segunda-feira, 8 de junho de 2020

Salmo 100; Êxodo 19.2-8; Romanos 5.6-15 e Mateus 9.35-10.8


14 de junho de 2020
Sl 100; Ex 19.2-8; Rm 5.6-15; Mt 9. 35-10.8
Texto: Salmo 100
Tema: Louvor e Adoração!

Você já agradeceu hoje?
A mãe de todas as virtudes é a gratidão.
As pessoas ingratas não conseguem ver as coisas boas que possui.
A ingratidão me leva a inveja e a avareza. Pecados graves condenados por Deus em dois de seus dez mandamentos.
Uma publicação médica da universidade de Harvard afirma que existe uma forte relação entre gratidão e felicidade. A gratidão ajuda as pessoas a serem mais positivas, aproveitar melhor os momentos da vida e lidar com problemas. Melhora a saúde e ajuda a construir relacionamentos mais fortes.
Muito antes de Harvard, a Palavra de Deus nos incentiva a viver essa vida feliz, incentivando intensamente sobre uma vida de gratidão (1T 5.16,18).
Além dessa vida feliz, a gratidão nos ajuda a superar pecados. Murmuração (v.1); idolatria (v.2); orgulho (v.3); ingratidão (v.4).
O salmista, o qual não se sabe o nome, exalta a gratidão ao escrever convidando as pessoas a darem ações de graças (Salmo100).
Cantem hinos
Salmo100.1
O culto dos hebreus era com muita canto, eram instrumentos, trombetas e mulheres dançando (Sl 98.5-8). O povo cantava o tempo todo.
O povo de Israel recebeu a incumbência de ser luz para as nações para poderem apresentar Deus aos outros povos e de Israel. Desse povo de Deus, nasceu o salvador, a luz do mundo (Is 49.6; 60.3; Lc 2.32).
O povo de Israel era luz através da celebração, da adoração, da gratidão.
E por saber e entender sua missão, o salmista não convida apenas o povo de Deus, mas todos os moradores da terra.
Além de celebrar, o salmista convida a adorar o Senhor com alegria.
Salmo 100.2
Todo ser humano adora. Só resta saber quem.
A adoração é tema do primeiro, segundo e terceiro mandamento.
Jesus disse que ninguém pode servir a dois senhores (Mateus 6.24). Paulo escreve aos coríntios que há um só Deus (1Co 8.6).
O salmista, ao convidar para que as pessoas adorasse ao Senhor com alegria, na verdade, exortava para que o culto, os cânticos, os sacrifícios, descritos pela lei não fossem apenas um cerimonial sem vida e alegria. Jesus em muitas situações alertou sobre a hipocrisia. A mais severa palavra quanto a adoração por mero costume foi repetida por Jesus: “Vão e procurem entender o que quer dizer este trecho das Escrituras Sagradas: “Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais.” Porque eu vim para chamar os pecadores e não os bons” (Mt 9.13).
Num outro momento exalta a oferta da viúva pobre (Mc 12.41-44), pois, muitos que ofertavam o faziam por obrigação ou mera aparência.
O convite do salmista é adorar o Senhor com alegria. Ou seja, mesmo que a lei exija sacrifícios, dízimos, os mesmos devem ser com alegria.
O povo de Deus cantava hinos e adorava com alegria por saber quem eram e quem era Deus.
Salmo 100.3
O verbo lembrar (lembrem) significa ter conhecimento adquirido pela experiência. Lembrar sobre quem é Deus é o mesmo que reconhecer a Deus.
Quem é Deus? Criador de todas as coisas, inclusive os que não reconhecem isso. E além de criar os céus e a terra, criou para si um povo (Gn 12.3; Dt 7.6).
Deus, além de criador, é salvador e santificador, pois, Ele nos fez, e nós somos dele; somos o seu povo, o seu rebanho.
Deus constituiu um povo para si (Israel e a Igreja, Ex 19.6; 1Pe 2.9-10). Ser povo de Deus não obra humana (Jo 15.16).
O salmista diz que pertencemos a um pastor, afinal, somos seu rebanho.
Querido irmão e irmã em Jesus, a igreja é do Senhor. É uma lástima quando o ser humano, capacitado para que adore com seus dons se coloque como dona da igreja. É uma grande arma do diabo encararmos a igreja como uma organização humana passarmos a trata-la como uma empresa.
A igreja é rebanho de Jesus. Assim sendo, a igreja é conduzida pelo pastor dessas ovelhas (Jo 10.11). A ovelha é um animal humilde, fácil de liderar (João 10).
A ovelha depende exclusivamente do pastor que a pastoreia.
Jesus, conforme nos apresenta o apostolo João, disse certa feita que o pastor das ovelhas está na porta para abri-la para que as ovelhas entrem no aprisco (Jo 10.3). E as ovelhas podem entrar e sair segurança pois o pastor não é nenhum ladrão.
Salmo100.4
Por qual motivo o salmista convida a cantar hinos, adorar. lembrar, e entrar no templo?
Salmo 100.5 – “Pois o Senhor é bom; o seu amor dura para sempre, e a sua fidelidade não tem fim
O salmista destaca que Deus é diferente dos deuses pagãos.
Os deuses pagãos precisam de algum sacrifício para mostrarem sua suposta bondade. Nesse ponto surge a idolatria. Muitos dizem acender uma vela para cada santo e um pacote para Deus.
Muitos já se esqueceram da bondade de Deus.
O Senhor é bom – Ele sabe as nossas reais necessidades e nos concede as mesmas. Essas coisas nos incentivou pedir na oração do Pai Nosso.
Mesmo quando algo parece ruim, Deus, em sua bondade reverte para nosso bem (Rm 8.28; Gn 50.20).
O amor do Senhor dura para sempre– Ele ama por ser amor! Ele não espera a nossa atitude para nos amar. Quando o ser humano põe tudo a perder, Deus vem ao seu resgate.
A sua fidelidade não tem fim – A palavra fidelidade é a forma hebraica da palavra amém, transmitindo um sentido de confiança, firmeza.
Ao concluir esse convite ao louvor e adoração ressaltando a fidelidade de Deus o salmista visa exaltar que todo louvor e adoração deve-se as ações de Deus por nós e não para que nosso culto realize ou conquiste algo.
O culto é realizado por Deus já ter realizado algo por e para mim e o culto continua sendo Deus realizando algo em e por mim. Amém
ERT
Edson Ronaldo TREssmann


