terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Bíblia, Boca e Biblioteca de Deus


08/12/13 – 2º Domingo de Advento

Tema: Bíblia, Boca e Biblioteca de Deus

 

         Aqui no Brasil, o segundo domingo de Dezembro é dedicado a Bíblia. É o dia da Bíblia.
         Qual é a importância da Bíblia na vida das pessoas? Sua importância está nas palavras do seu próprio autor: “ensinar, repreender, corrigir, educar na justiça, equipar para a prática na vida cristã” (2Tm 3.16, 17).
         O ensino, a repreensão, a correção, a educação para a justiça e capacitação para a prática na vida cristã tem como objetivo final a nossa salvação. Não que as boas obras nos salvem. O desejo de Deus é que todos os homens sejam salvos conhecendo a verdade (1Tm 2.4).  
         Devemos tomar as palavras da Escritura Sagrada no sentido que nos são transmitidas. Não nos é permitido acrescentar-lhe ou diminuir dela qualquer coisa, conforme Deuteronômio 4.2, “Não acrescentem nada à lei que lhes estou dando, nem tirem dela uma só palavra...”. Também não podemos corromper a Palavra de Deus pondo nosso próprio sentido no texto, conforme Paulo na sua segunda carta aos Coríntios: “Nós não somos como muitas pessoas que entregam a mensagem de Deus como se estivessem fazendo um negócio qualquer. Pelo contrário, foi Deus quem nos enviou, e por isso anunciamos a sua mensagem com sinceridade na presença dele, como mensageiros de Cristo” (2 Coríntios 2.17).
         O grande dilema quando se trata do assunto Bíblia é que cada qual faz a sua interpretação. E dessas várias interpretações temos as mais variadas denominações religiosas espalhadas em nosso imenso Brasil.
         Interpretar as Escrituras significa que, em nossas próprias palavras, explanamos e voltamos a declarar o que os textos da Bíblia realmente querem dizer e ensinar. Por isso, uma interpretação verdadeira da Bíblia consiste em achar, mostrar e reafirmar o sentido divinamente intentado das declarações escriturísticas. Ou seja, a Bíblia interpreta a si mesma.
         A Bíblia é a boca de Deus aberta ao mundo inteiro. É a Biblioteca de Deus disponível em 66 livros. 39 livros no antigo testamento e 27 livros no novo testamento. O objetivo dessa biblioteca é apresentar a mensagem a respeito de Jesus. O seu resumo é apresentado com as seguintes palavras: “Portanto, que ninguém faça para vocês leis sobre o que devem comer ou beber, ou sobre os dias santos, e a Festa da Lua Nova, e o sábado. Tudo isso é apenas uma sombra daquilo que virá; a realidade é cristo” (Colossenses 2. 16 – 17).
         Infelizmente milhares de pessoas estão distantes da Palavra de Deus por julgarem que a mesma é palavra de homens. A esses, o Espírito Santo, autor da Bíblia, diz: “...nenhuma mensagem profética veio da vontade humana, mas as pessoas eram guiadas pelo Espírito Santo quando anunciavam a mensagem que vinha de Deus” (2Pedro 1. 21).
         Outra multidão, composta por milhares, até estão em contato com a Palavra de Deus, mas assim como diz o apóstolo Paulo, estão cobertos com o véu da lei e não vêem Jesus. “Mesmo agora, quando eles lêem a lei de Moisés, o véu ainda cobre a mente deles. Mas o véu pode ser tirado, como dizem as Escrituras Sagradas: ‘O véu de Moisés foi tirado quando ele se voltou para o Senhor’” (2Co 3.15-16).
         Nosso inimigo, como disse o apóstolo Pedro, “o Diabo” (1Pedro 5.8), gosta dessas duas situações. O objetivo do nosso inimigo é único: “Eles não podem crer, pois o deus deste mundo conservou a mente deles na escuridão. Ele não os deixa ver a luz que brilha sobre eles, a luz que vem da boa noticia a respeito da glória de Cristo, o qual nos mostra como Deus realmente é” (2Coríntios 4.4). Não nos deixando crer, impede a nossa salvação, que o maior desejo de Deus por cada pecador (1Timóteo 2.4).
         A inspiração é um artigo de fé. A inspiração é uma espécie de alento, sopro criador que, emanado de um ser sobrenatural, levaria aos homens conselhos, sugestões; iluminação, revelação. E a fé vem por ouvir essa mensagem dada por Deus através de sua Palavra que continua sendo proclamada por milhares de servos que anunciam as palavras do próprio Deus.
         A Bíblia é uma coleção de livros escritos em tempos diversos e por diferentes homens. Moisés e os profetas escreveram os livros canônicos do Antigo Testamento nas línguas hebraica e aramaica. Os evangelistas e apóstolos escreveram os livros canônicos do Novo Testamento na língua grega. Em todas as suas partes, ela é a Palavra de Deus.
         Nem tudo o que Deus disse está registrado na Bíblia conforme disse o apóstolo João: “Ainda há  muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem escritas, uma por uma, acho que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos” (João 21.25). No entanto, tudo o que foi escrito tem um único propósito, “Mas estes foram escritos  para que vocês  creiam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. E para que, crendo, tenham vida por meio dele” (João 20.31).
         Deus não está interessado em responder as nossas perguntas. Seu interesse é mostrar a minha real necessidade, sendo essa, conhecer o salvador Jesus. 
         A própria Palavra de Deus fala dela mesma. O autor a carta aos Hebreus deixou registrado que “Antigamente por meio dos profetas, Deus falou de muitas maneiras aos nossos antepassados” (Hebreus 1.2). Também o apóstolo Paulo, “E existe outra razão pela qual sempre damos graças a Deus. Quando levamos a vocês a mensagem de Deus, vocês a ouviram e aceitaram. Não a aceitaram como uma mensagem que vem de pessoas, mas como a mensagem que vem de Deus, o que, de fato, ela é. Pois Deus está agindo em vocês, os que crêem” (1Tessalonicenses 2.13)
         Quando tratamos do assunto que envolve fé, a inspiração divina, precisamos recordar que a inspiração divina não reduziu os escritores humanos a meros autômatos. Não eram instrumentos mecânicos nas mãos de Deus, inconscientes do que estavam fazendo. Cada escritor fez uso de seus poderes mentais, ordenou seus pensamentos e argumentos, escolheu suas palavras, construiu suas sentenças e reteve seu próprio estilo. Todavia, em tudo isso, as pessoas estavam sob constante controle do Espírito Santo, que “moveu” seu aparelho mental e fez uso de sua educação e de seus conhecimentos.
         A Bíblia é importante para cada pessoa, pois ali temos a revelação de Deus. Não uma mera revelação do nosso amanhã, mas a revelação do ontem, promessa feita por Deus e cumprida em Jesus. E com esse ontem, podemos viver nosso hoje na certeza de que nada nem ninguém irá nos separar do amor de Cristo (Romanos 8. 31 – 39).
         Com ouvidos atentos, ouçamos a boca aberta de Deus (Bíblia) para todos nós. Que com olhos abertos, possamos ler os recados de Deus em sua vasta biblioteca (Bíblia).
         Para encerrar, um recadinho de Deus: “...ninguém pode explicar, por si mesmo, uma profecia das Escrituras Sagradas” (2Pedro 1. 20). Amém!

 

Edson Ronaldo Tressmann


44 - 34622796 ou 9856 8020

Bibliografia:
KOELHER, Edward. W. A. Sumário da doutrina cristã. 3ª. Ed. Porto Alegre: Concórdia, 2002, pg. 13-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...