segunda-feira, 29 de abril de 2013

Ansiedade pré-nupcial.


05/05/13 – 6º Domingo de Páscoa

Sl 67; At 16. 9 - 15; Ap 21. 9 – 14, 21 -  27; Jo 16. 23 – 33 ou 5. 1 - 9

Tema: Ansiedade pré-nupcial.

 

          Há os que dizem que esse mundo não tem mais jeito. Por isso, a boa noticia de hoje é o anuncio do apostolo João sobre um novo mundo que está chegando.

         Desde o capitulo 4 de Apocalipse, com a visão do trono, começa a segunda grande parte do livro de apocalipse. Há mudança de cenário. O palco não é mais a terra, mas o próprio céu. O que João havia visto até o final do capitulo 3 eram acontecimentos e condições aqui na terra.

         No capitulo 4 abre-se uma porta no céu. Abre-se o futuro daquilo que sucederia à igreja de Cristo tanto na terra como no céu. Tudo o que é lido desde o capitulo 4 se passa em grandes quadros, formas, palavras e ações simbólicas. Por isso, muitas coisas demonstradas são difíceis para a compreensão humana. Muitas coisas vão além da possibilidade de uma interpretação definitiva e absoluta.

         No cap. 21 João descreve o fim de todas as coisas. No entanto, essa descrição do fim não é o fim de tudo, mas sim o começo. É na verdade o novo mundo que é a solução desses problemas com os quais não sabemos lidar aqui nesse mundo, o “velho mundo.”

         Teremos um novo mundo, uma nova vida, como confessamos no Credo Niceno: “a vida no mundo vindouro.” É a nova cidade de Jerusalém.

         Pela Palavra de Deus, sabemos que Jesus Cristo veio em humildade para sofrer em nosso lugar. E com esse sofrimento pagou a nossa culpa e assim nos deu a garantia de morar na Jerusalém celestial.

         O que é a nova Jerusalém? É o céu na terra.

         Esse conceito é perigoso e prejudicial se for mal explicado e erroneamente compreendido, como a própria história registra.

         Na Grécia antiga encontramos Platão com sua filosofia da construção de uma sociedade perfeita. Para isso bastaria apenas os filósofos comandarem tudo.

         Outra aplicação, devido à compreensão equivocada, foi a de Vladimir Lenin. Tendo como base Karl Marx que dizia que a melhor forma de se construir uma sociedade perfeita era sem classes, sem discriminação e sem rupturas sociais. E ao tentarem implantar essa nova sociedade milhões foram mortos.

         A nova Jerusalém é a nossa morada eterna. É o novo céu e a nova terra. E mesmo que não consigamos entender isso, cabe-nos apenas crer que assim como Jesus mostrou a João, cumprirá com sua promessa de um novo céu e uma nova terra.

         ...e me transportou, em espírito, até uma grande montanha e me mostrou a santa cidade, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, a qual têm a glória de Deus” (Ap 21. 10 – 11).

         Qual a diferença da Jerusalém celeste da antiga Jerusalém? Afinal a antiga Jerusalém foi destruída, se tornou meretriz. A Jerusalém dos judeus também foi chamada de “cidade santa,” Ne 11.1; Is 48.2; 52.1; Mt 4.5. Claro que é preciso lembrar que essa santidade se devia ao templo, o lugar onde o Deus único e verdadeiro se manifestava. Mas, deixou-se corromper. E o diferencial da antiga Jerusalém para a Nova Jerusalém é que “descia do céu. Ela foi feita por Deus e não por mãos humanas. E os que a podem contaminar já estarão exterminados na eternidade e não mais contaminarão a Nova Jerusalém. Separação essa que nesse mundo, na antiga Jerusalém não fora feito, pois o joio e o trigo deveriam crescer juntos para que houvesse e haja possibilidade do joio se transformar em trigo.

         O apostolo João quer que olhemos para essa Nova Jerusalém e vejamos que a mesma será ocupada por aqueles que fiéis a Jesus, na fé em Jesus, atravessaram as tribulações e sofrimentos desse então “velho mundo.”

        Assim como uma noiva em dia em vésperas de casamento, estamos anisosos pelo encontro e a vida junto ao noivo. Estamos à espera pelo noivo que vem e junto dele a Nova Jerusalém, onde a glória de Deus iluminará a cidade. Um lugar encantador e maravilhoso no qual iremos morar com nosso Senhor por toda a eternidade e sem a necessidade e desejo de outro mundo. Amém!

Pr Edson Ronaldo Tressmann

cristo_para_todos@hotmail.com

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...