14 de junho de 2020
Sl 100; Ex 19.2-8; Rm 5.6-15; Mt 9. 35-10.8
Texto: Êxodo 19.8
Tema: Tudo o que o Senhor falou, faremos (Ex 19.8)

Para realizar o plano de salvação, Deus escolheu um povo. Esse povo, foi escravizado no Egito por 430 anos. Deus, enviou Moisés para libertar esse povo.
Livre, cerca de dois meses, após saírem do Egito, estão diante do monte Sinai (Horebe). Esse é o monte “onde Deus se faz ver” e pronuncia palavras à Moisés que, depois foram dirigidas ao povo de Deus.
Com poderosa mão, Deus libertou seu povo e como povo livre, estão a poucas horas de receber a lei de Deus. O caminho a seguir como povo liberto. Interessante, que pouco antes de receber a lei, o povo afirma que tudo o que Deus falou, eles fariam.
Aqui se origina a nação hebraica com seus aspectos religiosos e civis. Deus estava estabelecendo um relacionamento particular com seu povo: “Porque tu és povo santo ao Senhor, teu Deus; o Senhor, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra. Não vos teve Deus afeição, (Deus vos escolheu) nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o Senhor vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, (Abençoou toda a terra) o Senhor vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito” (Dt 7.6-8).
Deus escolheu esse povo, não por merecimento. Deus, os escolheu por amor a todos os homens. Desse povo nasceria, assim como nasceu o salvador. Eu faço parte desse povo escolhido, não porque mereço. O apostolo Paulo escreveu: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; isto não vem de vós; é dom de Deus;” (Ef 2.8). Sou pecador, e, mesmo assim Deus mostrou e mostra seu amor por mim, e em Jesus Cristo, assim como escreveu o apostolo Pedro: “vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim,, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançaste misericórdia” (1Pe 2.9-10).
Somos propriedade de Deus! Como sua propriedade, servimos somente a ele. O apostolo Paulo escreveu à Tito: “o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda a iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras” (Tt 2.14).
Jesus morreu por nós. Agora somos sua propriedade exclusiva, servimos somente a ele, em alegria. Assim, podemos dizer: tudo o que ele nos fala em sua Palavra nós faremos.
Estamos libertos assim como o povo de Deus no monte Sinai. Ouvimos a Palavra do Senhor. Jesus na parábola do Bom Pastor, disse: “...as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias  ovelhas e as conduz para fora. Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz;” (Jo 10.3-4).
Deus nos amou e ama em Jesus. Assim como ele nos amou, somos chamados e enviados para amar. Jesus nos incentiva a amar nosso próximo: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento... Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22.37,39). E na lei de Deus dada no monte Sinai nos é indicado de que maneira amar nosso próximo. Respeitar pai, mãe e nossas autoridades; preservar a vida; preservar o matrimônio, o sexo; preservar os bens; a honra; a casa; a família. Isso Deus falou e fala, e isso faremos.
ERT
Edson Ronaldo TREssmann


