quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Capacitados para usar novas roupas em 2013


30/12/12 – 1º Domingo após Natal
Sl 111; Ex 13. 1 – 3; 11 - 15; Cl 3. 12 - 17; Lc 2. 22 – 40
Tema: Capacitados para usar novas roupas em 2013

"Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição" (Colossenses 3. 12 - 14) 


         Mais uma vez se aproxima o fim do ano. E para a virada do ano a maior preocupação de muitas pessoas é a roupa, até mesmo a cor da roupa. Muitos adquirem roupas novas para se apresentar bem perante os outros. E muitos simplesmente adquirem uma roupa nova e com a cor tal por superstição.
         Ninguém quer virar o ano de roupa velha, a maioria quer e acha que é preciso roupa nova. A roupa nova, além de nos apresentar bem nos faz sentir bem perante as pessoas a nossa volta.
    
                O texto de Colossenses 3.12-14 também fala em algo novo – o novo homem. O que é isso? O homem foi criado perfeito, o mundo e tudo o que nele havia era bom. Mas o anjo Lúcifer, se revoltou contra a criação de Deus e lançou o pecado no mundo, enganando a mulher e o homem. Assim entrou o pecado no mundo. E desde aquele dia todo ser humano nascido de mulher, nasce em pecado, nasce com o velho homem. Mas a graça de Deus vem ao nosso encontro no Batismo. E pelo Batismo nascemos para Deus, recebemos o novo homem, as novas roupas de Deus. Desde o Batismo esse novo homem faz parte de nós. E para esse novo homem não há idade, sexo, cor ou nível social.
         Todos que são batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo possuem o novo homem, a nova roupa de Deus. Então, assim como a roupa nova é para nos apresentar bem perante as outras pessoas, assim é o novo homem em nós. Ele nos apresenta diferente das pessoas do mundo para impactar as pessoas do mundo.
         O texto de Colessenses 3.12-14 ("Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição")  enumera as virtudes que caracterizam o vestuário do novo homem. O apóstolo Paulo em uma linguagem simples indica as vestes interiores e exteriores, e por fim, uma veste que cobre todas.
         Colossenses 3.12-14 ("Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição") indica as virtudes que caracteriza a nova roupa do novo homem.
          Desde o batismo fomos chamados a praticar estas virtudes, pois somos “... povo de Deus, Ele os amou e os escolheu para serem dele.” Pertencemos a Cristo. E por sermos de Cristo estamos revestidos de vestes interiores. Quais?...misericórdia, de bondade, de humildade”. Vestes colocadas em nós pelo Espírito Santo.
         O novo homem que é dado por Deus a cada pecador através do Batismo capacita a viver na sociedade em meio a tantos outros pecadores.
         Com o novo homem somos revestidos de roupas exteriores. Quais? Delicadeza, mansidão, paciência, suportar uns aos outros, e o perdão mútuo.
         Compramos roupas novas para nos sentir bem. Roupas novas nos apresentam bem para os outros. Deus em seu amor, nos vestiu através do batismo com roupas novas, colocou em nós o novo homem para nos fazer viver de uma maneira diferente nesse mundo. Com as roupas de Deus somos apresentados diferentes do mundo e no mundo.
           Deus nos veste de Roupas novas para vivermos o dia-a-dia e fazermos transformações em nosso dia-a-dia. Sem as roupas novas do novo homem é impossível viver na sociedade de maneira adequada, como Deus assim deseja.
         E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas.
         Sem amor é impossível. Como diz a Escritura Sagrada “nós amamos, porque ele nos amou primeiro.” Esse amor além de me lavar, também me revestiu de novas roupas. Roupas essas que me capacitam a viver neste mundo. Essas roupas são: misericórdia, bondade, humildade, mansidão, paciência, suportar um ao outro e o perdão.
         Que as novas roupas do novo homem colocadas em nós pelo batismo nos capacitem ainda mais para continuar a viver em sociedade amando nosso próximo. Que a roupa do novo homem seja a nossa apresentação diária em 2013. Essas roupas irão transformar a vida de muitas pessoas, e as guerras familiares, as discórdias, as intrigas serão superadas.
         Que não sejamos contaminados pela superstição da roupa para termos um novo ano abençoado. Que sejamos como portadores das novas roupas que Cristo os comunicadores das bênçãos recebidas de Deus, e que usemos o vestuário que Deus colocou e deixa a nossa disposição. Amém!
         Em Jesus Feliz 2013.

Pr Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...