terça-feira, 22 de novembro de 2011

Conscientização sobre a dependência de Jesus

27/11/11 – 1º Domingo no Advento
Sl 80.1-7; Is 64.1-9; 1Co 1.3 – 9; Mt 11. 1 – 10 ou Mc 13.24-37
Tema: Conscientização sobre a dependência de Jesus.
                                                                          
            Feliz ano novo! Essa é uma saudação que as pessoas já começam a ouvir, pois estamos próximos a um novo e abençoado ano.
            Advento – é o inicio de um novo ano dentro do calendário da igreja. É um período de preparação. A idéia predominante nesses 4 finais de semana de advento é a vinda do Senhor Jesus. E Jesus vem a nós de três maneiras: na Carne (natal), em Glória e na Graça (Palavra).
            Abordamos o texto de Isaias nesse primeiro domingo de Advento. E observando bem de perto, transparece um pedido, uma súplica. O povo está sofrendo, e isso se deve ao silêncio de Deus. O que indica é que aqueles que abandonaram a Deus agora enfrentam uma vida sem Deus. O povo que caiu na tentação e aceitou a viver conforme o espírito de auto-suficiência e orgulho sente-se agora desamparado e isso os levou ao sentimento de desamparo.
            O povo lembra do seu passado, Is 64. 2 – 4: “Elas seriam como a água que ferve em cima de um fogo forte. Os teus inimigos reconheceriam a tua fama e tremeriam de medo diante de ti. Quando fizeste coisas maravilhosas, que nós nem esperávamos, tu desceste do céu, e as montanhas tremeram diante de ti. Nunca ninguém viu ou ouviu falar de outro deus além de ti, de um deus que faz coisas assim em favor dos que confiam nele”. E olhando para esse passado, o povo lembra da intervenção gloriosa de Deus no meio do povo.
            Temos diante de nós um texto que reflete conscientização do povo sobre sua atual situação. Já que haviam iniciado uma jornada que os afastou de Deus e os levou a tentarem buscar independência de Deus, e isso não os levou a lugar nenhum, houve arrependimento e confissão dos pecados: “...Tu estavas irado conosco, mas nós continuamos a pecar; ...todos nós nos tornamos impuros, todas as nossas boas ações são como trapos sujos. Somos como folhas secas; e os nossos pecados, como uma ventania, nos carregam para longe” (Is 64.5b – 6). Assim o povo declarou sua dependência de Deus: “Mas tu, ó Senhor Deus, és o nosso Pai;  nós somos o barro, tu és o oleiro, todos nós fomos feitos por ti” (Is 64.8).
            Querer tornar-se independente de Deus é desejar viver o caos. Deus nos leva pela sua Palavra a termos consciência de nossa total dependência dEle. E justamente para a dependência de Deus que o apóstolo Paulo aponta aos coríntios. Ele diz: “Por estarem unidos com Cristo Jesus, vocês foram enriquecidos em tudo, ...” (1Co 1.5a).
            O mesmo motivo pelo qual o profeta Isaias precisou conscientizar o povo de Deus para sua total dependência de Deus, levou o apóstolo Paulo a conscientizar os cristãos de Corinto.
            A igreja de Corinto precisa de orientação, principalmente quanto aos dons que os estava levando a se separarem em grupos. A desunião os estava afastando de Deus. Os dons estava levando o povo a se distanciar de Deus. Muitos estavam cheios de soberba pelo dom do conhecimento e do falar em línguas.
            Um povo dependente de Deus é um povo edificado, funadmentado em Jesus, que é a Rocha firme, como diz a nova temática da IELB para 2012, Fundamentando: Jesus a Rocha Firme! “O Senhor é a minha rocha poderosa e o meu abrigo” (Sl 62.7).
            Paulo diz aos coríntios sobre a importância de se estar fundamentados em Jesus: “Cristo vai conservá-los firmes até o fim para que no dia da volta do nosso Senhor Jesus Cristo vocês não tenham culpa de nada” (1Co 1.8), também aos filipneses: “Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus” (Fp 1.6), e ainda ao cristãos da Ásia Menor: “Ele fez isso para dedicar a Igreja a Deus, lavando-a com água e purificando-a com a sua palavra. E fez isso para também poder trazer para perto de si a Igreja em toda a sua beleza, pura e perfeita, sem manchas, ou rugas, ou qualquer outro defeito” (Ef 5.26-27).
            O povo ao qual o profeta Isaias anunciou a Palavra de Deus, reconheceu seu pecado e clamou por perdão de Deus. Deus em seu amor através do profeta Isaias anunciou a mensagem de esperança, a mensagem da salvação no descendente de Davi que viria daquele povo exilado na Babilônia. E com a certeza da salvação o povo era convidado a permanecer em Deus.
            O povo ao qual Paulo escreve sua carta está sendo convidado a permanecer na graça. Pois é a graça de Deus, manifestada em Jesus Cristo e apresentada pelo evangelho, que nos mantêm edificados e fundamentados na rocha poderosa.
            Precisamos ser concientizados da nossa total dependência de Jesus Cristo. Pois facilmente, assim como o povo de Deus no antigo testamento, podemos nos deixar levar pelo espírito da auto-suficiência e do orgulho de querer viver longe do nosso salvador. Conscientes de que o melhor lugar, é estar edificado em Jesus, nele seremos enriquecidos, e enriquecidos nEle, nada nos separará de Jesus. Em Jesus, Deus não esquecerá jamais que somos o povo dele. Amém!
            Feliz ano novo! Essa é a saudação que edificados em Jesus podemos nos saudar uns aos outros. Pois edificados em Jesus, estamos enriquecidos e enriquecidos saibamos que o nosso novo ano, tanto eclesiástico como o de 2012, será abençoado. Amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...