domingo, 5 de maio de 2013

Essas palavras são verdadeiras e merecem confiança...


12/05/13 – 7º Domingo de Páscoa

Sl 133; At 1. 12 – 26; Ap 22. 1 – 6, 12 - 20; Jo 17. 20 - 26

Tema: Essas palavras são verdadeiras e merecem confiança...” (v.6)

 

 
         Muitos assistem telejornais ou alguma outra programação na TV por causa da previsão do tempo. Sendo uma previsão, muitos brincam trocando “metereologista” por “mentirologista.” Essas brincadeiras provêm da desconfiança da previsão.

         Essa brincadeira mostra que vivemos dias de desconfiança. E a desconfiança está na política, nas igrejas denominadas “evangélicas,” nas relações sociais, familiares, etc.

         Desconfiança!

         Há um ditado que diz: “Não confio nem na minha sombra, eu passo em cima da ponte e ela passa lá na água.

         Entre os assuntos que mais geram desconfiança é sobre o FIM DO MUNDO. Há muitos ensinos voltados a esse tema, muitos artigos escritos sobre o tema e houve muitas previsões. Tudo isso conduziu as pessoas a concluírem falsamente que o fim do mundo será algo apavorante, assustador e que sua mensagem é apenas uma maneira de prender as pessoas numa igreja.

         Lembro-me dos rostos das crianças quando assistimos o estudo Bíblico em DVD, produzido pela Hora Luterana, sobre Apocalipse. As primeiras cenas são chocantes e assustaram as crianças. Mas, claro que isso foi proposital, pois o objetivo é mostrar que Apocalipse não é assustador, mas sim animador e consolador.

         Susto! Medo! Pavor!

         Reações típicas das pessoas só ao ouvirem a palavra Apocalipse. E essa reação é porque muitas pessoas ainda não conhecem a mensagem evangélica do Apocalipse.

         Muitas pessoas estão cheias de dúvidas e até desconfiadas sobre o tema FIM DO MUNDO. E isso se deve a um simples motivo. O homem que sempre buscou prever o fim. A previsão mais recente foi de Nostradamus para o ano de 2000.

         O desespero e despreparo nesse assunto levou muitas pessoas a cometerem suicídio devido a essa previsão. No ano de 2008, um grupo na Rússia, que se dizia ser a única igreja Ortodoxa Russa se tranca numa caverna gelada, anunciando que o fim do mundo ocorreria em maio daquele ano. E o fim Nada!

         FIM!

         Como será o fim?

         Muitos sofrem com o fim do casamento, do namoro, de uma sociedade, de um emprego. Outros comemoram o fim, fim dos estudos, final de um tratamento, final de uma investigação, final da lavoura, da colheita, final do ano, etc.

         A palavra FIM é dramática.

         Quando se chega ao fim de um casamento, de um emprego, de uma sociedade, assim como foi dos Maias e Astecas, ou mesmo o fim de um namoro, todos ficam especulando o porquê do fim. Por outro lado, quando se chega ao fim dos estudos, de um tratamento de doença, de uma investigação, acontece inúmeras comemorações. E nesse final feliz as pessoas testemunham o que passaram para se chegar até o fim.

         FIM!

         As pessoas não aceitam o fim. Mesmo sabendo que irão envelhecer, não aceitam o envelhecimento. Encara-se a velhice como fim. O mesmo acontece com o fim do mundo, mesmo que não aceitemos ou creiamos, ele irá ocorrer. E enquanto o fim não chega, Deus nos dá a oportunidade para que nos preparemos para o mesmo.

         Mesmo que ainda estejamos no período de páscoa, é necessário que falemos do fim. Afinal, é um assunto do qual a Bíblia fala. E no último livro da Bíblia, em Apocalipse, o apóstolo João ao receber visões sobre o fim revela algo importante: “Essas palavras são verdadeiras e merecem confiança...” (v.6).

         Quais palavras? As belas palavras de Apocalipse sobre a mensagem do Cordeiro, aquele que foi crucificado e que com sua ressurreição venceu a morte, o diabo e o inferno. E nesse Jesus, o Cordeiro, o Noivo, podemos esperar com muita ansiedade e tranquilidade o fim.

         Apocalipse não dá previsão sobre o fim. Esse livro afirma que haverá o fim. E nessa mensagem precisamos confiar e reconhecer como verdadeiras.

