terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Deus muda a nossa sorte

11/12/11 – 3º Domingo no Advento
Sl 126; Is 61.1-4,8-11; 1Ts 5.16-24; Jo 1.6-8, 19-28
Tema: Deus muda a nossa sorte.
            O atual contexto religioso está causando muitas dúvidas. E a maior delas, é justamente sobre o que fazer para Deus mudar a nossa sorte. O que é preciso fazer? Qual sacrifício é necessário para que Deus mude a minha situação?
            E em breves palavras quero transmitir a vocês a certeza da Palavra de Deus: Deus muda a nossa sorte.
            As muitas situações do dia-a-dia nos mostram e apontam que Deus muda a nossa sorte. Livramento de algum acidente, restabelecimento da saúde, o necessário para o corpo e a vida, etc. Mas e os que morrem? Ah, esses também tiveram sua sorte mudada, pois ouçamos o que disse Jesus: “...Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra viverá” (Jo 11.25). A vida eterna é a nossa grande mudança de sorte. Sem Cristo não adiantaria vivermos essa vida, e em Cristo essa vida é maravilhosa, pois, não vivemos apenas para o aqui e agora, estamos a caminho à pátria celestial, como disse Paulo: “Mas nós somos cidadãos do céu e estamos esperando ansiosamente o nosso salvador, o Senhor Jesus Cristo, que virá de lá” (Fp 3.21). Assim sendo, quer vivendo aqui, mesmo que em sofrimentos e dores, ou deixando esse mundo, devido a morte, sabemos que tudo é muito bom, pois em qualquer situação, Deus mudou a nossa sorte, “pois para mim viver é Cristo, e morrer é lucro” (Fp 1.21), e “Se vivemos, é para o Senhor que vivemos; e, se morremos, também é para o Senhor que morremos. Assim, tanto se vivermos como se morremos, somos do Senhor” (Rm 14.8).
            Deus muda a nossa sorte. Essa mensagem de salvação atualmente está sendo deixada de lado. Nós que conhecemos a mudança que Deus realizou e realiza em nós, passemos a valorizar essa mudança de sorte e falar aos outros que a vida deles também passou ou pode passar por essa mudança de sorte. Dúvidas? Existirão, mas não podemos nos calar. A promessa de libertação do cativeiro babilônico também levou muitas pessoas a duvidarem de Deus, mas todos precisavam aprender que a desgraça do cativeiro não era o fim. Deus se ocupou em mudar a sorte de seu povo, anunciando e libertando-os do cativeiro, isso para que mudasse a nossa sorte, nos libertando do cativeiro do pecado, da morte e do diabo.
            Qual é o motivo de toda essa preocupação com um povo que muitas vezes virou as costas para Deus? O profeta Jeremias responde: “E, assim como mantenho essas leis, também manterei a aliança que fiz com os descendentes de Jacó e com o meu servo Davi. Escolherei um descendente de Davi para governar os descendentes de Abraão, de Isaque e de Jacó. Farei com que o meu povo prospere novamente e terei compaixão deles” (Jr 33.26).
            Deus estava atuando para cumprir com sua promessa de libertação do cativeiro babilônico, tanto que fez isso através de um decreto do rei Ciro. A libertação do povo era a nossa libertação, pois desse povo nasceria o salvador Jesus. E Jesus veio libertar a nossa alma do cativeiro. Éramos escravos da lei do pecado e do diabo. Deus atuou na história para mudar a nossa sorte.
            E esse tão sonhado dia, a libertação do cativeiro do diabo chegou, e foi um dia tão extraordinário que Marcos em seu evangelho narra assim: “Então elas saíram do túmulo, apavoradas e tremendo. E não contaram nada a ninguém porque estavam com muito medo” (Mc 16.8). E o Dr. Lucas prossegue: “Eles ficaram assustados e com muito medo e pensaram que estavam vendo um fantasma” (Lc 24.37) e ainda: “Olhem para as minhas mãos e para os meus pés e vejam que sou eu mesmo. Toquem em mim e vocês vão crer, pois um fantasma não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho. ... Eles ainda não acreditavam, pois estavam muito alegres e admirados....” (Lc 24.39, 41). Houve espanto, pois os olhos estavam maravilhados com tamanho acontecimento, após todo o sofrimento, a ressurreição, a vitória.