14 de junho de 2020
Sl 100; Ex 19.2-8; Rm 5.6-15; Mt 9. 35-10.8
Texto: Romanos 5.12,14
Tema: Status Humano!

As pessoas buscam por status.
Status é uma palavra latina que expressa “condição, posição, maneira, postura”. Está relacionada com stare (ficar de pé).
Dizer que alguém tem status, é o mesmo que dizer que determinada pessoa tem prestígio perante a sociedade. O status se dá pelo bom nome relacionado a moral ou a riqueza.
Milhares de pessoas fazem tudo para adquirir bens materiais e por eles receber status na sociedade. E, quando surgem denúncias a respeito de suas práticas ilícitas para aquisição do referido bem material, o status social se perde pela falta de status moral. A mesmo sociedade que dá status pelo ter, recrimina pela falta do status moral.
Após a queda em pecado, o status do homem e da mulher é que o mesmo vive sob o jugo do juízo de Deus. “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram... Entretanto, reinou a morte desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, ...” (Rm 5.12,14).
Perante Deus, o status humano não é dos melhores!
Por causa do status de pecador, a humanidade por si só não é capaz de se aproximar de Deus. Ninguém têm status moral para isso. E é justamente por isso, que Deus, enviou seu Filho para mudar o status humano: “...se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos. ... assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida” (Rm 5.15, 18).
Por causa da obra realizada por Jesus Cristo, o status “condenado” foi e é alterado para o status de “salvo”. Sob a graça de Deus o homem pecador recebe novo status!
Deus irou-se com a queda em pecado. Enumerou a mudança de status que a queda em pecado causou. A cobrapassou a ser um animal maldito, perdeu suas pernas ou asas e passou a rastejar”. A terra maravilhosa, “passou a ser maldita e produzir espinhos, pragas, etc”. A mulher mudou “da alegria da gravidez sem sofrimento para uma gravidez cheia de dores. De uma relação governada pelo homem”. O homemque trabalhava feliz e não se cansava passou a trabalhar e se cansar e estressar. Tanto homem como mulher teriam que enfrentar o que era desconhecido, a morte”.
O status: cobra que rasteja, dores e sofrimentos, suor, estresse, morte, foi causado pelo próprio homem (Gn 2.17). O apóstolo Paulo mostra que o homem no status caído em pecado passou a estar sob a ira de Deus (Rm 1.18). Todas as consequências do pecado apresentam a ira de Deus diante do pecado.
O problemão é que diante de toda essa situação, vendo a ira de Deus que se apresenta todos os dias e que é impossível escapar dela, o ser humano não vê mais a verdade de que Deus aplacou a sua ira em seu Filho Jesus Cristo: “Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo...por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida” (Rm 5.17-18), “Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo” (1Co 15.22).
As palavras do apóstolo Paulo na sua carta aos Romanos capítulo 5.12-19 é a inscrição do Espírito Santo sobre a ação de Deus em seu filho Jesus Cristo por todo o mundo pecador.
Em Jesus Cristo, a humanidade recebe um novo status. Em Jesus Cristo o ser humano pecador é redimido, perdoado, mesmo que vivendo ainda em meio ao status de pecador.
A humanidade pecadora que questiona a postura de Deus em relação a toda humanidade, tendo sido Adão o responsável pela queda, não consegue ver que o status humano foi modificado no sacrifício de Jesus. E essa é a maravilhosa mensagem do evangelho que apresenta a ação poderosa de Deus que agiu com misericórdia em meio aos seus sinais de ira.
Após a queda em pecado a história da humanidade passou a ser determinada pelo pecado. As atividades humanas padecem diariamente pela atividade em meio ao pecado. Toda atividade humana é interrompida pelo poder intruso da morte. A vida do pecador é limitada pela morte. Mas, Deus em sua misericórdia anunciou, ainda no jardim do Éden sobre aquele que “havia de vir” (Gn 3.15) e esse, conforme escreveu o apóstolo Paulo aos Romanos e Coríntios é Jesus Cristo (Rm 5.14; 16.20; 1Co 15.25-28).
A situação desesperadora do homem caído é que, não vê saída, mas, para esse homem caído, Deus, realizou o maior de todos os milagres em seu Filho Jesus Cristo. Em meio a sua ira pela queda em pecado e pelo pecado, Deus se revela como de fato é: AMOR. Amém!

