terça-feira, 12 de abril de 2011

Caminhando para a Cruz, Jesus comunica a Vida.

17/04/11 – Domingo de Ramos
Sl 118.19-29; Is 50.4 – 9a; Fp 2.5 - 11; Mt 26.1 - 27.66
Tema: Caminhando para a Cruz, Jesus comunica a Vida.
Introdução
            Estamos no domingo de Ramos – a quaresma foi e é um tempo abençoado. É abençoado porque nele fomos levados a reconhecer que a nossa situação perante Deus é desesperadora, fomos levados a refletir sobre nossos pecados. E por causa dos nossos pecados, hoje, domingo de Ramos, onde se inicia a semana santa, somos conduzidos a refletir em todo o castigo que o filho de Deus sofreu em nosso lugar. A história da paixão de Cristo é o espelho pelo qual podemos nos imaginar, todo o sofrimento seria para nós, mas Cristo sofreu em nosso lugar, toda a lei é para ser cumprida por nós, mas Cristo a cumpriu em nosso lugar, como diz o apóstolo Paulo: “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós” (2Co 5.21).
            Nessa semana iremos refletir sobre o grande amor de Deus por nós homens pecadores. Hoje queremos acompanhar Jesus, nessa caminhada veremos seu sofrimento e dor em nosso lugar e por amor a nós.
            Caminhando para a Cruz, Jesus comunica a Vida.
            1 – cantando;
            2 – acolhendo e integrando ovelhas dispersas;
Desenvolvimento
            Mateus é um evangelho escrito para Judeus. Por esse fato o autor fala em cumprimento das profecias descritas no Antigo Testamento. Ele sempre cita qualquer evento ocorrido com Jesus como cumprimento de uma profecia já anunciada. Em todo o trecho de Mt 26.1 - 27.66 vemos uma profecia descrita pelo profeta Zacarias, “Ferirei o pastor” (Zc 13.7). As palavras do profeta Zacarias ditas cerca de 550 anos antes de Jesus nascer, e ainda 50 anos antes de Zacarias o profeta Ezequiel havia dito: “Suscitarei para eles um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor” (Ez 34.23). Este “servo Davi” ao qual o profeta se refere é Jesus, “o Bom Pastor que dá a sua vida pelas ovelhas”. E o ferimento dele na cruz nos dá a vida.
            Do texto de Mt 26.1 - 27.66 meditaremos nas palavras: “Tendo cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras.” Jesus e seus discípulos estavam numa sala com as portas fechadas. Nesse local Jesus anuncia seu sofrimento, sua morte e também institui a santa ceia por ocasião da celebração da data mais importante do calendário judaico, a páscoa. Alimentaram-se com carne de cordeiro, pães asmos, ervas amargas e beberam vinho. Relembraram a saída do povo de Deus do Egito. Jesus sabia por tudo que iria passar naqueles próximos dias, no entanto, sai da sala com seus discípulos e vai ao lugar de sofrimento cantando. Por que cantar quando se sabe que vai sofrer?
            No caminho de Jesus havia um rio. O ribeiro de Cedrom. Cedrom significa “ribeiro preto”, devido à cor da água ser preta. Suas águas eram escuras porque ao se oferecer sacrifício de animais no templo, o sangue corria para esse rio.
            É singular a passagem de Jesus por esse rio. As águas que recebiam o sangue de animais sacrificados para se obter perdão estavam agora sendo atravessadas pelo verdadeiro sacrifício, o sacrifício agradável a Deus, Jesus.
            Jesus foi iniciou sua paixão e morte cantando. O motivo de Jesus cantar é que ele estava por realizar a missão de Deus, resgatar a ovelha perdida pelo pecado. Cantar por estar indo ao nosso resgate. Quanto amor Deus em Jesus demonstrou por nós.
            Será ferido o pastor” – Ezequiel, 600 anos antes de Cristo está profetizando a morte de Jesus, ele o diz por uma razão importantíssima. Davi a exemplo de Jesus já havia andado por esse mesmo caminho. No entanto, Davi estava fugindo de seu filho Absalão. Além da revolta do filho, quase todo o povo de Israel o abandonara, somente alguns o acompanhavam e lamentavam por ele. Jesus não fugia, estava indo de encontro aos seus. Também no caso de Davi havia um traidor, Aitofel, no caso de Jesus, Judas. Davi foi amaldiçoado por Simei, que lhe atirava pedras, aqui Jesus se expõe a toda e qualquer injúria, difamação, opressão e humilhação. Davi se manifestou inconformado e resignado. O profeta Isaías já havia profetizado e de fato foi assim, Jesus “foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e como ovelha, muda perante seus tosquiadores, ele não abriu a sua boca” (Is 53.7). Relatos semelhantes, mas uma enorme diferença: Qual? Davi sofre como pecador, Jesus sofre como inocente pelo pecador. Davi sofre em conseqüência de uma rebelião que existe por causa de pessoas pecadoras. Jesus sofre como pastor das ovelhas para salvar seu rebanho. Ele tomou sobre ele as nossas dores, ele foi ferido por causa do nosso pecado, por causa das nossas iniqüidades. Os meus pecados, os teus pecados feriram o pastor Jesus.
