quinta-feira, 21 de abril de 2011

A Igreja Acolhe e Integra o homem pecador que Jesus veio buscar.

22/04/11 – Sexta feira Santa
Sl 22 ou 31; Is 52. 13 – 53.12; Hb 4.14-16; 5.7-9; Jo 18.1 – 19.42;
A Igreja Acolhe e Integra o homem pecador que Jesus veio buscar.

Introdução
            Jesus durante sua vida aqui neste mundo como verdadeiro homem e verdadeiro Deus, sempre foi buscado pelas pessoas. Eram doentes buscando cura, famintos buscando alimento, angustiados buscando alivio. Todos aqueles que buscaram a Jesus encontraram muito mais do que necessitavam. Além do alimento para o corpo, encontravam alimento para a alma. Além da cura para o corpo, encontravam cura para alma. Jesus mesmo dizia: “Todo aquele que vem a mim, de modo nenhum eu o lançarei fora”; “Vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados eu vos aliviarei;” Jesus era buscado e nele se encontrava todo o necessário para o corpo e para a vida.
            Notemos que Jesus veio ao mundo como homem para buscar o homem perdido em seus pecados. E Jesus era Deus, então podemos dizer: Deus veio em busca do homem. Qual homem? Do homem pecador, desde aquele que caiu em pecado no jardim do Éden. Quer dizer então que Jesus só morreu por Adão? Rm 5.12,15. Morreu por todos, assim como o pecado passou a todos, assim Jesus morreu por todos e salvou a todos.
            Nesse pano de fundo quero convidar vocês a refletirem junto comigo no tema: A Igreja Acolhe e Integra o homem pecador que Jesus veio buscar
Desenvolvimento
            A Igreja Acolhe e Integra o homem pecador que Jesus veio buscar
            Estamos falando que Jesus veio Buscar o homem pecador. Para isso foi necessário que ele fosse buscado, mas dessa vez não por famintos, nem por doentes ou pecadores, mas por soldados e pelo traidor. Jesus sabe de tudo o que está por vir, mas ele não foge. Quando Pedro corta a orelha de Malco, Jesus pergunta a Pedro: “...não beberei, porventura, o cálice que o Pai me deu?” Em outras palavras Jesus está querendo dizer a Pedro, não precisa agir com violência, não atrapalhe o plano de Deus, pois foi para isso que vim. Eu estou sendo buscado e estou permitindo ser buscado, pois isso é necessário para a salvação de todos os homens, inclusive a tua. Mas é claro os discípulos, mesmo já tendo estado 3 anos com Jesus ainda não compreendiam o que estava acontecendo e nem para que tudo era tudo isso necessário.
            Se olharmos os outros 3 evangelhos, vemos um relato idêntico pelas palavras: “Eis que o traidor se aproximou, e como havia combinado, deu um beijo, e o prenderam...” No evangelho de João o relato apresenta algo diferente: “Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se e perguntou-lhes: A quem buscais?...Jesus, o Nazareno. ...Sou Eu... Judas estava com eles, mas os guardas recuaram...de novo Jesus perguntou: a quem buscais? A Jesus, o Nazareno. Eu já declarei a vocês que sou eu; se és a mim que buscam, deixem os outros ir;
            Que cena. Os soldados vão em busca de Jesus para prendê-lo, assim como se faz a um ladrão. Jesus não foge, afirma sou eu! Deixem os outros irem. Os soldados pecadores como nós, pensaram, é uma armadilha, um se entrega, e o verdadeiro Jesus foge. Creio que após isso, Judas beijou Jesus, e daí sim os soldados tiveram a certeza de que se tratava de Jesus mesmo.
            Quero chamar a atenção para um fato muito importante, que muitas vezes passa até despercebido. Jesus se entrega. Estão buscando a quem? Jesus sabe que buscam por ele, mas ele quer ouvir os soldados dizendo. Jesus está dando uma chance aqueles pobres soldados e ao próprio Judas.
- Se for a mim que buscais, eu estou aqui, eu sou Jesus, o Nazareno.
Os soldados recuam...
- Não pode ser! ....Quem se entregaria assim de mão beijada. .... Cuidado! Pode ser uma cilada! ...Ele deve estar em outro lugar.
- Sou eu, vocês buscam a mim, estou aqui.
É de ficar admirado. Jesus, o verdadeiro Deus, se entregou por nós. Eu sou pecador por causa da desobediência de Adão e Eva, e eu também sou salvo por causa da obediência de Jesus. Jesus veio buscar o homem pecador, veio nos acolher e integrar.
            Jesus não foge daqueles que o buscam para levá-lo à cruz. Eram soldados por parte do governo romano e também por parte da igreja. Uma aliança entre o mundo e a igreja para combater a voz da verdade. Com isso estavam realizando sem que eles entendessem o maior milagre da humanidade, Jesus ser morto para que toda a humanidade vivesse eternamente.
            A violência combate a paz, homens armados com porretes e cordas, queriam combater a boa nova do evangelho. Jesus foi combatido, aliás, o apóstolo Paulo disse: “...a palavra da cruz é loucura para os que se perdem...” Sim, Jesus era escândalo para os judeus e loucura para os gentios. Assim, também hoje, a igreja é o ultimo lugar onde muitos desejam estar. A comunicação da vida é loucura para o mundo.
            A quem buscais? Jesus sempre foi buscado. Todos queriam algo de Jesus, comida, cura, alívio. Todos se aproximavam de Jesus com um propósito. Ele atendia a todos, mas apontava para aquilo que era essencial, CRER NELE EM JESUS. A quem buscais? Essa pergunta continua sendo feita para nós. Você no culto, nessa sexta feira santa, o que busca, ou a quem busca? Muitas pessoas não estão buscando ninguém, estão em casa, no sossego de um feriado, outros tantos estão na rua, pois ainda não entenderam a mensagem desse dia. Outros estão na igreja buscando um Jesus que lhes dê prosperidade ou apenas cura de uma doença.