Rev. Edson Ronaldo Tressmann


14 de junho de 2020
Sl 100; Ex 19.2-8; Rm 5.6-15; Mt 9. 35-10.8
Texto: Mateus 9.35-10.8
Tema: As ovelhas de Jesus têm pastor!

Jesus disse que as multidões eram ovelhas sem pastor. Ou seja, “ovelhas sem um guia pelo caminho e sem proteção.
Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não tem pastor” (Mt 9.36).
Jesus constatou que seu rebanho estava doente!
Olhando o contexto, Mateus 8 e 9, observamos a situação física das ovelhas: Lepra 8.2; paralisia 8.6; 9.2; febre 8.14; endemoninhados 8.16,28; materialismo 8.19; medo 8.25; morte 9.18; hemorragia 9.20; cegueira 9.27; mudez 9.32; morte 9.18; cegueira 9.27;
Além da situação física, havia, conforme Mateus 10, havia toda conjuntura espiritual, descrita por Jesus como doença: “As multidões eram ovelhas sem pastor.
Por causa da condição física e espiritual daquelas pessoas, as ovelhas eram Assediadas e desamparadas. E por isso, Jesus sentiu Compaixão! E o desejo de Deus é que eu sinta o mesmo. Por esse motivo, orientou: Rogai, pois, ao Senhor da Seara que mande trabalhadores para sua seara” (Mt 9.38).
Querido amigo e amiga: O pastor faria falta?
Vivemos dias em que os templos estão fechados, ou, com limitação de público. Nesse contexto, convém perguntar novamente: O pastor, faz falta?
Na semana passada, levando uma senhora embora após o culto, a mesma fez uma bela declaração. Pastor, por que eu leia a Bíblia em casa, é maravilhoso poder ir ao culto e ouvir a pregação.
O pastor, faz falta? Vou formular a pergunta numa outra perspectiva: com mais de dois meses, de templos fechados, o pastor, a igreja, faz falta?
Jesus orientou e orienta: Rogai, pois, ao Senhor da Seara que mande trabalhadores para sua seara” (Mt 9.38).
O rogar (Deomai) nasce da falta ou da necessidade. É como se Jesus estivesse exclamando: sintam falta dos trabalhadores a ponto de rogar pelos mesmos.
O envio de discípulos (aprendizes sem autoridade para efetuar algo) e apóstolos (aprendeu e está sob autoridade de alguém para efetuar algo) é uma dádiva de Deus.
As multidões continuam doentes. E quantas doenças? Uma doença, um vírus, COVID-19, afeta diretamente na doença espiritual. Me preocupo quando as crianças de 0-12 anos não podem ir, dentro da limitação de público, no templo. Uma geração que está correndo perigo!
Querido irmão e irmã: o pastor faz falta hoje? Então, ouça Jesus: Rogai, pois, ao Senhor da Seara que mande trabalhadores para sua seara” (Mt 9.38), afinal, o pastor sempre faz e fará falta.
Jesus nos ensinou a orar, pois, continua sentindo profundo amor pelos seus. Por isso, envia seus discípulos e apóstolos e pede para que, toda igreja ore por mais trabalhadores. As ovelhas com Cristo, têm um pastor, o bom pastor. Amém!
ERT
Edson Ronaldo TREssmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...