segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Quem é este?


01/12/13 – 1º Domingo de Advento

Sl 122; Is 2.1 – 5; Rm 13.(8 – 10) 11 - 14; Mt 21. 1 - 11

Tema: Quem é este?

 

         O texto do profeta Isaias 2. 1 – 5 tem uma relação com o texto da próxima semana, Is 11. 1 – 10. Ambos os textos, Is 2. 1 – 5 e Is 11. 1 – 10, falam da exaltação de Sião (Jerusalém) e de seu templo, que, no futuro, será lugar de encontro de todas as nações.
         Mas, quando será esse dia? Pelo evangelista Mateus a resposta é dada pela boca do próprio Jesus: “Dizei à filha de Sião: Eis aí te vem o teu Rei, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga” (Mt 21.5).
         Estamos iniciando um novo ano no calendário da igreja. É advento. Estamos às vésperas de mais um natal, e assim como quando Jesus entrou em Jerusalém muitos ainda perguntam: “Quem é este?Quem é este menino que até hoje recebe uma comemoração especial em todo o mundo? Quem é este que recebe homenagens em todos os cantos da terra?
         Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia!
         A multidão que estava reunida em Jerusalém para comemorar a páscoa em sua maioria era composta por peregrinos vindos da Galiléia e regiões vizinhas. Ouvindo a resposta que dizia ser Jesus “de Nazaré da Galiléia” mostrava que era um deles.
         Quem é Jesus?
         Jesus é aquele que se fez homem, um de nós, para ocupar o lugar nosso lugar na cruz.
         No entanto, mesmo as vésperas de mais um natal, muitos não sabem quem é Jesus, ou o que de fato ele significa para nossa vida. Precisamos fazer o convite que nos foi dado pelo profeta Isaias: “Vinde, e subamos ao monte do Senhor ... para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas” (Is 2.5).
         Quem é este? Pergunta feita por uma multidão em festa por ocasião da páscoa em Jerusalém.
         Quem é este?
         Pergunta feita por uma multidão que está ocupada com os preparativos de mais um natal. Compras para a ceia, presentes para os amigos, parentes, etc. Uma multidão que permite o papai Noel ocupar o centro de uma festa que não lhe pertence, mas que apresenta o foco de muitos, consumo e mais consumo.
         Quem é este?
         Pergunta feita pelos autossuficientes que estão vivendo suas vidas sem se ocuparem em mais um natal sobre o que de fato é necessário e urgente.
         O convite do profeta: “Vinde, e subamos ao monte do Senhor ... para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas” (Is 2.5), precisa continuar sendo feito. Mas, para que o mesmo seja aceito, é necessário que a multidão ignore a própria sabedoria e força se desprenda das coisas materiais.
         Aquele que pela Palavra de Deus conhece quem é Jesus, o salvador, sabe que mais um natal está chegando, mas que se caso, não vier a pompa, a mesa farta, presentes, não haverá tristeza, pois a alegria cristã é aquele que veio ocupar o nosso lugar.
         Quando o povo, em sua maioria de galileus, ouviu que “Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia!” reconheceram que não se tratava mais um dentre tantos profetas e messias espalhados em Israel. Esse profeta era diferente. Era o Messias prometido por Deus desde Adão e Eva.
         As vésperas de mais um natal, precisamos recordar que Jesus veio em humildade e se humilhou para que eu e você fossêmos exaltados. Ele é o prometido por Deus para salvar o povo dos seus pecados. Amém!
Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...