segunda-feira, 4 de abril de 2011

Jesus, nosso conselheiro nas crises.

10/04/11 – 5º Domingo na Quaresma
Sl 130; Ez 37.1 - 14; Rm 8.1 - 11; Jo 11.1 - 45
Tema: Jesus, nosso conselheiro nas crises.
Introdução
            Falar sobre família é falar sobre crise. Afinal, os componentes da família são pecadores, e como tais, cheios de falhas. E em meio a essas falhas, ocorrem os desentendimentos. O próprio pecado tem como conseqüência a doença, o medo, bem como a morte. Levando isso em consideração, temos em nosso texto de hoje, Evangelho de João, capitulo 11, um exemplo familiar de aconselhamento. O relato narrado pelo evangelista apresenta uma doença fatal, perigo pessoal, e a perda de um ente querido.
            Jesus, nosso conselheiro nas crises.
            Durante esse mês queremos fortalecer cada um na certeza da ressurreição. E numa crise familiar, como pessoas são enganadas com mentiras de que um cristão não pode sofrer; muitos são levados a confiarem apenas em si mesmos, faça isso e você sairá dessa.
            Conforme nos apresenta a narrativa bíblica, Jesus amava Lázaro, Maria e Marta. Bem provavelmente o lar deles, perto da cidade de Jerusalém, era o melhor lugar para Jesus relaxar. E pelo texto vemos que Jesus ao ouvir a noticia de que “Lázaro estava enfermo”, demorou-se em ir socorrê-lo, e essa demora consistiu em dois dias.
            Jesus sabia exatamente o que estava acontecendo em Betânia, e aproveitou a ocasião, a própria crise dessa família para ensinar seus discípulos, “Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o filho de Deus seja por ela glorificado” (v.4), e ainda os vv. 9 – 15 vale a pena conferir.
            Maria e Marta estavam enfrentando uma crise em sua casa. Os discípulo e Jesus também estavam enfrentando uma crise, o perigo de morte, vv.8, 16. Mesmo assim, Jesus e os discípulos foram a Betânia.
            Em Betânia a cena era de grande tristeza. Amigos estavam lá para consolar Marta e Maria. No entanto, quando Marta soube de que Jesus estava chegando, saiu de casa, deixou todos que ali estavam e foi encontrar-se com Jesus. Jesus, nosso conselheiro nas crises. O texto apresenta como Jesus lidou com essa situação, em meio a uma grande crise familiar.
            Primeiramente: deixou Marta expressar seus sentimentos e confusão, vv.21,22.
            Segundo: calmamente, Jesus deu-lhe nova certeza e esperança, vv.23,25,26. Jesus se apresentou como o verdadeiro Messias, o salvador. Apresentou a certeza da ressurreição.
            Terceiro: Chamou Maria para uma conversa particular. Deixou Maria expressar todos os seus sentimentos. E dentre os sentimentos, Maria se apresenta com raiva, v.32.
            Quarto: não impediu que as pessoas chorassem, pelo contrário, Jesus expressou sua tristeza e chorou.
            Quinto: mesmo em meio aquela crise familiar, em meio à crise de medo dos discípulos por estarem correndo risco de vida, agora Jesus enfrenta a crise das acusações. Mas ele as suporta com calma e ali apontou para a verdadeira solução, a ressurreição.
            Jesus apontou para a vitória sobre a morte, a maior e mais temível de todas as crises humanas. Diz Paulo aos Coríntios, 1Co 15.51 – 58.
            Você está vivendo uma crise? Que tipo de crise? Familiar? Pessoal? Você está com medo? Está inseguro? Relembre que:
            - Jesus deixa que expressemos nossos sentimentos por meio da oração;
            - Jesus renova nossa certeza e esperança pela sua Palavra;
            - Jesus nos ouve, mesmo em meio aos nossos acessos de raiva;
            - Jesus não impede nosso choro, aliás, enxuga as lágrimas;
            - em Jesus, sempre há uma luz no final do túnel. A maior de todas as crises já foi vencida.
            Jesus, nosso conselheiro nas crises. E um dos maravilhosos conselhos de Jesus está registrado em João 20.31 “       “ e nesse próprio episódio de hoje, João capitulo 11, Jesus se apresenta e renova em nós a certeza de que ele é o Messias, o Filho de Deus que dá a vida. Observamos como Jesus tem por nós compaixão e amor. Aqui aprendemos que Jesus está no controle de toda e qualquer situação. Jesus permite os seus sofrerem, mas anuncia que no sofrimento está com cada pessoa.
            Quando as adversidades, as crises inevitáveis da vida vêm ao nosso encontro, Jesus nos convida a voltarmos a Ele. A reconhecer que não importa a situação, Ele está conosco e sendo assim, tudo está sob controle.
            Quais respostas você recebe no sofrimento, nas crises diárias?
            Ao contrário daquilo que você ouve, as Escrituras nos encorajam a chamar por Jesus Cristo, por causa de quem ele verdadeiramente é: o Filho de Deus, o Salvador do mundo e por causa da verdade de sua Palavra. Jesus disse: “Eu nunca te deixarei nem te desampararei”. Uma verdade que o mundo com seus muitos conselhos nas crises não se lembram, ou muitas vezes nem sabe. Na crise, às vezes, nossas orações são respondidas quase que imediatamente. Às vezes, porém, a resposta leva tempo. Outras vezes a resposta que queremos nunca vem. E justamente durante o tempo em que a resposta demora ou quando ele nunca vem, Deus em seu amor quer justamente fortalecer a nossa fé é prová-la.
            Jesus, nosso conselheiro nas crises.
            Você está vivendo uma crise? Que tipo de crise? Familiar? Pessoal? Você está com medo? Está inseguro? Relembre: fale com Jesus; ouça o que Ele te diz na Palavra; chore; esbraveje; mas querido irmão e irmã, nunca esqueça que Jesus está contigo. Em Jesus há uma enorme luz no final do túnel. No sofrimento ele está contigo, não apenas caminhando ao teu lado, mas verdadeiramente te carregando no colo.
            Na Bíblia há inúmeras situações que nos apresentam o fato de Deus permitir crises impactarem a vida de seus filhos e filhas. E em todas essas situações, preciosas lições são tiradas, sendo que todas conduzem para a verdade apresentada por Jesus: “Jo 11.25-26”.
Conclusão
            Jesus, nosso conselheiro nas crises.
            - Jesus deixa que expressemos nossos sentimentos por meio da oração;
            - Jesus renova nossa certeza e esperança pela sua Palavra;
            - Jesus nos ouve, mesmo em meio aos nossos acessos de raiva;
            - Jesus não impede nosso choro, aliás, enxuga as lágrimas;
            - em Jesus, sempre há uma luz no final do túnel. A maior de todas as crises já foi vencida. “Jo 11.25 – 26”
Pr. Edson Ronaldo Tressmann
Querência do Norte - PR

Um comentário:

  1. Ola Pastor Edsom , hoje tivemos reunião de servas ,e escolhemos esta mensagem,foi muito bom. Obrigado por nos ajudar mesmo estando longe.
    Abraços de todas as servas que participam dos encontros, continuam as mesmas kkkk .
    neusa valcarte

    ResponderExcluir

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...