terça-feira, 29 de novembro de 2011

Advento: noticias de boas novas

04/12/11 – 2º Domingo no Advento
Sl 85; Is 40.1-11; 2Pe 3. 8 - 14; Mc1. 1-8
Tema: Advento: noticias de boas novas
Introdução
            Quais são as noticias mais freqüentes nos telejornais?


    




Há uma enorme carência de boas noticias.



           Por isso, nesse periodo de Advento queremos transmitir a você uma boa noticia. Saiba qual, lendo o texto abaixo: 

  Advento: noticias de boas novas.
1 – Tudo tem seu tempo determinado, v.2;
            Deus enviou o profeta Isaias para consolar o povo, ou seja, falar ao coração do povo. Deus havia pedido que Isaias anunciasse aquilo que ouviu. E o que ouviu, era que o povo seria exilado para Babilônia, e que retornaria depois de um determinado tempo, conforme registrado pelo Profeta Daniel: “no primeiro ano de seu reinado, eu, Daniel, entendi, pelos livros, que o número de anos, que falara o Senhor ao profeta Jeremias, que haviam de durar as assolações de Jerusalém, era de setenta anos” (Dn 9.2). A boa noticia ao povo era: “já é findo o tempo da sua milícia” (RA) ou “que terminou o tempo da sua escravidão” (NTLH). Deus falava ao coração de Isaias e pediu que ele transmitisse essa boa noticia ao povo. O exílio não era o fim, mas pelo exílio e consequentemente libertação do exílio da Babilônia, o povo receberia a prova de que Deus não os havia abandonado, ao contrário do povo que havia abandonado a Deus.
A mensagem era que tudo está nas mãos de Deus: “Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas” (Is 45.7). Tudo está no controle de Deus, não foge ao seu domínio, o exílio era da vontade de Deus, o retorno também era da vontade de Deus, pois havia uma promessa a ser cumprida, o envio do seu Filho Jesus para a nossa salvação.

            Salomão deixa muito claro que “tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Ec 3.1).  E Deus está no controle de tudo. Aliás, nesse tempo, tempo
em que vivemos, é chamado de tempo da graça. Ou seja, é oportunidade que cada pecador tem para analisar sua vida, preparar e endireitar o caminho para o Senhor. Tempo precioso e maravilhoso que Deus nos dá, pois o maior desejo de Deus é: “o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1Tm 2.4). Por isso, há Palavra de Deus, há sacramentos e há pessoas que pregam, anunciam e oficiam os sacramentos de acordo com a Palavra de Deus.
         
         Isaias não se calou, Jeremias anunciou, João Batista foi firme em sua mensagem e nós também precisamos continuar falando. Anunciando a cada pecador que ele é amado por Deus em Jesus. E que Jesus veio para dar a vida por cada homem, mulher e criança. 

            Muitos vivem suas vidas afastadas de Deus, longe de Jesus. Outros se afastam da santa ceia, do convívio com os irmãos na fé, e assim pensam estar agindo bem. Mas o homem não é nada, como diz a voz no nosso texto: “toda a carne é erva, e toda a sua glória como a flor da erva;” (Is 40.6b). Por vivermos na incerteza de quanto tempo estaremos aqui é necessário estar vigilantes, atentos a voz que suplica: “Preparai o caminho do Senhor; endireitai no deserto a vereda a nosso Deus” (Is 40.3). Arrependa-se dos seus pecados, se agarre em Cristo e terás certeza de que está vida também não é o fim de tudo, depois dela haverá a vida eterna, que me é dada por causa da obra de Jesus na cruz.
Advento: noticias de boas novas.  
2 – A Palavra de Deus permanece para sempre – v.8;
            Ao contrário do homem que dura pouco tempo, mas que durante todo o tempo tem a companhia de Jesus, pois Ele prometeu estar conosco até o fim,  a Palavra de Deus  permanece para sempre. Deus com essas palavras confirma que sua promessa não falha, assim Ele disse, assim Ele fará, como diz o autor a carta aos Hebreus: “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e sempre”.
            A Palavra de Deus permanece para sempre. Os nossos planos, a nossa vida, tudo isso é passageiro, mas aquilo que Deus deixou registrado é para sempre, “passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão” (Mt 24.35), e a palavra de Deus tem um só objetivo: “...fez Jesus diante de seus discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (Jo 20.30-31). E essa vida é a vida eterna. E a certeza da salvação é a boa nova da Palavra que permanece para sempre, “porque pela graça sois salvo, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;” (Ef 2.8).
            Esta palavra de Deus, palavra de consolo, esperança, que renova a força, ilumina os olhos, é a palavra que nós somos convidados a  falar, anunciar para todas as pessoas: “Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: o teu Deus reina! Eis o grito dos teus atalaias! Eles erguem a voz, juntamente exultam; porque com seus próprios olhos distintamente vêem o retorno do Senhor a Sião” (Is 52.7-8).
           Nós somos os atalaias convidados a falar. E o verbo falar, clamar, usado no livro de Isaias 40, é um falar urgente, é dirigir-se a uma pessoa assim que encontrá-la. As boas novas não eram para ficar somente com o profeta, ele ouviu e agora falaria ao povo sobre a promessa da futura libertação do exílio.
            Advento – noticias de boas novas. Se advento é tempo de preparação, tempo de luz, precisamos alertar nossos(as) amigos(as), vizinhos(as), parentes, que Jesus Cristo nasceu para nos salvar. Ele veio em humildade para resgatar a cada pecador. E voltará em poder e glória para buscar a todos aqueles que morreram crendo e vivem crendo nEle.
          Se as pessoas carecem de boas noticias, saibamos que nós, temos uma maravilhosa noticia a ser compartilhada. Falemos, anunciemos a boa noticia do advento. Amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...