         Não é apenas o livro de Apocalipse que merece a nossa confiança, mas toda a Palavra de Deus, assim como disse Jesus: “Que eles sejam teus por meio da verdade; a tua mensagem é a verdade” (Jo 17.17).

         Mesmo que tenhamos medo do FIM. Precisamos reconhecer que o FIM teve um começo. E desde o seu inicio foi anunciado como algo maravilhoso e não assustador e desesperador, a não ser por aqueles que não estiverem na verdade que é Jesus.

         O FIM, que para muitos, por falta de conhecimento será ruim e é um assunto que causa espanto. Deus o anuncia como algo maravilhoso. Essa mensagem é referida pelo apostolo João como “... palavras ... verdadeiras e (que) merecem confiança...” (v.6). Como dito por Paulo “...Deus, que não mente, nos prometeu essa vida, antes da criação do mundo,” (Tt 1.2).

         A desconfiança ante a mensagem de Deus não é novidade.

         Lembremos a história de Noé.

         Ele pregou por 120 anos sobre o dilúvio. Ninguém acreditou, a não ser sua família. As pessoas encaravam a mensagem com desconfiança e mais uma dessas histórias de um idoso.

         É necessário que relembremos o povo de Israel.

         Sempre ouviram a mensagem de Deus através dos profetas. Mas sua atitude foi de rebeldia.

A desconfiança existiu, existe e sempre existirá em se tratando do tema: FIM DO MUNDO.

O próprio Jesus nos assegura sobre o fim.

Em Apocalipse 21.7 foi dito: “Escutem! Diz Jesus: eu venho logo!...” e também no v.10 “...pois o tempo de acontecerem essas coisas está perto.

Essas palavras não se referem somente ao fim do mundo, mas a todos os eventos anunciados em Apocalipse. Os sofrimentos sobre o povo de Deus, a perseguição dos cristãos, a fome, os terremotos. Esses eventos anunciados em Apocalipse não querem nos assustar. Foram revelados por Deus e transmitidos a nós para que VIGIEMOS.

O que é vigiar? Cuidar, perseverar.

E perseverar é fortalecer nossa fé na própria Palavra de Deus. E “Essas palavras ... verdadeiras e (que) merecem confiança...” (v.6). Perseverar é nos manter cheios da esperança da vitória de Cristo na cruz. E essa esperança foi comunicado aos cristãos perseguidos na época em que Apocalipse foi escrito e enviada.

O causa estranheza em muitas pessoas nesse texto de Apocalipse 22 é o versículo 11. “Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.” (Ap 22.11).

Mesmo que pareçam estranhas, essas palavras precisam ser entendidas da mesma maneira como a parábola do trigo e do joio apresentada em Mateus 13.24-30.

Na parábola contada por Jesus os servos perguntam: “Queres que vamos arrancar o joio?” A resposta é surpreendente: “Não! Para que, ao separar o joio, não arranqueis também com ele o trigo...deixai-os crescer juntos até a colheita.

Queridos amigos.

As pessoas que rejeitam a Palavra de Deus e não querem guardar, ou pensam que essa palavra não merece confiança, vão continuar sendo sempre o que foram. Não cabe a Igreja, a tarefa de exterminar com fogo e espada os incrédulos. A Igreja cabe apenas à tarefa de continuar vivendo no meio deles, anunciando-lhes a Palavra de Deus.

Os salvos, aqueles que conhecem o amor de Deus em Jesus Cristo, precisam vigiar, ficarem alertas para não serem confundidos e perder a salvação.

Como dito em Apocalipse: “Quem tem ouvidos para ouvir ouça o que o Espírito diz” escutem com atenção e aprendam as lições, pois “Essas palavras são verdadeiras e merecem confiança...” (v.6).

1) - A palavra de Deus fala sobre o fim, e nós podemos crer nisso, pois “essas palavras são verdadeira e merecem confiança;

2)O fim do mundo pode chegar a qualquer momento, pois para o Senhor mil anos é como um diz e um dia como mil anos, 2Pe 3.8;

3)Vigiem! Permaneçamos firmes na fé no Deus que enviou seu Filho para nos salvar e nos dar a vida eterna gratuitamente.

Essas palavras são verdadeiras e merecem confiança...” (v.6)

Amém!

 Pr Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...