segunda-feira, 1 de junho de 2020

Crianças, em Jesus, têm o poder de transformar o mundo!


07 de junho de 2020
Domingo da Santissima Trindade!
Sl 8; Gn 1.1 – 2.4; At 2.14,22-36; Mt 28.16-20
Texto: Mt 28.19-20
Tema: As crianças, em Jesus, têm o poder de transformar o mundo!

As crianças têm o poder de transformar o mundo!
Descobri isso após o nascimento da minha filha.
Quando nasce uma criança, os pais se dão conta do poder transformador de um bebê. Quem viveu essa experiência sabe do que estou falando!
No entanto, as crianças crescem e continuam a transformação do mundo (Gn 1.28).
Deus em seu amor e misericórdia insere as crianças ainda bebês nessa nova realidade transformadora (Tt 3.4-7). Para essa nova realidade de transformação, Deus inicia com o batismo (meio pelo qual as crianças são inseridas na comunhão cristã). No entanto, as crianças que transformam o mundo dos adultos quando nascem, são treinados em casa para transformar o mundo dos adultos quando adultos (Mt 28.20).
Cada evangelista aborda a grande comissão sobre uma perspectiva. O evangelistas João Marcos dá ênfase na pregação; o médico e pesquisador Lucas, enfatiza o testemunho; o apostolo João destaca a representação de Jesus.
Mateus, o cobrador de imposto, transformado em discípulo, enfatiza o ato de fazer discípulo. E o discipulado, conforme apreciado em Mateus se dá de duas maneiras: batismo e ensino.
Esse é o mais magnifico método missionário! É o método de Jesus.
O que esse método tem a nos ensinar?
Ao deparar com esse método missionário de Jesus: batizar e ensinar, refletindo sobre, desejo trazer um outro olhar para o tema.
Sou pastor a poucos anos (15anos), mas, nesse curto período, tenho observado uma forte ênfase na busca pelo batismo como um mero ritual. Pais, ao solicitarem o batismo apelam para o fato de que isso é a vontade de Jesus e é a missão da igreja. Verdade! Mas, ... diante dessa observação, tenho procurado preparar as pessoas antes de realizar o batismo do seu filho(a) e após realizar a cerimônia batismal, sempre faço a observação de que a partir daquele momento iniciará uma parte necessária, importante e esquecida por de muitos pais: o ensino.
Quem é responsável pelo ensino?
Não quero tirar a importância e o papel fundamental da congregação. Mas, ... observe um fato apontado pelo consultor legislativo no Senado Federal e presbítero da igreja presbiteriana, Rubem Amorese (2008) no livro “Fábrica de Missionários,” onde nos faz refletir sobre a questão da terceirização da educação cristã.
Querido amigo e amiga
Qual é a fábrica de missionários do reino de Deus?
Essa fábrica foi inaugurada no jardim do Éden: “...Ele os criou homem e mulher e os abençoou, dizendo: Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão” (Gn 1.17-28).
O texto traz a criação adequada (homem e mulher), pronuncia a bênção ao homem e a mulher e anuncia uma missão especial ao homem e mulher.
Deus criou homem e mulher e ressaltou que os filhos eram a bênção e a partir dessa bênção os encarrega de uma missão, um alvo.
Nesse ponto de vista podemos questionar: como está a atuação da fábrica missionária?
Deus nos deu e dá crianças pequenas para que cuidemos delas e as façamos crescer. A maneira que crescem depende dos passos que estão seguindo.
Querido pai e mãe, quando você não gosta da educação do seu filho(a) é preciso reconhecer que a mesma foi dada por você.
A minha casa, a minha família, é a fábrica missionária de Deus!
Se os bancos dos templos estão cheios de cabelos brancos, é porque temos falhado ao longo do processo na fábrica missionária.
Pareço ser rude com essa palavra, mas, é preciso refletir sobre, afinal, estamos refletindo sobre o método missionário de Jesus: batizar e ensinar.
Rubem Amorose (2008) apresenta um ponto de vista muito interessante. Ele diz que o inimigo da igreja, o diabo, desejoso em varrer os missionários da face da terra em poucas gerações, parou de perseguir os campos missionários e passou a combater a fábrica de missionários.
Passou a dar muito mamom aos pais, e isso, fez com que os pais perdessem o foco nas suas missões pessoais (pai, mãe) e de maneira muito especial a educação cristã. O diabo tem destruído a consciência do chamado missionário. Nossas vocações tem sido relegadas ou apenas canalizadas com o objetivo de termos bens materiais. Queremos deixar uma herança financeira para os filhos, e estamos esquecendo do legado espiritual.
Por falar em legado espiritual, é preciso recordar duas mães elogiadas pelo apostolo Paulo pela herança espiritual. A mãe Loide transmitiu valores cristãos a sua filha Eunice e essa para seu filho Timóteo. O apostolo Paulo escreveu: “Lembro da sua fé sincera, a mesma fé que a sua vó Loide e Eunice, a sua mãe, tinham ...” (2Tm 1.5). E pensando nesse legado de fé, o apostolo Paulo escreveu na primeira carta a Timóteo: “Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos” (1Tm 6.10).
Certa feita, Martinho Lutero observou que as crianças não estavam sendo instruídas adequadamente e escreveu simultaneamente dois catecismos: o Maior e o Menor, pois assim como naquela época, “o homem comum e simples não sabe nada da doutrina cristã, especialmente nas aldeias. E com a chegada do evangelho, aprenderam a abusar de toda liberdade”.
Os filhos, assim como os pais, não têm mais tempo para o culto doméstico nem para a instrução bíblica. Os filhos não tem mais presença e exemplo paterno. A estratégia do diabo é manter os pais tão ocupados, que nem podem mais frequentar regularmente a igreja. E quando frequentam, o culto precisa ser como uma mensagem de whatsapp: rápido e instantâneo. A fábrica de missionários deixou de produzir os missionários que o reino de Deus precisa por causa da “vida moderna”.
Infelizmente, para muitos a igreja é apenas mais uma instituição, a semelhança de outras onde se busca para cumprir certos rituais. Assim como se procura o cartório em determinadas situações, o mesmo se dá com a igreja.
O método missionário de Jesus: batizar e ensinar foi deturpado pela tendência da terceirização secularizada, ou seja, as coisas cristãs ensina-se somente na igreja. E os pais em casa não conversam sobre fé cristã e seus fundamentos. Dessa maneira, a fábrica de missionários não incute mais a consciência missionária.
Deixou-se de incutir a consciência missionária!
Querido pai e mãe: “Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele” (Pv 22.6). Ou seja, imprima conceitos e valores cristãos no seu filho. Ao servir, sirva com alegria. Ao ofertar, oferte com gratidão a Deus. Ao falar do seu pastor, honre o santo ministério. Seu filho frequenta a fábrica de missionários instituída e inaugurada por Deus com um objetivo: expansão do seu reino.
Querido Pai e mãe, você é o primeiro missionário para o seu filho(a): “Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos” (Ef 6.4). E quando seu filho cresce num lar missionário, ele será o missionário que Deus quer em sua fábrica de missionários quando crescer.
Querido pai e mãe: Fábrica de missionários, pratique o convite de Jesus em seu lar: “Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino de Deus é das pessoas que são como estas crianças” (Mc 10.14). As crianças, em Jesus, têm o poder de transformar o mundo! Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...