terça-feira, 19 de abril de 2011

Isto é o meu corpo ... Isto é o meu sangue

21/04/11 – Quinta feira Santa
Sl 116. 12 - 19; Ex 24.3 - 11; Hb 9.11 - 22; Mt 26.17 – 30
Tema: Isto é o meu corpo...Isto é o meu sangue
Introdução
            Popularmente se tem abril como o mês da mentira, assim como lembramos no inicio desse mês. As conseqüências da mentira são as mais variadas possíveis. E sabemos pela Palavra de Deus que o pai da mentira é o diabo, João 8.44. E sendo mentiroso, quer lhe causar aquilo que é próprio dele, a morte eterna. Paulo ao escrever a sua segunda carta aos Coríntios anuncia: “nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (2Co 4.4). O apóstolo Pedro em sua primeira carta a cristãos espalhados pelo centro e norte da Ásia Menor anuncia: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;” (1Pe 5.8).
            Como será que o deus deste século, o diabo, está impedindo que a luz do evangelho brilhe sobre as pessoas? Como será que o leão que ruge, o diabo, está procurando nos devorar? Cegando o nosso entendimento. E francamente falando, estamos perdendo de vista à importância do ensino e da prática da santa ceia.
            Por isso, nesse dia tão especial no calendário cristão, quinta feira santa, meditemos sobre a santa ceia.
Desenvolvimento
            Santa ceia ainda é um assunto polêmico entre o mundo e a igreja. Dentro da própria igreja um dos assuntos mais discutidos é o significado das palavras de Cristo na santa ceia. E vale lembrar que por mais de mil anos, a maior parte da igreja concordou na presença real de Cristo na santa ceia. No século XVI, período da reforma muitas pessoas começaram a espalhar dúvidas sobre a presença real. E em meio a essa discussão Lutero deixou claro que nas questões espirituais, a Palavra está acima de qualquer argumento racional.
            As palavras de Jesus: “Isto é o meu corpo...Isto é o meu sangue”. Diante das palavras de Jesus, quem ousa duvidar? Os cegos de entendimento.
            Durante mil anos a igreja estava satisfeita com a simples fé de que a maneira pela qual o corpo e o sangue do Senhor estão presentes na Santa Ceia é um mistério inescrutável. Porém, desde a Idade Média, século IX, as coisas começam a mudar. Da fé, que não explica, apenas crê, passa-se para a razão que tenta explicar a presença real. Assim, da crença e certeza da presença real de Cristo no santa ceia, passou-se a dizer que Pão e Vinho significavam o corpo e sangue de Cristo, que eles são apenas um sinal, uma figura. Aqui está o inicio desse terrível ensino sobre a ceia do Senhor. A razão está acima da Palavra de Deus.
            O que leva pessoas a acreditarem, defenderem a presença real de Cristo na Santa Ceia? Esse fato se deve ao olhar dessas pessoas a Palavra de Deus. Para exemplificar faço uso de outra questão: você crê unicamente na Palavra de Deus? Sim ou Não? Se você precisa suplementar sua fé com provas racionais, você não crê unicamente na Palavra de Deus. Jesus disse: “Isto é o meu corpo...Isto é o meu sangue”.
            Nosso inimigo faz proveito da mentira, aliás, ele ajuda a distribuir a mentira. Principalmente quando a mentira tira a glória e a graça de Cristo. Pastores, Padres e lideres religiosos enfrentam diariamente uma grande tentação: “a tentação de responder perguntas que as Escrituras não respondem”. A Bíblia não nos diz como o pão e o vinho se tornam corpo e sangue, mas, Jesus afirma, “Isto é o meu corpo...Isto é o meu sangue”.
            Hoje é quinta feira santa, para muitos, um dia sem valor, para outros, apenas dia de Tiradentes. Mas, a igreja cristã reunida nesse dia lembra e celebra com alegria a ultima ceia que Jesus celebrou com seus discípulos. Lembra a prisão do Salvador em favor dos nossos pecados.
