terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Capacitados para uma vida de alegria verdadeira

 16/12/12 – 3º Domingo no Advento
A IGREJA COMUNICA A VIDA
Capacitando
O Senhor fará brilhar sobre nós a sua luz” (Lc 1.78)
Sl 85; Sf 3. 14 - 20; Fp 4. 4 - 7; Lc 7. 18 - 28
Tema: Capacitados para uma vida de alegria verdadeira

         É possível estar sempre alegre?
         Hoje, estamos alegres?

         Nossa alegria se baseia somente em coisas boas aos nossos olhos. Mas, o que dizer daquele texto que nos transmite o seguinte recado: “Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano” (Rm 8.28), e ainda: “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação” (Fp 4.13).
         É possível estar sempre alegre?
         A resposta Não é sinal de que somos fracos e pecadores. Devido a nossa natureza pecaminosa, o velho homem nos conduz ao desespero, a angústia e a dúvida.
         Quando olhamos ao nosso redor ficamos tristes. Depois do pecado o homem se tornou mal, a natureza geme e sofre, a dor está presente em cada lar, o sofrimento faz parte da vida humana, a violência ronda os lares, as drogas, os vícios. A grande cilada do nosso inimigo é fazer com que cada um olhe para si mesmo e para o outro, e assim não se sinta feliz, pois em comparação ao outro, sempre estamos numa pior. Olhamos demasiadamente para o que os outros têm e nos queixamos daquilo que não temos. Por isso, a pergunta: É possível estar sempre alegre? geralmente nos conduz a respondermos não. Afinal, aos nossos olhos somos mendigos e miseráveis, os outros é que possuem aquilo que queríamos ter.
         Ao falar em alegria pensamos nas riquezas, na saúde, bens materiais em abundância. Devido à velha natureza, nossos olhos se desviam do foco central da pergunta. É possível estar sempre alegre? Essa pergunta quer me conduzir à seguinte conclusão: nesse mundo não há a felicidade plena, pois nunca estou satisfeito com aquilo que tenho. Sempre estou à procura de algo que me faça mais feliz. Não basta ter comida, precisa ser um banquete acompanhado com churrasco de picanha.
         É possível estar sempre alegre? Depende para onde os meus olhos estão voltados. Se para o berço esplêndido, ou seja, para aquilo que o mundo acha admirável, nunca me sentirei plenamente feliz. Sempre haverá falta de algo. Enquanto nossos olhos estiverem voltados ao TER que o mundo tanto valoriza, estaremos respondendo Não.      
         Paulo ao escrever sua carta aos Filipenses, com alegria lhes agradecia pela ajuda que eles haviam enviado. E nessa carta redireciona o olhar dos filipenses para a verdadeira alegria. Mas como alguém que está preso pode apontar para a verdadeira alegria? Paulo conheceu a verdadeira alegria ao cair do cavalo na estrada para Damasco. Se antes da queda do cavalo sua alegria era prender e matar cristãos, após a queda do cavalo, sua maior alegria foi anunciar: Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria” (Fp 4.4).
         Saulo defendia sua religiosidade judaica com unhas e dentes. E o cumprimento da lei era requisito para se alcançar a felicidade eterna. No entanto, a queda do cavalo, o fez ver, mesmo cego por três dias, o que até agora com os dois olhos abertos não havia visto. Ele viu e descobriu o verdadeiro Jesus.
         Tendo seus olhos sido aberto pela verdadeira alegria, Paulo passou a focar seu olhar para as coisas realmente necessárias e importantes. Sua alegria passou a ter verdadeiro sentido. E segundo suas palavras, ela não estava nos bens materiais: “..., aprendi a estar satisfeito com o que tenho. Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo o lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco”. Será que é necessário que caiamos do cavalo para ajustar nosso ponto de vista? Pois, ao contrário de milhares hoje em dia o apostolo Paulo responde que é possível sim estarmos alegres em todo o tempo.
         O nosso inimigo que faz uso do mundo e da nossa carne nos cega para a boa noticia do evangelho. Ele nos torna míope e nem sempre estamos focados na verdadeira alegria. Entramos no oba-oba do mundo e já achamos que não existe natal se não houver  muita comida, roupa nova, presentes. Até fazemos campanhas para alimentar pessoas. Afinal, ao menos no natal as pessoas precisam ter o que comer. Mas, e os outros 364 dias? Na mensagem do dia 21 de outubro desse ano de 2012, fizemos a pergunta: Será que não estamos doentes pelo consumismo e materialismo? E a resposta com base em Eclesiastes 5. 10 – 20 é que a Riqueza é um dom de Deus.
