terça-feira, 22 de novembro de 2011

Com futuro certo vivamos intensamente o presente

24/11/11 – Ação de Graças
Sl 67; Dt 8.1-10; Fp 4. 6-20; Lc 17.11-19
Tema: Com futuro certo vivamos intensamente o presente.
Introdução
            O que você gostaria de saber sobre o futuro?
Há uma preocupação exagerada pelo futuro. E é assim, pois muitos se esqueceram do que as aguarda verdadeiramente no futuro. E esse esquecimento se deve ao fato de estarem demasiadamente envolvidas pelo presente que as faz sentir seguras em si mesmas. Vejamos essa constatação pelas palavras de Deuteronômio 8. 1 – 10.
Desenvolvimento
Quando lemos Deuteronômio 8. 1 – 10, a primeira impressão é que ele não tem nada a nos dizer. Pois, não somos o povo de Israel e nem fomos libertados da escravidão do Egito, não fomos guiados pelo deserto durante 40 anos e ainda, não fomos alimentados com o maná e com as codornizes.
No entanto, muitas foram e continuarão sendo as situações em que Deus esteve e estará presente. Nós, não somos o povo de Israel. Vivemos a milhares de anos após esse relato. Mas, mesmo assim, este texto tem muito a nos dizer. O Deus que adoramos nesse dia é o mesmo Deus que esteve com o povo de Israel no deserto. O Deus que conduziu o povo de Israel rumo a terra prometida, é o Deus que deseja conduzir a minha vida.
O vv. 11 e o 18 dizem: “Guarda-te, que não te esqueças do Senhor teu Deus, deixando de observar os seus mandamentos, os seus preceitos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno; Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque ele é o que te dá força para adquirires riquezas; a fim de confirmar o  seu  pacto, que jurou a teus pais, como hoje se vê” (Dt 8. 11, 18)
Dia de ação de graças é um dia reservado para que, de forma especial, demos graças a Deus. Não que os outros dias não o sejam para fazermos a mesma coisa, no entanto, há um dia especial no ano para que todos nos lembremos das muitas bênçãos dadas por Deus. Nos lembremos das boas dádivas derramadas sobre nós.
Conforme o texto bíblico, quais são essas dádivas? Uma boa terra e vertentes de água. Observemos que alem da terra, Deus concede a terra algo especial, o poder de fazer com que ela faça germinar a semente, e assim a terra lavrada não nega o alimento. Assim, devido a fertilidade dada por Deus a terra, cada família, seja no campo ou na cidade, tiram da terra o sustento.
O texto de Deuteronômio 8. 1 – 10 nos alerta para um perigo, “Para não suceder que, depois de teres comido e estares farto, depois de teres edificado boas casas e estares morando nelas, depois de se multiplicarem  as tuas manadas e os teus rebanhos, a  tua prata e o teu ouro, sim,  depois  de se multiplicar tudo quanto tens, se exalte e teu coração e te esqueças do Senhor  teu  Deus”. (Dt 8.12-14).
            Com futuro certo vivamos intensamente o presente. Com a posse da terra prometida, que segundo a Bíblia era riquíssima, muitas pessoas enriqueceram. E a riqueza, ou seja, a terra que o tornou ricos pela fertilidade que Deus havia dado a ela, sendo motivo de gratidão a Deus, levou muitos israelistas a se esquecerem de Deus, e esquecendo-se de Deus, esqueceram também da criatura de Deus, o homem a quem foram enviados para amar.
Deuteronômio 8 é uma pregação. Um sermão para um povo que assim como em mossos dias estava preso ao consumo, um povo esquecido de Deus. Por esse motivo é necessário pregar Deuteronômio 8, pois, a semelhança daquele povo, corremos o mesmo perigo. O perigo que estarmo sendo consumidos pelo consumismo egoísta. Deus nos concede bênçãos para sermos uma bênção a outros.
Gratidão e Perigo. Essas são as duas coisas importantes para pensarmos nesse dia de ação de graças. Ter muito ou pouco são situações perigosas. O perigo é esquecer-se de agradecer a Deus, no muito ou no pouco. No muito nós nos achamos auto suficientes. No pouco nos tornamos queixosos.
            As servas cantam um hino que resume uma grande verdade: “Com tudo que somos e temos ...”. Que essa verdade possa ser vivida por todos nós. Com futuro certo vivamos intensamente o presente. Afinal, tudo o que possuímos vem das misericordiosas mãos de Deus. Ninguém pode dizer que não possui nada. Todos nós possuímos algo. Como disse o próprio apóstolo Paulo: “Portanto, se temos comida e roupas, fiquemos contentes com isso” (2Tm 6.8). Talvez eu precise mudar minha oração para: “Amado Pai, ajuda-me a estar contente com aquilo que tens me dado”.
            Se dessa vida não levamos nada, Deus já nos ofereceu e oferece aquilo que é necessário: Jesus Cristo. Pois em Jesus, deixaremos essa vida para gozar da vida eterna. Tanto que o apostolo Paulo disse: “...Aprendi o segredo de me sentir contente em todo o lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação” (Fp 4. 12 – 13).
Conclusão
            Você está preocupado com o futuro?
            Só há um futuro. O futuro eterno. Que em Jesus que é o necessário para nós saibamos que o amanhã é de felicidade eterna. Em Jesus tudo está muito bem.
            E o meu Deus, de acordo com as gloriosas riquezas que ele tem para oferecer por meio de Cristo Jesus, lhes dará tudo o que vocês precisam” (Fp 4.19). Com futuro certo vivamos intensamente o presente. Amém
Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...