            O nascimento, morte e a ressurreição de Jesus parecem um sonho, mas é o meio pelo qual Jesus veio para mudar a nossa sorte. Em Cristo podemos nos alegrar e também viver nossa vida na certeza de que o sonho da vida eterna é uma realidade.
            Deus muda a nossa sorte.
            O salmo 126 é a explosão de alegria de um pequeno grupo que retorna na primeira leva dos cativos da babilônia. A expressão que transmite o fato extraordinário é “...parecia que estávamos sonhando” – essa frase da a idéia de “retornar do cativeiro”. O retorno do cativeiro parecia um sonho. Pois diante do aparente abandono de Deus, os profetas sempre os animavam com a certeza do cuidado de Deus e de um retorno para a pátria, “Sim! Eu afirmo que vocês me encontrarão e que eu os levarei de volta à pátria. Eu os ajuntarei de todos os países e de todos os lugares por onde os espalhei. E levarei vocês de volta à terra de onde os tirei e levei como prisioneiros. Eu, o Senhor, estou falando” (Jr 29.14).
            Os que voltaram do cativeiro voltaram dando glórias a Deus pelos seus maravilhosos feitos. Tanto que esse salmo, o 126, é um salmo de peregrinação, ou seja, as pessoas iam cantando desde suas casas até Jerusalém. E nesse cântico relembravam tudo o que Deus havia feito com eles. Era um cântico onde se transparece um belo testemunho.
            Testemunho que nós cristãos luteranos também podemos dar. Em Jesus Deus mudou e muda a nossa sorte. Mesmo que estejamos passando por momentos difíceis na vida, lembremos e testemunhemos as palavras de Jesus: ...No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo” (Jo 16.33), e “Se algum de vocês tiver de sofrer, que não seja por ser assassino, ladrão, criminoso ou por se meter na vida dos outros. Mas, se alguém sofrer por ser cristão, não fique envergonhado, mas agradeça a Deus o fato de ser chamado por esse nome” (1Pe 4.15-16).
            Não são as coisas desse mundo que levam a testemunhar e confessar a Cristo como Senhor, mas sim a mudança de sorte que Deus fez e faz na minha vida, a salvação eterna. E por sermos filhos redimidos de Deus, “não as esconderemos dos nossos filhos, mas falaremos aos nossos descendentes a respeito do poder de Deus, o Senhor, dos seus feitos poderosos e das coisas maravilhosas que ele fez” (Sl 78.4), “Por que nós cremos com o coração e somos aceitos por Deus; falamos com a boca e assim somos salvos. Porque as Escrituras Sagradas dizem: quem crer nele não ficará desiludido” (Rm 10.10-11).
            Segundo o Salmo 126, Deus muda a nossa sortee assim, parece que estamos sonhando de tanta alegria, e ainda, testemunhamos e confessamos. Nossa alegria e motivação não estão nas coisas deste mundo. Aqui sofremos, aqui nos desiludimos e nos enganamos. Nossa alegria e motivação estão em Cristo, por isso, “Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria” (Fp 4.4), e nessa alegria de estarmos em Cristo, “As Escrituras Sagradas dizem: Eu cri e por isso falei. Pois assim nós, que temos a mesma fé em Deus, também falamos por que cremos” (2Co 4.13).
            Deus mudou a nossa sorte – Que sorte!
Conclusão
            Deus muda a nossa sorte
            Deus nos abençoe a podermos sempre nos lembrar a mudança de sorte realizada por nós em Cristo Jesus o nosso salvador. E tendo Deus em Jesus Cristo mudado a nossa sorte, que a alegria nos motive a testemunhar e confessar Jesus entre os homens. Amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...