segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Deus dos Vivos!


10/11/13 – 25º Domingo após Pentecostes
 
Sl 148; Ex 3. 1 - 15; 2Ts 2. 1 – 8, 13 - 17; Lc 20. 27 - 40
Tema: Deus dos vivos!
 
        O tema sobre a reencarnação e a vida após a morte é sempre atual. Bem que o texto de Lucas 20. 27 – 40 pode ser considerado atual, pois traz em suas afirmações inquietações para alguns, e para outros consolo e certeza. 
     O espiritismo está conseguindo espalhar sua semente entre os cristãos. Frases, como "Deus queria uma pessoa boa ao seu lado lá no céu," "Papai vai olhar por nós lá do céu," mesmo que inconsciente, reflete nosso esquecimento das verdades centrais da Bíblia e queda ao espiritismo.
         Sabemos que a morte é um mistério. Por ser misterioso, se torna um tema interessante, discutido e que traz muitas inquietações e dúvidas.
         Sobre esse mistério, Jesus conforme narrado por Lucas 20. 27 – 40 quer nos ensinar algo precioso.
         Primeiramente é preciso que compreendamos quem eram os saduceus?
       O texto diz que eles não criam na ressurreição. Eram um grupo religioso, cujas ideias diferiam das dos fariseus e outros grupos minoritários da época. Por isso, os escribas ao final do texto afirmam que Jesus respondeu muito bem.
       Se os saduceus não acreditavam na ressurreição, por que se aproximaram de Jesus com o argumento de que se uma mulher tendo ficado viúva de sete maridos e sem ter tido filho com nenhum deles? Se aproximam argumentando com a lei do levirato?
         Lembremos que a lei do levirato prescrevia que se um irmão morresse sem deixar filhos, seu irmão deveria suscitar descendência na viúva.
       Os saduceus não aceitavam Jesus como salvador, como o Messias enviado por Deus. E de maneira sarcástica, debochando do ensino de Jesus e da época, perguntaram não com a intenção de aprender sobre o assunto. Mas para tirar a fama de Jesus, desprestigiar seu ensino junto ao povo.  Os saduceus queriam trazer as pessoas para o seu lado, desfazendo-se do que Jesus ensinava bem como da fé das pessoas.
        Podemos também enumerar outro objetivo. Sendo esse, colocar Jesus em oposição aos fariseus que defendiam a ressurreição. No entanto, não podemos concluir falsamente que a resposta de Jesus foi para agradar os fariseus. 
         Mesmo que houvesse a fé na ressurreição dos mortos, o pensamento da época era como poderia ser possível uma mulher ir para o céu sem ter tido filhos? Afinal, a maternidade era sinal da bênção de Deus. E se a mulher não tivesse recebido a bênção de Deus nesse mundo, logo não poderia ir para o céu.
         Se a pergunta foi feita com base na lei de Moisés, a resposta de Jesus também foi com a mesma base. No entanto, ao citar Êx 3. 2 – 6, resumido no v. 38 “Ora, Deus não é Deus dos mortos, e sim de vivos; porque para ele todos vivem” Jesus dá uma aula de exegese e hermenêutica, mostrando que a Palavra de Deus precisa ser corretamente interpretada, para que não incorra no erro de conduzir a crenças falsas, assim como havia conduzido os saduceus.
         Jesus ensina que Deus é Deus dos vivos. E os mortos? Bem! Os mortos em Jesus para Deus estão vivos. Jesus não duvida da ressurreição dos mortos. Tanto que afirma esse ensino nessas palavras.
         Mesmo que faltem provas para a verdade da ressurreição, nós festejamos a Páscoa. Mesmo que nos falte provas, confessamos no Credo Apostólico que cremos na ressurreição e na vida eterna.
         A questão é que quando somos perguntados sobre a ressurreição temos dificuldades em testemunhar essa verdade. Somos paralisados pelas dúvidas e incertezas. Será que a morte é o ponto final da nossa história?
         Em meio a paralisia do nosso testemunho, e a falta de provas materiais na resposta a questão anterior, o ateísmo está avançando no Brasil, principalmente entre jovens e intelectuais, bem como o espiritismo. Sendo a ressurreição assunto e questão de fé totalmente desligado da razão, o ateísmo e o espiritismo, infelizmente vão crescendo e ganhando seus adeptos por apontarem racionalmente que a ressurreição não é possível.
         A fé cristã, mesmo que sem provas, não é coisa absurda. Pois, mesmo sem provas humanas e racionais, temos um excelente argumento. Jesus nos diz sobre a ressurreição e sua ressurreição garante a nossa ressurreição.
         Com esses argumentos, respondemos outra questão fundamental: Quem é nosso Deus? É o Deus dos vivos. A morte não é toda poderosa, a morte não é o fim de tudo.
         Mesmo que muitas pessoas digam que ninguém escapa da morte, que essa é a nossa única certeza, a sepultura é nossa última morada, passemos a afirmar assim como fez Jesus: Deus é Deus dos vivos. O poder de Deus é superior ao da morte, ele venceu a morte.
Sendo a ressurreição dos mortos uma questão de fé, continuemos com nossa confissão: “Creio no Espirito Santo, na santa igreja cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna” Amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...