            Jesus foi cantando ao jardim das Oliveiras para abençoar a todas as famílias da terra, pois ele foi ferido em nosso lugar, sofreu o nosso sofrimento, cumpriu a lei em nosso lugar. Somos abençoados com o ferimento de Jesus, com a morte de Jesus. Agora nós podemos cantar de alegria, pois somos salvos, perdoados em Jesus Cristo.
            Caminhando para a Cruz, Jesus comunica a Vida.
            2 – acolhendo e integrando ovelhas dispersas;
            Jesus vai cantando, está alegre em resgatar o pecador, em resgatar seu rebanho. Jesus antes de sofrer, padecer em nosso lugar deixa um recado para seus seguidores: “Esta noite todos vós vos escandalizareis comigo.” Escandalizar quer dizer – “duvidar, perder a confiança, ficar decepcionado, cair em desespero”. Por que Jesus deixa isso dito aos seus seguidores? Porque a carne não compreende os mistérios de Deus. Não se compreendia, e nem se compreende o poder do pecado. Sim! Nós somos pecadores, a nossa natureza humana pecadora está em nós. No caso dos discípulos muitos em seu lado carnal estavam querendo ser bons. Dias antes houve uma discussão: Quem era o maior no reino dos céus? (Mt 18.1). Eu não vou te negar, nem te abandonar. Judas, serei eu que te negarei? Nós também somos pecadores e a nossa natureza humana, nossa carne muitas vezes nos faz ter essas mesmas atitudes. Eu sou melhor que você. Você é o pior de todos, olhe suas atitudes. Outros negam Jesus. Outros traem Jesus.
            Jesus deixa dito aos seus seguidores que eles iriam se escandalizar, ou seja, que eles o iriam abandonar, duvidar, perder a confiança, ficar decepcionados, cair no desespero porque não estavam entendendo que “sem derramamento de sangue não há perdão”. O AntigoTestamento mostrava o que eles não queriam entender, o cordeiro da páscoa, o libertador era Jesus, “eram néscios e tardos de coração” (Lc 24.25).
                 Esta noite todos vós vos escandalizareis comigo” – quem vai se escandalizar? Todos. Pedro apesar de querer ser a exceção, pois está confiando em seu caráter, na sua força, ao dizer “eu não te negarei,” Jesus o sucumbe dizendo; “nessa mesma noite...
            Ao iniciarmos a semana da paixão e morte é importante voltarmos nossos olhos aquilo que passou para entender melhor àquilo que vem a seguir. A quaresma quis trazer de volta o nosso pensamento para nosso pecado, para a nossa situação longe de Deus. A Palavra de Deus mostra nossos erros e falhas. Precisamos reconhecer que nós somos ovelhas desgarradas, dispersas, e vez ou outra, precisamos ser chamados a atenção. Muitas vezes por causa da nossa carne queremos somente alcançar nossos propósitos, diante das nossas resoluções tomamos decisões sozinhos se esquecendo de tudo e de todos, até de Deus.
            É importante destacar que nós somos ovelhas dispersas, não perdidas. Fomos encontrados na cruz por Jesus. E Jesus não abandona seu rebanho, para seus discípulos ele anuncia: “depois da minha ressurreição irei adiante de vocês para a Galiléia.” Mesmo morrendo na cruz, mesmo sendo ferido o pastor, ele será vencedor, e alerta seus discípulos, eu vencerei e encontrarei vocês na Galiléia. Lá reunirei as minhas ovelhas dispersas pelo medo e pela perseguição. Ele irá confortar, guiar e proteger.
Conclusão
            Caminhando para a Cruz, Jesus comunica a Vida. O bom pastor que deu a vida por nós continua caminhando ao nosso lado, e sempre quer nos reunir na sua casa para recebermos dele conforto, orientação e proteção. O bom pastor que deu a vida por nós, continua nos dando alimento para a alma e perdão para os pecados. O bom pastor quando reuniu suas ovelhas na Galiléia fez uma promessa: “Eu estarei com vocês todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt 28.20).
            Seus discípulos o abandonaram, mas Jesus os amou até o fim. Deixou ser ferido para curar a todos do maior ferimento, a morte eterna. Jesus foi abandonado, mas foi até a Galiléia e disse que nunca abandonaria nenhum dos seus até o final dos tempos. Por causa da morte na cruz, ficamos entristecidos, mas, por causa da ressurreição todas as famílias podem ter certeza da presença de Deus a cada novo dia. Amém!
Pr. Edson Ronaldo Tressmann
Querência do Norte - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...