segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Recordações reais!

 

31 de janeiro de 2021

Salmo 111; Deuteronômio 18.15-20; 1Coríntios 8.1-13; Marcos 1.21-28

Texto: Sl 111.1,4

Tema: Recordações reais!

 

Aleluia! Na reunião do povo eu louvarei a Deus, o Senhor, com todo o meu coração, junto com os que lhe obedecem. ... O Senhor não nos deixa esquecer dos seus feitos maravilhosos; ele é bom e tem muita misericórdia” (Salmo 111.1,4)

 

O facebook sempre nos lembra vez ou outra sobre uma foto ou fato ocorrido em anos anteriores.

Recordações que são reais! Fatos que vivemos e quando recordados, são revividos com outro sentimento.

Certo dia, o salmista, não se sabe quem, olhando para o facebook, recordou-se dos feitos maravilhosos de Deus. Talvez alguém ao atravessar o mar vermelho, aproveitou e fez uma selfie pegando ao fundo Moisés com o cajado erguido. Ou, algum dos israelitas, fez um tik tok enquanto os sacerdotes tocavam as trombetas de chifres de carneiro e a muralha de Jericó começava a ruir.

Recordações que o fizeram lembrar. “Aleluia! Na reunião do povo eu louvarei a Deus, o Senhor, com todo o meu coração, junto com os que lhe obedecem. ... O Senhor não nos deixa esquecer dos seus feitos maravilhosos; ele é bom e tem muita misericórdia” (Salmo 111.1,4).

O Antigo Testamento está repleto de eventos de recordação. A mais constante foi a libertação da escravidão do Egito, mencionado cerca de 150 vezes. Esse evento, além de ser uma recordação, passou a ser uma confissão de fé para todo israelita.

Recordações são importantes, pois as mesmas nos fazem reviver eventos reais e nos leva ao desejo de querer revivê-los.

O ato de recordar, lembrar, era o que Deus desejava do seu povo. Era preciso manter viva na memória os feitos de Deus. A constante lembrança não os deixaria esquecer do cuidado e da proteção de Deus no presente e futuro.

Toda lembrança traz um certo tipo de sentimento. Sorrisos, lágrimas, suspiros, revolta ...

O salmista ressalta o sentimento de louvor e gratidão. “Aleluia! Na reunião do povo eu louvarei a Deus, o Senhor, com todo o meu coração, junto com os que lhe obedecem. ... O Senhor não nos deixa esquecer dos seus feitos maravilhosos; ele é bom e tem muita misericórdia” (Salmo 111.1,4).

Deus não os deixava esquecer, para que fosse louvado constantemente.

Recordar os atos de Deus e louvar evitaria e evita desviar-se da fé. Muitos israelitas se desviaram de Deus por terem caído no esquecimento dos atos poderosos de Deus. Quantas vezes durante a dificuldade da caminhada pelo deserto, o povo sentiu saudade do Egito?

Os Salmos 111, 112 e o 113 iniciam com a palavra Aleluia.

É a expressão máxima de adoração a Deus. E não será somente ele que irá louvar: “...junto com os que lhe obedecem” ou seja, junto aos que estão no culto, na reunião do povo de Deus devido as recordações dos atos poderosos de Deus.

Você ainda se lembra daquilo que Deus fez na sua vida? Naquele dia do batismo, quando lhe tirou das trevas e o colocou na luz? Naquela viagem? Numa cirurgia?

O louvor é fruto da recordação de tudo o que Deus fez e faz. A lembrança motiva o louvor e o louvor motiva a lembrança. Por esse motivo, o salmista Davi ressalta: “Alegrei-me quando me disseram: “vamos à casa do Senhor”” (Sl 122.1) e o autor a carta aos Hebreus aconselha: “Não deixemos de nos congregar como é costume de alguns. Pelo contrário, façamos admoestações, ainda mais agora que vocês veem que o dia está chegando” (Hb 10.25).

O Salmo 111 não é apenas um convite para o louvor. É também uma afirmação de louvor por alguém que está constantemente se lembrando e sendo lembrado do amor de Deus. A igreja tem em suas mãos o álbum de fotografias que é a Palavra de Deus que a faz recordar com constante amor de Deus. E essa recordação a faz louvar. O louvor é dado por uma pessoa que reconhece tudo àquilo que Deus fez e faz.

No culto, há um evento em particular que nos faz lembrar. “Fazei isto todas as vezes ...” (Lc 22.19; 1Co11.25). Todas as vezes que participamos da ceia lembramos da morte de Cristo na cruz. Lutero, destaca as palavras do verso 5, onde está escrito que “Ele dá alimento aos que o temem e nunca esquece a sua aliança”, apontando uma íntima ligação com a santa ceia.

A ceia do Senhor, não nos deixa esquecer o ato poderoso de Deus. Ter abandonado seu Filho na cruz para nos acolher em seu reino.

O Salmo 111 era cantado por ocasião da santa ceia na igreja primitiva. A ceia do Senhor nos faz recordar o sacrifício de Jesus Cristo. “Aleluia! Na reunião do povo eu louvarei a Deus, o Senhor, com todo o meu coração, junto com os que lhe obedecem. ... O Senhor não nos deixa esquecer dos seus feitos maravilhosos; ele é bom e tem muita misericórdia”. Amém!

ERT

Edson Ronaldo TREssmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...