quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Em Jesus eu vivo sem medo do fim

20/11/11 - Ultimo Domingo do ano da Igreja
Sl 95.1 – 7a; Ez 34.11-16,20-24 ou Is 65.17-25; 1Co 15. 20-28 ou 2Pe 3.3-13; Mt 25.31-46
Tema: Em Jesus eu vivo sem medo do fim
Um estudo de Mateus 25. 31 - 46

            Hoje se fala muito em milênio. E diante desse assunto há alguns posicionamnetos teólgicos. Há o Pré-milenarismo, Pré-milenarismo dispensacional (dispensacionalismo), Pós-milenarismo.
            Tenho certeza que já ouviram falar sobre essas correntes teológicas. Talvez não tenham tentado te explicar isso num culto, durante um estudo o que elas realmente significam. Queremos aproveitar nosso espaço para conversarmos um pouco sobre uma dessas correntes, o dispensacionalismo. E o texto base para essa conversa é o de Mateus 25. 31 – 46, leitura para esse que é o ultimo domingo no calendário da Igreja cristã.
            O dispensacionalismo entrou em cena por assim dizer em 1850. O filme: “Left behind, deixados para trás”,  é a transmissão do ensino do dispensacionalismo. O personagem que representa o anti cristo é o político. Assim se vence o anti cristo derrubando-o politicamente. Vejam que o filme, ou o dispensacionalismo anuncia que não é pregando o evangelho que se derruba o anti cristo. Outro ensino é que haverá sete anos para que haja conversão.
           A palavra dispensacionalismo foi tirada do apóstolo Paulo na sua carta aos Efésios. Segundo o ensino dispensacionalista há sete dispensações, ou seja, “um período da história em que Deus se manifesta para ver se as pessoas são obedientes”. Nessa corrente de ensino Cristo voltará secretamente, e isso se dará pelo arrebatamento, ou seja, os sete anos de tribulação e após isso virá os mil anos, e somente depois disso que Jesus voltará definitivamente.
            No texto de Mateus 25. 31 – 46  destacaremos palavras importantes para um conclusão sadia, pura e cristã.
            O capitulo 25 é particular de Mateus, não há nada comparado a esse relato em outro texto bíblico. Temos diante de nós uma seção altamente cristológica. Jesus se apresenta como filho do Homem, Rei, Senhor e Juiz, todos esses são tidos como títulos messiânicos.
Análise:
            O v. 34 – “benditos” (ARA), “abençoados” (NTLH). Do termo ευλογεω. Ainda, “entrai na posse” (ARA), ou “venham e recebam” (NTLH), do termo κληρονομεω.
Os vv. 35 – 36 nos mencionam algumas obras. Por quê? No v. 32 foi dito que todos serão separados. O termo é αφοριζωseparar de outros pelo estabelecimento de limites ou uso de critérios. O critério para o julgamento é a fé, disse Jesus: “mas quem ficar firme até o fim será salvo” (Mt 24.13 NTLH). Esse discurso escatológico é anunciado aos discípulos. Ouviram tudo o que iria acontecer e foram convidados a permanecer firmes. Aqui há separação por causa da fé, veja o que é dito em Tg 2.17, "Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta".
Em Mateus 25. 31 - 46, temos a confirmação dos condenados e dos salvos, pois o julgamento já aconteceu. Os que creram para a vida eterna, os que não creram para a morte eterna.
O novo testamento fala sobre três juízos: na Vida (João 3. 18); na Morte (Hebreus 9.27), sendo que o mesmo já aconteceu na vida. No Juízo final (Mateus 25) é a confirmação pública do julgamento acontecido já na morte.
            A frase do v 40 “τουτων των αδελφων μου των ελαχιστων” – “destes meus pequeninos irmãos” (ARA), “mais humilde dos meus irmãos” (NTLH). Os pequeninos aos quais Jesus se refere são os cristãos, os discípulos, aqueles que se permaneceriam firmes na fé apesar da desmoralização do mundo. E na fé participariam dos eventos trágicos e testemunharam a sua fé através de ações em prol da humanidade, Tg 2.17; 1Jo 3.18.
            Jesus foi um grande pregador, ensinou sobre diversos assuntos. E conforme Mateus 25 está fazendo um discurso escatológico, discurso esse que vem sendo abordado desde Mateus 24. É uma resposta a pergunta dos seus discípulos, “...Conte para nós quando é que isso vai acontcer. Que sinal haverá para mostrar que chegou o tempo de o senhor voltar e de tudo acabar?” (24.3NTLH). E assim numa tarde de terça feira, no monte das Oliveiras, três dias antes da crucificação, os discípulos escutam atentamente a apresentação de alguns sinais que irão caracterizar a segunda vinda de Jesus.
            Observações importantes:
            Quem será julgado? Todos, Rm 14.10; 2Co 5.10 e ainda Jo 3.18.
            Esses textos nos mantem sobreavisos contra uma falsa segurança carnal e nos deixa apercebidos dia após dia do nosso pecado. E assim dia após dia em arrependimento precisamos reconhecer nossa pecaminosidade e em fé ir à Jesus Cristo como nosso Redentor, e assim seremos tratados conforme diz a Palavra de Deus: “Aquele que nele crê não é condenado” (Jo 3.18; Rm 10.4) e ainda “Cristo é o fim da lei”.
            Por tudo isso querido e querida não espere os anos de tribulação, nem mesmo o arrebatamento, pois isso não acontecerá. Jesus virá para confirmar o julgamento dos que estiverem vivos e dos que já estiverem mortos. Pois o anuncio público no dia do juizo acontece já em vida e é definitivo na morte. Quem está em Cristo ressuscitará para a vida eterna. Viva sua vida na fé em Jesus, “pois todo aquele que nele crê, ainda que morra viverá”. E em Jesus saiba que você já governa o mundo com justiça, 1Co 6.2-4; Ap 3.21; Mt 19.28; Lc 22.29-30.
            Em Jesus você já é herdeiro da vida eterna. Desfrute essa vida na certeza de que nada poderá te separar do amor de Cristo, conforme Romanos 8.32 - 39. Continue a falar de Jesus Cristo, e quem ouve a pregação, continue a receber Cristo. Deus anos abençoe. Amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann

Você encontra propostas de tema para o texto de Mateus 25. 31 – 46 em


Preciso Falar Vol. 21, p.176, Editora Concórdia, ano 2010/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...