         E esse dom está sendo corrompido pela nossa velha natureza. Estamos nos deixando levar pela onda do TER. Concluímos e respondemos falsamente que não é possível estar sempre alegre.
         De maneira surpreendente Deus nos manda um recado de um preso que estava sendo atendido em suas necessidades básicas.
         O recado é que tenhamos alegria. Não uma alegria fundamentada no TER. Pois, “O que foi que trouxemos para o mundo? Nada! E o que vamos levar do mundo? Nada! Portanto, se temos comida e roupas, fiquemos contentes com isso. Porém os que querem ficar ricos caem em pecado, ao serem tentados, e ficam presos na armadilha de muitos desejos tolos, que fazem mal e levam as pessoas a se afundarem na desgraça e destruição. Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos” (1Tm 6.7-10).
         O recado para a verdadeira alegria está na certeza de que estamos Unidos com o Senhor.
         A pergunta É possível estar sempre alegre? não é fácil e simples de ser respondida. Na luta contra o velho homem, o novo homem em mim pelo batismo, guiado pelo Espírito Santo, foca meus olhos na certeza de que estou unido com o Senhor. E unido com o Senhor Deus em Jesus eu respondo que é SIM possível estar sempre alegre.
         Ouçam a palavra de Deus: “Tenham sempre alegria,.....Como? ...unidos com o Senhor!” Nós, miseráveis pecadores, somos convidados a olhar para Cristo. A tristeza vai bater em nossa porta, o desespero vai querer nos dominar, as dúvidas vão nos assaltar. Mas, mesmo que a tristeza consiga encontrar a porta aberta, o desespero se apossar de nossa casa, não deixe que o inimigo tire de você a certeza de que você está UNIDO com o Senhor em Jesus.
         Estamos bem próximos de comemorar o nascimento de Jesus. Que nosso olhar volte para o berço de palha em Belém. E vejamos o menino Jesus que veio para nos unir ao Pai e nos tornar seus filhos e herdeiro dos céus. Ouçamos o que Deus em sua santa Palavra nos diz: “Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus” (Hb 12.2). Olhando para Jesus Cristo há motivos para estarmos alegres todos os dias. Pois todas as coisas estão nas mãos de Deus, pois Ele dirige os nossos passos, “As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra” (Pv 16.1). E se é Deus quem dá a ultima palavra, porque nos entristecer quando algum plano dá errado?
         É possível estar sempre alegre? Se olharmos em todos os momentos para Cristo sim. Deus é aquele que nos governa e sustenta e aquele que nos salvou e salva. Como eu posso olhar para Jesus todos os dias, se sou tentado constantemente a me afastar dele? Ore assim como os discípulos: “...aumenta-nos a fé” (Lc 17.5). Na fé ouvimos as palavras: “Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres; agüentem com paciência os sofrimentos e orem sempre” (Rm 12.12).
         A é o maravilhoso presente concedido por Deus para cada pessoa no batismo. Essa fé é constantemente alimentada pela Pregação da Palavra, pelo Corpo e Sangue de Cristo dados com e sob o pão e o vinho.
         A união com o Senhor se reflete na união com a Igreja Cristã. Na comunhão dos santos visíveis recebemos de Deus as ricas bênçãos: perdão, vida e salvação.
         Na comunhão dos santos visíveis somos alimentados na fé para podermos na fé, na certeza de que estamos unidos com o Senhor, permanecer alegres todos os dias. Pois a nossa alegria não está em coisas terrenas e materiais, “...e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus” (Lc 10.20b). Na certeza da salvação vivemos nossos dias felizes, pois “...somos cidadãos dos céus e estamos esperando ansiosamente o nosso salvador, o Senhor Jesus Cristo, que virá de lá” (Fp 3.20), e “...somos estrangeiros de passagem por este mundo...” (1Pe 2.11).
         É possível estar sempre alegre? Quando olhamos para Cristo, SIM. No entanto, se no dia-a-dia, devido a nossa velha natureza, voltarmos nosso olhar para nós e para nossas forças, a alegria da união com Cristo não será manifestada.
         É possível estar sempre alegre? Quando olhamos para Cristo, SIM. Como disse Paulo aos Coríntios: “Às vezes ficamos tristes, outras vezes ficamos alegres. Parecemos pobres, mas enriquecemos muitas pessoas. Parece que não temos nada, mas na verdade possuímos tudo” (2Co 6.10), e esse tudo é a mensagem do evangelho, a mensagem de que temos união com Cristo Jesus nosso Senhor.
         É possível estar sempre alegre? Sim! Pois “nossa alegria está na verdade que estamos unidos com o Senhor.” Por isso, Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria”. Amém!

Pr Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...