quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

O Senhor não nos deixa esquecer os seus feitos maravilhosos!

31 de dezembro de 2017
1º Domingo após Natal
Sl 111; Is 61.10-62.3; Gl 4.4-7; Lc 2.22-40
Tema: O Senhor não nos deixa esquecer os seus feitos maravilhosos!

Desde 2.800 a.C. até o calendário gregoriano no século XV (1502 – 1585), o réveillon mudou muitas vezes. Na verdade, foi consolidado em 46 a.C., para demarcar o ano civil no mundo inteiro, facilitando o relacionamento entre as nações.
A primeira comemoração, chamada “festival de ano-novo” ocorreu na Mesopotâmia por volta de 2.000 a.C. A festa iniciava-se por ocasião da lua nova, indicando o equinócio da primavera, ou seja, um dos momentos em que o sol se aproxima da linha do Equador e onde os dias e as noites tem a mesma duração, atualmente no Brasil, equivale aos meses de março, onde os espiritualistas comemoram o ano-novo esotérico.
Os romanos foram os primeiros a estabelecer um dia no calendário para a comemoração desta grande festa (753ª.C. – 476 d.C.). O ano começava no dia 1º de março, trocado em 153 a.C. para o dia 1º janeiro e mantido no calendário juliano, adotado em 46 a.C. e em 1582 a igreja consolidou a comemoração, quando adotou o calendário gregoriano.
Ainda hoje, a China comemora a passagem do ano em fins de janeiro ou princípio de fevereiro. A comunidade judaica tem um calendário próprio e sua festa de ano-novo ou Rosh Hashaná, “festa das trombetas”, dura dois dias em meados de setembro ao início de outubro. Os muçulmanos comemoram o ano-novo no dia 06 de junho.
O fato é que no mundo inteiro o ano novo começa entre fogos de artifício, buzinadas, apitos e gritos de alegria. Esse costume é antigo, e serve para espantar os maus espíritos. As roupas novas, que nunca foram usadas, combina com o espírito de renovação do ano novo.
O Brasil, celeiro de imigrantes, tem vários costumes para o ritual de virada de ano-novo.
O primeiro dia do ano é dedicado a confraternização, é o dia da Fraternidade Universal.
A real motivação para as pessoas comemorarem a festa de ano novo está no fato da pessoas sentirem desejo de se renovar.
Quais promessas de renovação você fará no início desse novo ano? De onde tirar motivação para essa renovação?