            A Palavra de Deus não pode estar abaixo da nossa razão ou de nossos pensamentos. Para nós é suficiente saber pela Palavra de Deus que o próprio corpo e sangue de Cristo estão presente na santa ceia, e são oferecidos a mim pecador. Como anunciou o próprio Jesus: “derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados” (Mt 26.28).
            O diabo tenta cegar este entendimento, afinal, pelo perdão dos pecados, se recebe vida eterna. E o diabo condenado ao inferno quer companhia para ele. Ele não quer que você receba o perdão. E a melhor alternativa para isso é te afastar da santa ceia, é te afastar da Palavra de Deus, é te afastar do convívio com os irmãos na fé. Culto é bênção, não bênçãos materiais, assim como muitos dizem que mudaram de vida, “de um fusquinha para uma Ferrari”. A bênção do culto é o PERDÃO, o fortalecimento da FÉ. Atualmente, você encontra isso em que lugar? Somente onde a Palavra de Deus é pregada corretamente, somente onde o sacramento é administrado conforme a vontade de Cristo. O apostolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo anuncia aos Coríntios na sua primeira carta: “Porventura, o cálice da bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo?” (1Co 10.16). Assim, a santa ceia não é uma mera “lembrança”, mas sim, uma verdadeira participação de todo o nosso ser em Cristo e de Cristo em nós. É um milagre maravilhoso de Deus. Por esta comunhão, Jesus Cristo concede aos seus fiéis as bênçãos que ele conquistou na cruz, VIDA, PERDÃO E SALVAÇÃO.
            O diabo ainda tenta minar essas bênçãos oferecidas na santa ceia. Ele nos torna indiferentes à preparação para a participação. Jejuar, apresentar-se reverentemente são hábitos bonitos e também de boa disciplina, porém não é o essencial, não é o que te autoriza a participar da ceia. E justamente, muitas vezes pessoas deixam de participar por não terem se comportado bem durante a semana, ou coisa semelhante. O preparar-se é o que Paulo diz aos coríntios: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo...” (1Co 11.28). A santa ceia não é apenas um ritual religioso. A santa ceia é o relacionamento intimo com Deus. E nesse relacionamento intimo com Deus, são convidados a participar, aqueles que se examinam, ou seja, que reconhecem seus pecadores e como pecadores, que estão verdadeiramente arrependidos desses pecados e que confiam que no pão e no vinho recebem o verdadeiro corpo e sangue de Cristo para perdão e fortalecimento da fé. E sendo assim, observa-se entre nós (IELB), o costume da instrução seja ela na adolescência ou para adultos que assim o desejam.
            O diabo ainda possui e usa táticas para enganar as pessoas. Seu objetivo é dividir e destruir. Essas táticas do diabo se fazem presentes entre nós. Sempre que nos afastamos da santa ceia. Sempre que desprezamos esse sacramento. Sempre quando o fazemos com negligência, achando que é livre a todos, sabendo que não é.
            Jesus preparou a santa ceia para nosso beneficio. E esse beneficio está a nossa disposição ainda hoje. Todos somos convidados a participar e receber o corpo e sangue de Cristo, dados com e sob o pão e o vinho. E esses “todos” envolvem os crentes em Jesus, os pecadores arrependidos de seus pecados e aqueles que desejam com auxilio do Espírito Santo progredirem na vida cristã. Está ai, a mesa do jantar. Alimente-se. Fortaleça a sua fé. Receba o maior de todos os milagres, Jesus, que vem ao teu encontro para perdoar e te dar a salvação. Deus te abençoe! Amém!
Conclusão
            Quinta feira santa. Dia desprezado por muitos. Também nessa oportunidade ouvimos a respeito da santa ceia, igualmente desprezada por muitos. Mas, esse é o meio, pelo qual Deus em Jesus vem para nos perdoar e fortalecer a fé. Você crê? Eu creio, confesso e ensino essa maravilhosa verdade. E desejo que você deseje cada vez mais esse sacramento que é para mim, que é para você pecador desesperado em seus pecados e que deseja o perdão a vida e a salvação. Amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann
Querência do Norte - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...