terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Deus nos capacita para continuar o trabalho

09/12/12 – 2º Domingo no Advento
A IGREJA COMUNICA A VIDA
Capacitando
O Senhor fará brilhar sobre nós a sua luz” (Lc 1.78)
Sl 66. 1 - 12; Ml 3. 1 - 7; Fp 1. 2 - 11; Lc 3. 1 - 14
Tema: Deus nos capacita para continuar o Trabalho.


         Mesmo Lutero sendo o autor dos dois catecismos, o menor e o maior, dizia que sempre queria ser aluno do catecismo. Por que esse desejo? Ele sabia que o trabalho de Deus continua através do estudo constante da Palavra de Deus. Quando elaborou o catecismo foi devido à situação espiritual deplorável do povo. O estudo continuado tinha como objetivo a instrução, o crescimento espiritual, o conhecimento nas verdades das Escrituras Sagradas.
         Nessa segunda semana de advento queremos refletir e comunicar as palavras da carta de Paulo aos Filipenses cap. 1 verso 6: “Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que esteja completo no dia de Cristo Jesus.

Deus nos capacita para continuar o trabalho
         Paulo estava preso em Roma e recebeu a visita de um pastor. O pastor Epafrodito levou a Paulo ajuda dos cristãos da cidade de Filipos. Depois de uns dias com Paulo houve a troca de informações sobre a vida daquela igreja e a vida espiritual daqueles cristãos.
         Durante a sua 2º viagem missionária, Paulo esteve em Filipos, e na beira do rio, iniciou o trabalho missionário naquele lugar. Da cidade de Filipos temos a 1º mulher convertida ao cristianismo na Europa, Lídia.
         Foi bom receber mais uma vez auxilio dos cristãos filipenses, já era a 3º vez. Outras duas vezes haviam enviado auxilio quando Paulo estava em Tessalônica. Agora junto com o auxilio, Paulo também recebe por parte do pastor Epafrodito a noticia de que aqueles cristãos estavam sendo atormentados por falsos ensinos. E em meio à confusão devido aos falsos ensinos, estavam começando a se desunir. Por isso na carta vemos os insistentes pedidos de Paulo para que eles se mantivessem unidos, 2.1-2; 3.1; 4.1.
         Depois de iniciar sua carta como costumeiramente fazia saudando a todos na graça e na paz de Cristo, lhes traz à mente a alegria da cooperação no evangelho, e logo anuncia que “...Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que esteja completo no dia de Cristo Jesus”. Parece ser eco das palavras de Jesus: “Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e dêem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome” (Jo 15.16).
         Não fomos nós que nos fizemos cristãos. Não fui eu quem aceitou Jesus. Foi Deus em seu próprio coração, na sua misericórdia que veio a nós e nos presenteou com a fé. Esse é o bom trabalho iniciado em nossas vidas. E Deus deseja continuar realizando esse trabalho em nós.
Deus nos capacita para continuar o trabalho
         Esse bom trabalho iniciado em nós é algo continuo, através da Palavra, pregação e estudo e pelo sacramento do altar.
         Tendo iniciado o bom trabalho no batismo, Deus continua o bom trabalho. Infelizmente como vimos em outro culto, no mês de novembro, muitos abandonaram esse bom trabalho que Deus iniciou e quer continuar. Por outro lado, há aqueles que acham que sabem tudo sobre o reino de Deus, esquecendo-se de que a recomendação bíblica e clara: “Depois de tanto tempo, vocês já deviam ser mestres, mas ainda precisam de alguém que lhes ensine as primeiras lições dos ensinamentos de Deus. Em vez de alimento sólido, vocês ainda precisam de leite” (Hb 5.12). Um bom trabalho iniciado pelo poder de Deus, através do batismo, é um bom trabalho para ser continuado também pelo poder de Deus através da Palavra e do Sacramento do altar.
         Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que esteja completo no dia de Cristo Jesus.
Deus nos capacita para continuar o trabalho
         Depois de anunciar com todas as letras que o bom trabalho iniciado é continuo, Paulo leva os cristãos à reflexão em torno do verdadeiro objetivo de sua epistola. Pela fé iniciada e continuada: crescer no amor e saber discernir o que é bom; não se deixa levar por qualquer vento de doutrina; e, manifestar os frutos de justiça, amor, alegria, bondade, paciência. Se todos, devido à confusão dos falsos ensinos, abandonassem uns aos outros, seria a própria pregação do evangelho, o bom trabalho iniciado naqueles cristãos que estaria correndo o risco de ser perdido.
         Deus iniciou um bom trabalho em nossa vida. E é Deus mesmo que nos capacita para continuar o trabalho. Deus nos capacita para que ele mesmo possa fazer e continuar o trabalho. Isso é pura graça.
         Estejamos firmes e inabaláveis na fé. Pois, nosso inimigo não quer que esse trabalho comece, nem mesmo seja continuo, por isso impede de todas as maneiras para que eu e você não sejamos atingidos com a mensagem a respeito de Jesus Cristo. É primordial que nossa fé seja alimentada.
         O trabalho continua.
         Deus nos capacita para continuar o trabalhoele capacita uns para anunciar a mensagem; outros para testemunhar; outros para ofertar. E através disso o bom trabalho de Deus vai sendo iniciado e continuado.
         Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que esteja completo no dia de Cristo Jesus”. Amém!

Pr. Edson Ronaldo Tressmann
44 – 3462 2796
cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...