quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Capacitados para descobrir o mistério

06/01/13 – Epifania do Senhor
Sl 72. 1 – 11; Is 60. 1 – 6; Ef 3. 1 – 12; Mt 2. 1 - 12
Tema: Capacitados para descobrir o mistério

         Os melhores filmes são os denominados filmes de suspense. Gostamos de algo que contenha um mistério que precisamos descobrir. A prova disso são as novelas, que apelam para algo misterioso, exemplo: “Quem matou Ruth?” O mistério prende a atenção das pessoas. Enquanto não se descobre o mistério, há inquietação e busca pelo descobrimento.
         No antigo Império Romano, o sincretismo era a moda religiosa da época. Diante das conquistas de Alexandre o Grande, houve muita confusão nas pessoas sobre qual dos deuses iria prestar a sua devoção. Cada um destes deuses dos mistérios tinha seus devotos. Cada religião se baseava em um mito acerca das origens do mundo, ou da história em questão. Esses deuses, no entanto, não eram zelosos entre si, assim como é o nosso Deus. Portanto, houve quem se dedicasse a colecionar mistérios, fazendo-se iniciar nesses cultos, um após o outro. E o apóstolo Paulo em sua carta aos cristãos da Ásia Menor, carta aos Efésios, faz a descrição de um mistério. Qual?
         O mistério da salvação dos não judeus foi revelado pelo Espírito Santo aos apóstolos e profetas de Cristo (3.5). Esse mistério também foi revelado a Paulo (3.3), escolhido por Deus para anunciar, revelar esse mistério aos gentios (3.8).
         Qual é o mistério de Deus revelado pelo Espírito Santo?
         Conforme Ef 3. 6 “a saber, que os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho;” e Cl 1.25 - 27 “da qual me tornei ministro de acordo com a dispensação da parte de Deus, que me foi confiada a vosso favor, para dar pleno cumprimento à palavra de Deus: o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória;”.
         Qual mérito Paulo tinha para receber de Deus a revelação desse mistério? Pois ele diz que “se é que tendes ouvido a respeito da dispensação da graça de Deus a mim confiada...” (Ef 3.2), deve haver algum mérito nisso. Na verdade, seguindo com a leitura do próprio texto, observamos que não. No versículo 7 e 8 está escrito; “do qual fui constituído ministro conforme o dom da graça de Deus a mim concedida segundo a força operante do seu poder. A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo” (Ef 3.7 – 8). Paulo afirma que não havia mérito nenhum. Ele o recebeu por graça.
         Observemos agora o termo carisma (xárisma, graça). Esse termo se refere a algo que Deus dá quando Ele quer e pode ser uma vez só. Uma pessoa pode ter o dom de ofertar generosamente em uma ocasião em sua vida. Mesmo considerando como ação humana, (xárisma, dado apenas nessa ocasião e única vez) foi Deus quem trabalhou neste coração para que assim fosse feito.
         Diante do termo xárisma, precisamos nos questionar se há possibilidade de conquistar um dom?
         De acordo com o relato Bíblico de Atos, Simão quis comprar o dom, pagar pelo dom e levou uma “chinelada de Deus”. E a resposta do apostolo Pedro foi: “... O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois julgaste adquirir, por meio dele, o dom de Deus” (At 8.20). Dom, xápisma, algo que Deus dá quando quer e pode ser uma única vez, não pode ser conquistado ou comprado. Afinal, Deus dá dons. E todo dom, seja qual for (até mesmo aquele de uma única vez) é dado por Deus para atuar em e por nós para o bem da Igreja e do próximo.
         No atual contexto religioso em que estamos inseridos, a palavrinha DOM é uma nomenclatura viciada. Precisamos ensinar às pessoas a noção correta deste termo na Palavra de Deus. Dias 20 e 27 de janeiro abordaremos novamente o tema dom, no entanto, hoje precisamos apenas apontar para uma diferença básica.
         A diferença do DOM para VOCAÇÃO.
         Vocação não é algo interior que a pessoa tem e a conduz para algo.
         Para explicar sobre vocação Lutero fazia uso da palavra chamado. Ninguém chama a si mesmo para fazer algo. Somos chamados por alguém para realização de alguma tarefa. Então vocação se refere aquilo que realizamos a cada dia. Tendo habilidade para realizar o que fazemos. A vocação nos é concedida por Deus. Nem todos são vocacionados ou chamados para serem médicos. Há médicos, advogados, pastores, professores, etc.
     Entre a vocação e o dom precisamos nos questionar sobre a distinção entre habilidade e dons espirituais. Sobre dons espirituais e naturais. Os dons naturais são: corpo, alma, razão e sentidos. E junto a isso recebemos habilidades especiais, tais como, vocações, somos chamados para realizar algo através de nossas atividades diárias. E tudo isso foi recebido de Deus, “Pois quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se o não tiveras recebido?” (1Co 4.7).
         Esses dons naturais, Deus nos concede para que possamos viver; possamos nos sustentar e possamos ajudar aos outros.
         Junto aos dons naturais, a vocação, Deus nos concede dons espirituais. Os dons espirituais são recebidos nos momento da conversão, no batismo ou pelo ouvir da palavra de Deus. Recebemos esses dons quando somos tornados por Deus, através da ação do Espírito Santo como seus filhos.
         Todos os dons são importantes e veremos isso quando estudarmos 1Corintios 12 e 13 nos dias 20 e 27 de janeiro e 03 de fevereiro. Mas, enumeramos a lista abaixo para compreendermos melhor os dons espirituais.
         O maior de todos os dons espirituais é o Espírito Santo. Juntamente com o Espírito Santo, Deus nos dá o dom da fé, a salvação, o presente de Deus, conforme Efésios 2.8 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;” A fé nos leva à vida eterna, “... o justo viverá por fé” (Rm 1.17b).
         Através do Espírito Santo, o maior dom, Deus concede aos que tem fé outros dons espirituais, que são:

         1 Co 12.5-11
         E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso. Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.

         Ef 4.11,12:
 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,


         - Rm 12.4-8: dom de anunciar a Palavra de Deus, de ensinar, de servir...
         Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria.

         Capacitados para descobrir o mistério. E qual é esse mistério?a saber, que os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho;” (Ef 3.6). Como diz a própria Bíblia “Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz” (Ef 5.8), e agora nós também conhecemos e sabemos que fomos feitos luz em Cristo. Fomos e somos alvos do mistério de Deus, que é ser membro do corpo de Cristo, participante e herdeiro da promessa de Deus.
         E tendo descoberto o mistério que é fazer parte do corpo de Cristo, quando inseridos nele, recebemos de Deus os mais variados dons e uma vocação. E membro do corpo e tendo o dom recebemos de Deus as muitas oportunidades para realizar a missão que é de Deus.
         Assim como descobrimos o mistério, muitos outros precisam descobri-lo também. E para isso Deus me dá inúmeras ocasiões onde posso revelar esse mistério. Além de me dar habilidade para ensinar através da escola bíblica, instruir pelo catecismo. Ele também me capacita para que através das vocações diárias, seja como professor(a), médico(a), enfermeiro(a), agricultor(a) eu fale do mistério de Deus.
         Infelizmente esse corpo que é a igreja está se tornando um clube social, onde se zela pela moralidade e bons costumes. Mas, a igreja não é clube. Pastor não é xerife da moralidade. Pastor e a Igreja são instrumentos pelos quais Deus divulga e revela seu mistério. E o mistério é o próprio Cristo. O pastor equipa e auxilia as pessoas para que divulguem o mistério de Deus e Deus os capacita com dons e vocações.
         E tendo nos capacitado em descobrir o mistério, ele também nos capacita para sair pelo mundo, entre nossos vizinhos, amigos e entregar o mistério de Deus. Conforme o profeta Isaias “Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor nasce sobre ti” (Is 60.1). A luz de Cristo em nós atrai outros.
         As poucos dias comemoramos o natal, e entre os acontecimentos de natal, recordo e pergunto: Como aqueles homens da Arábia sabiam que o sinal de estrela se tratava de um rei muito importante? Alguém lhes comunicou isso. E daí vale lembrar que o povo que esteve exilado na babilônia testemunhou a respeito disso. E dessa comunicação os magos do oriente receberam a informação que os levou até o Salvador Jesus.
         Hoje temos a facilidade da internet. As mensagens por mais simples que sejam, são acessadas e lidas nos mais diversos países via esse blog: 1 - Brasil, 2 - Alemanha, 3 - Argentina, 4 - Itália, 5 - Dinamarca, 6 - Moçambique, 7 - Portugal, 8 - Paraguai, 9 - Chile, 10 - Estados Unidos, 11 - Uruguai, 12 - África do Sul, 13 – Guatemala; 14 – Holanda, 15 – Suíça; 16 – Índia; 17 – Angola; 18 – Bolívia; 19 – Ucrânia; 20 – Austrália; 21 – Porto Rico; 22 – França; 23 – Peru; 24 – Reino Unido; 25 – Bélgica; 26 – Japão; 27 – Rússia; 28 – Cingapura; 29 – Letônia; 30 – Costa do Marfim; 31 – Turquia; 32 – Cabo Verde; 33 – Canadá; 34 – França; 35 – Taiwan; 36 – México ; 37 – Romênia; 38 – Eslováquia; 39 – Coréia do Sul; 40 – Polônia; 41 – Israel; 42 – Panamá; 43 – Luxemburgo; 44 – Venezuela; 45 - República Dominicana.

       O mistério de Deus já nos foi revelado. E agora, deixaremos que essa mensagem continue sendo mistério para outros? Divulguemos a mensagem revelada de Deus em Jesus à outros para que esses outros revelem a outros e assim o mistério de Deus seja descoberto por mais e mais pessoas. Amém!

Rev. Edson Ronaldo Tressmann
44 – 3462 2796

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...