um título ou nome para Jesus. É um milagre pelo qual ninguém fica admirado a não ser a sogra de Pedro. Que muito mais do que a cura, entendeu que Jesus era a chegada do reino de Deus entre o seu povo. Tanto que “a febre saiu da mulher, e ela começou a cuidar deles” (v. 31).
O que há de especial na frase “ela começou a cuidar deles” (v. 31)?
As mulheres eram marginalizadas na época quer seja pelo império romano, bem como pelos judaizantes.
Para se ter uma ideia, na presença de hospedes, que era o caso da sogra de Pedro, as mulheres não poderiam participar do banquete.
A mulher que vivia na obscuridade e no silêncio, sendo conhecida apenas como “sogra de Pedro” agora serve, ou seja, passa a ser uma discípula de Jesus.
Enquanto que na sinagoga, ante o poder de Jesus, a reação do povo foi de admiração, na casa de Simão, a reação foi de serviço.
Essa mulher, que talvez tivesse se indignado pelo fato de duas pessoas terem deixado seus afazeres (Mc. 1.18) de sustento familiar para seguir Jesus, agora se torna discípula de Cristo.
Marcos quer mostrar no evangelho quem é Jesus. E Jesus é a presença do reino de Deus entre seu povo. Jesus é o evangelho de Deus. Jesus é aquele que restabelece todas as coisas.
É interessante observar que o evangelho de Marcos, inicia relatando o serviço de uma mulher e termina (Mc 15.41) com muitas mulheres servindo, muitas mulheres sendo discípulas de Cristo.
Numa sociedade opressora, Jesus é libertador e restaurador.
Aplicação
Jesus não mudou só a realidade daquela senhora conhecida como sogra de Pedro. Ele mudou a nossa realidade. Pela queda em pecado, nosso destino era a condenação eterna. Jesus mudou a nossa situação.
começou a cuidar deles” (v. 31).
A Palavra de Deus deixa claro que a pessoa que foi liberta d domínio do pecado, da condenação do inferno e da lei, encontra a verdadeira motivação para servir ao Senhor.
A três atitudes de Jesus de aproximar, estender a mão e levantá-la restabeleceu a sua dignidade. Ela tornou-se uma discípula de Jesus.
Ser um discípulo é uma graça divina. Estar no reino de Deus é uma dádiva.
Ser um discípulo e estar no reino envolve servir!
Servir é diferente de reinar. Aquele que serve está na dependência daquele a quem serve.
Jesus veio para servir. Jesus é a ação amorosa de Deus pela humanidade pecadora.
Pelo serviço, Deus, através da sua igreja continua agindo amorosamente nesse mundo. E para que a igreja possa servir, Deus concedeu e concede a sua igreja vários dons.
Cura, evangelistas, mestres, pregadores, artistas, riquezas. No entanto, bem escreveu o apostolo Paulo aos Coríntios: “Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando um fim proveitoso” (1Co 12. 4-7). E que fim proveitoso seria esse? Servir a todos.
As atitudes de Jesus conduziram a sogra de Pedro a uma ação: começou a cuidar deles” (v. 31).
A ação de Deus em Jesus nos anima a servir com alegria e fidelidade. Amém!


Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...