            O que buscar em Jesus? Aquilo que ele oferece e dá: PERDÃO e SALVAÇÃO. Jesus a cada culto, inclusive nesse dia nos dá o perdão que é tão necessário para vivermos nesse mundo. Fortalece a nossa fé, algo vital no relacionamento com Deus. Nos dá a vida eterna, esperança para continuarmos nesse mundo onde reina a violência e a corrupção. Sim! Querido irmão e querida irmã, Jesus nesse dia também está te perguntando: A quem buscais? E ele te responde: Eu sou Jesus. Eu sou a Palavra Viva, Eu sou o Corpo e o Sangue, e Eu sou para você. Para você que está desesperado, aflito, angustiado e cheio de pecado. Eu estou presente na Palavra e na Santa Ceia oferecidos a você para te perdoar, te aliviar, te consolar. Não faça como os soldados romanos, não recuem diante de Jesus, venha e receba aquilo que só ele pode e nos dá: VIDA e SALVAÇÃO.
            Muitos recuam diante da promessa de salvação a qual Jesus oferece. Afinal, é muito fácil, “é de mão beijada”. Mas a salvação é assim, é gratuita, é a manifestação da graça de Deus. E ela é para cada pecador. Jesus veio buscar o homem pecador, e a igreja deseja e quer acolher e integrar.
            A Igreja Acolhe e Integra o homem pecador que Jesus veio buscar
            Jesus respondeu aos que o buscavam – “Sou Eu”. Será que os soldados conheciam o significado desse nome? Você cristão ainda se lembra do significado desse nome? O anjo ao anunciar a gravidez de Maria por parte do Espírito Santo disse: “Você porá nele o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.” Jesus – SALVADOR DOS PECADORES, SALVAÇÃO DOS PECADOS. Esse é Jesus, o “Sou Eu.” Os soldados não conhecem esse significado, e ainda zombam de Jesus ao dizer: “Procuramos, Jesus, o Nazareno.
            Essa também foi a reação de Natanael, “ah, está bem, desde quando pode vir alguma coisa boa de Nazaré” diante da afirmação de Filipe ao dizer: “Achamos...Jesus, o nazareno.” Os soldados pensavam assim e ridicularizam Jesus. Cadê o Nazareno? Pilatos, outro que também deseja ridicularizar Jesus com a mensagem deixada na cruz de Jesus: “Jesus Nazareno, o rei dos judeus.” Pilatos queria dizer: está aí o grande rei de vocês. Olhem só que rei vocês têm.
            Jesus não se envergonha de sua missão, nem de sua origem na pequena cidade de Nazaré. Tudo o que fez, fez por amor ao homem pecador, fez por mim e por você. Jesus aceitou a missão dada pelo Pai de ser feito homem para salvar o homem pecador. Que grande amor Deus teve por nós. E esse mesmo amor ele continua tendo ainda hoje, por isso, envia a sua Igreja para Acolher e Integrar pecadores que recebem de Cristo o perdão. Vamos analisar em nosso texto a demonstração de amor que Jesus teve pelas pessoas.
            Jesus agiu com amor para com Judas: Jesus disse: “Amigo, para que vieste?” Em outras palavras, não queres voltar atrás.
            Jesus agiu com amor ao soldado que vinha para lhe prender: após Malco ter sua orelha cortada, Jesus o cura.
            Jesus demonstra amor aos seus: deixe-os ir. Jesus protege seus discípulos. Mesmo Pedro tendo sido reconhecido como discípulo de Jesus, não foi castigado, preso ou espancado. Todos ficaram a salvos.
            Jesus ama toda a sua criatura. Muitas vezes, Deus permite nosso sofrimento. Algumas vezes para nos trazer de volta a Ele, pois nos afastamos. Outras vezes Ele nos tem perto dEle, mas quer imprimir em nosso coração ainda mais vivacidade na fé, nos levando a testemunhar mesmo na dor e no sofrimento. Nós também só podemos enfrentar os sofrimentos que Deus permite cair sobre nós por causa do poder do Espírito Santo. Assim foi com os discípulos, na semana da paixão, nenhum mal aconteceu a eles, pois não estavam preparados. O apóstolo Tiago que iniciou a lista dos mártires, foi morto 10 anos depois do sofrimento de Jesus. Eles primeiro foram preparados no Espírito Santo para depois enfrentarem os sofrimentos por seguirem Jesus. Vejamos as palavras de Estevão: “Eis que vejo os céus abertos e o filho do homem, em pé à destra de Deus” (At 7.56). O próprio Jesus em uma oração registrada por João disse: “Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome que me deste, para que eles sejam um, assim como nós. Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura” (Jo 17.11-12). E o nosso Salvador ainda nos ensinou a orar no Pai Nosso: “mas livra-nos do mal...
            Jesus demonstrou amor por nós, portanto, ouçam o que disse Jesus: “não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino” (Lc 12.32).
Conclusão
            A Igreja Acolhe e Integra o homem pecador que Jesus veio buscar.
            A igreja Comunica a Vida, em palavras e também no acolher e integrar. A mensagem de amor é uma mensagem além das palavras. O próprio apóstolo João resumidamente a proclamou, “Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo o que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). Amém!
Pr. Edson Ronaldo Tressmann

Um comentário:

  1. Parabéns pelas brilhantes mensagens que escreves. Que o bom Deus continue abençoando a sua vida e o seu ministério pastoral.
    Abraços,
    Pastor Martinho F. Voss

    ResponderExcluir

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...