O episódio narrado por Lucas mostra Maria e José ocupados em fazer cumprir a lei (Ex 13.2). A referência dessa ritual é o que havia sido instruído por Moisés ao povo quando o povo havia acabado de ser libertado da escravidão que perdurara 430 anos.
A instrução dada por Deus a Moisés e Moisés ao povo ressalta a consagração dos primogênitos. Essa consagração foi instruída por Deus, pois havia acabado de “passar sobre” o Egito e salvo os primogênitos de Israel. Ao passar sobre o Egito, Deus deu nova vida ao seu povo. Todo primogênito, ou seja, os salvos da morte, tipificavam o povo escolhidos de Deus.
Maria e José, pessoas cristãs, observando a lei e a instrução de Deus, levam Jesus ao templo para dedica-lo a Deus. A consagração do primogênito à Deus significava tratar com distinção, distinguir como especial.
A princípio, Jesus era uma criança como tantas outras que eram dedicadas a Deus. Mas, Lucas ressalta que “guiado pelo Espírito Santo, Simeão, reconheceu Jesus como sendo a salvação ...”.
Simeão é uma figura tão emblemática quanto Maria, ou seja, pouco se sabe sobre ele. O fato é que o ponto não está em Simeão, mas naquele que ele reconheceu como sendo o salvador e a salvação.
Reconhecendo Jesus, o salvador do mundo, Simeão, movido por uma alegria efusiva, louva a Deus. Louva com o conhecido cântico de Simeão, Nunc dimittis, agora despedes. Esse cântico expressa a universalidade da mensagem do evangelho.
Simeão disse: “Νυν àπολυεις τον δουλον σου, δέσποτα, ...”; “agora despedes o servo teu, Senhor,...” (Lc 2.29). O interessante é justamente o fato de Simeão não ter se expressado com o termo “κυριοσ” (Senhor), mas sim δέσποτα (Senhor). Ao usar o termo δέσποτα (Senhor), Simeão transmite a mensagem de que Jesus é o senhor de escravos que dá a liberdade aos escravos. Ou seja, o filho veio libertar os que estão escravizados. Com a chegada de Jesus, os filhos se reconheciam livres. Assim, como foi por ocasião da chegada do anjo da morte. Os filhos de Israel se tornaram livres e receberam uma nova vida.
Milhares de pessoas vão continuar reféns desse ano que está terminando. Alguns querem que o novo ano seja de fato novo. Os fogos, segundo a tradição pagã afugentará os maus espíritos que querem impedir que o novo seja de fato novo. Mas, os filhos de Deus, não querem e nem precisam estar sob uma tradição pagã. Pelo Batismo, cada filho e filha foi consagrado a Deus. O batismo torna os filhos e filhas distintos e especiais. Os batizados vivem na luz e são guiados pelo Espírito (Gl 5.16, 22,23,25).
O historiador Lucas ressalta que Simeão apresenta Jesus como “uma luz para mostrar o caminho a todos os que não são judeus ...” (Lc 2.32). No entanto, pelo Espírito Santo, Simeão esclarece aos pais José e Maria que, ao ter sido enviado para ser luz, Jesus seria hostilizado e perseguido (Jo 1.11). Simeão, guiado pelo Espírito Santo, apresenta para José e Maria que Jesus, conforme citação do próprio antigo testamento (Is 42.6; 46.13; 49.6; 52.10) será salvação para uns e perdição e ódio para outros. Alerta ainda que “... a tristeza, como uma espada afiada, cortará o seu coração, Maria” (Lc 2.35). Ou seja, Simeão guiado pelo Espírito Santo mostra à Maria o sofrimento pelo qual Jesus irá passar. Antes de anunciar todos esses acontecimentos a José e Maria, Simeão os abençoou.
A missão de Jesus era uma missão divina. Ele veio para ser luz e para mostrar o caminho de luz.
O encontro surpreendente e as fortes emoções não haviam terminado nesse encontro com Simeão. Após terem sido abençoados por Simeão e saírem pensativos sobre a missão de Jesus, José e Maria se deparam com Ana.
Ana era uma senhorinha que ficava no templo. Talvez entregasse doces as muitas crianças que por lá passavam. Era uma vovó que queria abraçar todos os bebês que eram dedicados a Deus.
Essa viúva, de 84 anos, dedicava-se a oração e outras atividades no Templo. Ela conhecia as profecias a respeito do Salvador, afinal, era filha de Fanuel, da tribo de Aser, uma das doze de Israel. Acredita-se que tenha ouvido as palavras de Simeão, e por saber da sua veracidade, louvou a Deus por que em Jesus, a salvação havia chegado.
Mais um ano chega ao fim!
Mais um ano se iniciará!
As expectativas para esse ano foram satisfeitas? Quais são as expectativas para o novo ano?
Querido povo de Deus! O ano termina e outro se inicia. Há muitos motivos para louvar a Deus! Afinal, em Jesus, Deus resolveu a pior tragédia humana. Ele trouxe luz, salvação e perdão!
A música “muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender!” é mais uma oferta consumista. Quem nesse ano, enfrentou problemas de saúde, problemas financeiros, parece não ter nenhum motivo para louvar a Deus.
Problemas!
Nem se sabe como foi possível atravessar um ano tão difícil. O que a Palavra de Deus diz é que não foi pelas próprias forças e capacidades. Assim, chego ao final de mais um ano e poderei iniciar um novo ano na certeza de que “...são maravilhosas as coisas que Deus faz! Todos os que se alegram por causa delas querem entendê-las” (Sl 111.2). Amém!

Rev. M.S.T. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...