terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Deus disse:haja luz e houve luz!

 10 de janeiro de 2021

Salmo 29; Gênesis 1.1-5; Romanos 6.1-11; Marcos 1.4-11;

Texto: Gn 1.3

Tema: Deus disse: haja luz e houve luz!

 

Observe que Deus através do seu falar, faz com que algo que não existia, passe a existir.

O instrumento e meio para sua obra criadora é a Palavra.

O verbo hebraico é amar que significa simplesmente a palavra proferida. Ou seja, uma coisa é a palavra outra é quem fala (Jo 1.1 – Jesus Cristo). Antes de todas as criaturas, existe a Palavra, e a Palavra é tão poderosa que cria todas as coisas a partir do nada.

Agostinho diz que a forma verbal: Deus disse significa que ele criou e fez todas as coisas mediante o verbo, como confirma o autor a carta aos Hebreus 1.2,3 e também Paulo Cl 1.16.

A cada dia da criação há a afirmação que é testemunho para nossa fé: Deus disse.

O salmista confirma esse testemunho de fé (Sl 33.6). Salomão diz que a sabedoria foi ajudante na criação (Pv 8.22,27). Com certeza, há testemunho disso de outros escritores, Enoque, Elias, mas, como o NT cita e nós não temos esses escritos entre nós, ficamos apenas com esses testemunhos.

O mundo foi feito do nada (tohu vohu), a luz foi feita de uma matéria que antes não era luz, a tradução latina sugere: “da não-luz foi feito luz”. Paulo diz em 2Co 4.6.

Haja luz não é uma palavra de Moisés, mas de Deus. Deus chama a existência as coisas que não são para que sejam Rm 4.17.

O que para nós é uma palavra – para Deus é realidade. Assim sendo, a criação e inclusive nós, somos a Palavra de Deus, a realidade de Deus. Nós também falamos, mas falamos das coisas já criadas. Recitamos vocábulos, Deus falou e tudo veio a realidade.

A criação nada mais é do que a Palavra de Deus, dita e expressa por ele.

Deus criou tudo pela sua Palavra que esteve com Deus antes da criação (Ef 1.4).

Deus é o falante que cria, sem utiliza matéria a partir do nada, unicamente pela palavra que profere.

No princípio, quando a terra era sem forma e vazia, o primeiro mandamento de vida de Deus foi: “Haja luz”, chamado na Bíblia hebraica de ‘or’ na Septuaginta grega de genetheto fos e na Vulgata latina de fiat lux. E houve luz, conforme o relato fidedigno e inerrante das Escrituras.

De acordo com Gênesis 1, nos primeiros três dias da criação Deus Elohim criou os reinos e só depois, nos três últimos dias, os reis; ou seja, no primeiro dia Deus criou a luz (reino) e no quarto os luzeiros – sol, lua, estrelas – (reis); no segundo dia formou céus e águas (reinos) e no quinto as aves e os peixes para desfrutarem deles (reis); no terceiro dia fez separação entre terra e mares (reinos) e no sexto dia formou o homem e a mulher para governarem sobre eles (reis). No sétimo dia, o Deus Criador que reina sobre tudo e todos, descansou.

Ao ressaltar que Deus disse: haja luz, e houve luz, é preciso destacar que Moisés está relatando um fato histórico. Ele não está fazendo interpretações. Deixemos o texto como é, ou seja, a luz é luz verdadeira e física.

O que Moisés faz é um testemunho claro da criação. E Moisés diz que houve luz e que esse foi o primeiro dia da criação. Essa luz, foi aperfeiçoada ou mais iluminada pelo sol, é possível, pois a Bíblia diz que o Sol brilhará mais que agora (Is 30.26).

ERT

Edson Ronaldo Tressmann 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...