terça-feira, 8 de novembro de 2011

O Dia do Senhor está próximo!

13/11/11 – Penultimo Domingo do ano da Igreja
Sl 90.1-12; Sf 1.7-16; 1Ts 5.1-11; Mt 25.14-30
Tema: O dia do Senhor está próximo!


            Sofonias é o último profeta antes do cativeiro babilônico do reino do sul – Judá. O nome Sofonias quer dizer “O Senhor protege, ou esconde”. Não se pode fazer confusão com os outros Sofonias do A.T. 1Cr 6.36; Jr 21.1; Zc 6.10.
Contexto econômico
Mudanças internacionais de grande importância estavam ocorrendo. O império Assírio, que havia estendido seu domínio até 800 km ao sul do rio Nilo, na África, desintegrou-se com a queda de Nínive em 612 a.C. Assim a Babilônia começava a se estabelecer como a grande potência militar e conquistou Judá com a destruição de Jerusalém em 586 a.C. Um pouco antes disso o profeta Sofonias fez as suas pregações.
É conhecido como o profeta do Dia do Senhor. Fala especificamente de juízo sobre uma nação. Os outros profetas fazem um anuncio de juízo universal. Sofonias denuncia que outros convenceram Israel, e Israel o povo de Deus, não convenceu ninguém. Suas mensagens contribuíram para o desenvolvimento do Novo Testamente com respeito ao dia do Senhor. Além disto, contém um ensinamento bastante desenvolvido acerca do remanescente fiel que seria restaurado no dia da visitação do Senhor (3.9-20). Sofonias profetizou durante os anos iniciais do reino de Josias. Josias havia repentinamente assumido ao trono de Davi com a idade de oito anos, 640aC.
Contexto geográfico
Israel, reino do norte, já havia sido conquistado pela Assíria. E a conquista efetivou no convite para que o povo de Judá voltasse a Deus. Com o reinado de Manassés e Amon, reis antes de Josias, o povo de Judá havia cometido pecados sem limites. E agora, Josias ao assumir o trono, encontrou em Judá um triste estado de degeneração moral e espiritual. No entanto, a pregação de Sofonias se deu antes das reformas do rei Josias. Com certeza sua pregação surtiu efeito.
Para quem era dirigida a mensagem?
A mensagem de Sofonias se destinava a Judá e Jerusalém, sua capital, e a todos os povos, com um paralelo do profeta Joel. O propósito desta mensagem era o de sacudir o povo de Judá para sair do estado de acomodação, exortando-o a voltar ao Senhor. O tema da profecia é: “Deus vinga o abuso de privilégios” com ênfase em: “O Dia do Senhor está próximo! mostrando a importância deste último clamor e aviso de Deus ao seu povo para que se arrependa antes que seja tarde demais.
Olhando para todo o livro
A primeira parte - 1.1 a 2.3: fala para “Olharmos para dentro”. O profeta aponta para a ira vindoura sobre Judá! O juízo que virá sobre Judá, será pelo cativeiro babilônico. As palavras do versículo após o nosso texto de meditação, o v.17: “...pecaram contra o Senhor!...” é um apelo ao arrependimento do povo.
A segunda parte - 2.4 a 3.8: fala para “Olharmos ao redor”. O profeta aponta para a Ira divina sobre as nações por causa da indiferença quanto a Deus.
A terceira parte - 3.9 a 3.20: fala para “Olharmos para além do horizonte”. O profeta indica que após a ira vem a salvação. Se houve anuncio de castigo, houve também anuncio de libertação do cativeiro. E a libertação se deve ao fato de Deus ter uma promessa para cumprir, enviar o remanescente que iria salvar a humanidade, essa promessa está registrada no v.20 do capitulo 3.
Sofonias do século XXI
            Impressionante, como nesse mês de novembro, tanto Amós como Sofonias, apontam para circunstâncias sociais, morais e espirituais daquela época e que são semelhantes as nossas.
            O versículo 7 introduz um importante tema. O profeta está em silêncio. O dia do Senhor não está longe, está próximo. É necessário preparar-se para recebê-lo. Esse é o supra sumo de sua mensagem. Os v. 8,10,12,13 descrevem os traços desse dia.
            Deus anuncia um banquete que ele pensa em oferecer. Os convidados foram escolhidos e purificados para o banquete sagrado. A expressão hebraica no v.8, “banquete” significa matança para o sacrifício. Mas, quem são os convidados e as vitimas? O profeta ainda não os identifica. O dia do banquete, ou da matança, será um momento de exigir contas com vistas a punição. Vejamos que os v. 8,10,12,13 descrevem os culpados: príncipes, os superticiosos, os sacerdotes que enriqueceram o templo a custa de exploração ou extorção, leigos que enriquecem o templo com bens injustamente adiquiridos. O profeta ataca a violência e a fraude.
            Os v. 10 e 11 apontam para um lamento do povo. Mas, um lamento não pelos seus pecados que seria o correto, mas sim, para o fim de seus negócios, o fim do comércio envolvido em injustiças.
            O v 12, Deus faz uso da Palavra. Onde entra outro grupo de culpados, aqules que não querem compreender. Esses não negam a Deus, mas negam a ação de Deus na história. Dizem que Deus não se importa com o comportamento humano, não premia e nem pune. Sl 94.7
            O v. 13 é demonstrado aos que não entendem como Deus age na realidade do dia a dia. Mq 6.1.
            O v 14 é o desenvolvimento do v.7, ou seja, do dia do Senhor
            Os v. 15 – 16. Em todo o texto a palavra “dia” aparece 14 vezes. Nesses dois versículos, aparece 7 vezes. É o desenvolvimento daquilo que conhecemos como “dies irae”. É um dia de atuação judicial, ou seja, dia de sentença condenatória. Pv 11.4; Jó 21.30. Nesse dia a ira irá se impor. A vara da ira é instrumento de execusão de sentença, Lm 3.1. Ezequiel 7.19 emprega a mesma expressão que Sofonias. Quando chegar o dia do julgamento condenatório não haverá tempo para clamar por misericórdia.
            Uma pregação de lei essa primeira parte. Uma lei que convida o povo ao arrependimento. Para que olhem para dentro. Dentro da vida, da igreja, da sociedade. Esse convite eu faço a você. Olhe para a sua vida. Como você está? Como está a sociedade na qual você vive? Como está a sua igreja?
            Eis que o dia do Senhor está próximo. Então ouça as palavras de Paulo: “Hoje é o dia de ser salvo”( 2Co 6.2). Ouça Jesus: “Quem crê já está salvo, quem, porém não crê já está condenado” (Jo 3.18). Deus anunciou o terrivel dia para chamar o povo ao arrependimento, pois seu desejo é que todos sejam salvos. Infelizmente muitos não querem ouvir, não querem prestar atenção. Deus em seu amor continua enviando profetas Sofonias que falam com ousadia e coragem sobre o dia que vem. E que nesse dia eu e você estejamos com Jesus, pois ele é o nosso advogado junto a Deus (1Jo 2.1).

Um comentário:

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...