segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Aguardando com confiança!

 

24 de janeiro 2021

Salmo 62; Jonas3.1-5,10; 1Coríntios 7.29-31; Marcos 1.14-20

Texto: Sl 62.8

Tema: Aguardando com confiança!

 

Confie sempre em Deus, meu povo! Abram o coração para Deus, pois ele é o nosso refúgio.

 

Palavras de Davi que visam fortalecer a confiança em Deus. Só ele é refúgio seguro.

Seja cristão ou não cristão, o ser humano procura e quer algo em que possa depositar sua confiança. Davi, não foi diferente. Tanto que no Salmo 62, destaca que se todas as coisas em que pudesse colocar a confiança, juntas numa balança, não pesariam nada, não teriam valor. Mas, infelizmente para muitos, todas essas outras coisas parecem ter valor.

A poucos dias celebramos a virada do ano. Quantos de nós desesperadamente ousou usar branco, vermelho, amarelo, julgando que essas cores nos darão aquilo que tanto esperamos para esse novo ano?

Davi não escreveu essas palavras num momento em que tudo estava bem. Na verdade, Davi, estava em meio a um grande problema. Seu filho Absalão havia se rebelado contra ele e tomado o governo do povo de Israel.

O filho revoltou contra o pai. E quem é pai ou mãe, sabe o quanto se sofre diante da revolta de um filho. A revolta de Absalão não foi sair de casa. Pelo contrário, foi expulsar o pai de casa e tirar o seu governo. Nessa situação, Davi põe toda sua confiança em Deus (Sl 62.5).

Todos nós enfrentamos problemas. E para cada problema aparece alguém com uma solução. E na maioria das vezes a solução é uma simpatia ou benzimento. O desespero ante a situação leva a pessoa a depositar a sua confiança nesses ou outros meios proibidos por Deus.

A pergunta a se fazer é: por que Deus permite que as pessoas aconselhem a tomar esses caminhos proibidos por ele? A Resposta é: para provar sua fé (1Pe 1.7; Tg 1.3).

Davi ressalta que a confiança em Deus não impede os problemas, mas, nos ajuda a superá-los sem desespero ou medo. Um dos maiores males da queda em pecado é o medo. Aliás, essa foi a primeira sensação de Adão e Eva (Gn 3.10). E o medo desesperador só é superado pela confiança em Deus.

Davi, em meio a uma situação que levaria muitos ao desespero e a alternativas inadequadas para sua resolução, mostra confiança em Deus. Ele ressalta essa confiança destacando Deus como rocha, salvação, refúgio (v.2).

Os problemas e as preocupações têm conduzido pessoas ao desespero e ao ponto de buscarem alternativas não recomendáveis para sua solução.

Davi exclamou: “Somente em Deus a minha alma espera silenciosa; ...” (Sl 62.1).

Esperar silenciosamente em Deus!

Quando uma pessoa está com problemas, é natural que passe a falar sobre. Assim, em pouco tempo, quase todos já conhecem o seu problema. Dessa forma, o inimigo (diabo), que está em derredor procurando alguém para devorar (1Pe 5.8), aproveita-se mediante seu exército a te afastar de Jesus Cristo: a rocha, a salvação e o refúgio. Por isso, o profeta Jeremias aconselhou: “Bom é aguardar a salvação do Senhor, e isso, em silêncio” (Lm 3.26). O apostolo Paulo questionou os Romanos sobre quem os separaria do amor de Cristo. A tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo, espada? (Rm8.35).

Querido irmão e irmã na fé em Cristo Jesus. Lembre-se, Deus não está demorando com seu socorro. Ele está te guiando por esse vale da sombra da morte (Sl 23.4).

Davi estava enfrentando uma grande problema. Solução poderia ter, mas, sua confiança em Deus, o fez esperar somente no Senhor. Confie sempre em Deus, meu povo! Abram o coração para Deus, pois ele é o nosso refúgio (Sl 62.8).

Querido irmão e irmã na fé em Jesus: está faltando algo para você? Abra seu coração a Deus! Não esconda nada. Foi Jesus quem aconselhou a orar: “o pão nosso de cada dia nos dá hoje”. Deus conhece as nossas carências e as supre, mas, deseja que supliquemos: “Peçam e lhes será dado; busquem e acharão; ...” (Mt 7.7).

Confie sempre em Deus, meu povo! Abram o coração para Deus, pois ele é o nosso refúgio (Sl 62.8). Amém!

ERT

Edson Ronaldo TREssmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...