segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Na periferia da história!

Décimo oitavo Domingo após Pentecostes
Salmo 111; Rute 1.1-19ª; 2Timóteo 2.1-13; Lucas 17.11-19
Texto para prédica: Rute 1.1-19
Tema: Na periferia da história!

A história de Rute aconteceu nos dias em que julgavam os juízes.
Os dias em que julgavam os juízes era um período de constante guerras, invasões, retaliações, violência, agitação e fome. E em meio a esses eventos, uma família muda-se de Belém-Efrata para Moabe.
Durante os dez anos em que lá viveu, essa família enfrentou o luto pela perda do pai Elimeleque. Não bastasse a perda do marido, Noemi teve que lidar com o casamento dos filhos com mulheres moabitas. A lei de Deus proibia esses casamentos (Dt 23.3; Ed 9.1-2). Quando tudo parecia estar ajeitado, as noras Rute e Orfa ficam viúvas. Mais perdas para essa família.
Há três mulheres desamparadas, sem INSS para socorrê-las e nenhuma segurança quanto ao futuro.
Nesses momentos é bom poder contar com alguém da família. E Noemi recordou que em Belém vivia um parente vivo e que poderia lhe abrigar e fornecer comida.
Noemi resolve voltar para casa. Se despede das suas noras e argumenta com elas que o melhor para elas, é que fiquem na sua terra natal e se casem novamente.
Orfa aceita o conselho e fica na sua terra junto aos seus familiares. Rute, no entanto, não aceita a argumentação de Noemi e resolve partir para o desconhecido e deixar para trás sua família, seu passado, sua história.
Em meio as guerras, a violência, a agitação em Israel, na periferia da história, Deus está agindo para que a promessa anunciada desde a queda em pecado seja cumprida.
Não foi fácil para Elimeleque tomar a decisão de sair de Belém-Efrata (8 Km ao sul de Jerusalém) e ir para Moabe, mas a fome o levou a tomar essa decisão. Noemi sofreu a perda do marido. Sofreu, ao ver seus filhos se casando com moabitas, pois a lei de Deus os proibia de fazer isso (Dt 7.3-4; 23.3). Uma lei que visava evitar que os filhos de Deus caíssem na idolatria. Noemi sofreu em ver seus filhos morrerem. Mas, quando Noemi resolve voltar para Belém, pois a fome havia terminado em Israel (Rt 2.2), vive uma das mais belas histórias registradas na Bíblia. O amor de uma nora com sua sogra.
Tragédiasonde e quando elas acontecem? Eclesiastes 9.2,11. O que Deus está fazendo, pois parece que não se preocupa comigo nas minhas tragédias?
Noemi, uma mulher sábia e atenta, preocupa-se com àquelas duas jovens mulheres. Noemi não queria ser um fardo para elas. Ao mostrar sua preocupação com elas, demonstra o amor e a bondade de Deus (Rt 1.9).
Noemi testemunha o amor de Deus, um Deus desconhecido em Moabe. Entre os moabitas havia adoração a muitos deuses. O principal era Quemos (Nm21.29). Os moabitas eram brutais e praticavam sacrifícios horríveis aos seus deuses, inclusive de crianças. Em oposição a essa religiosidade, possivelmente, Rute e Orfa, aprenderam na casa de Noemi a respeito do Deus de Israel. Um Deus que age por amor e misericórdia (Dt 6.5). E esse Deus parece ter despertado a atenção de Rute. E, no momento de luto e despedida, ouvir Noemi lhe desejando felicidade num novo lar, fez com que Rute, impactada pelo testemunho de Noemi, afirmasse: “...o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rt 1.16).
Acho fantástica essa simples informação de que “Nos dias em que julgavam os juízes...” (Rt 1.1), aconteceu uma história na vida de uma família. Uma história comparada as nossas histórias.
Os dias dos juízes é um curto período de 150 anos após a conquista da terra prometida. É um período entre a morte de Josué e o início do reinado de Saul. Período de lutas intensas para manter-se nas terras recém ocupadas pelo povo de Israel. Em cada situação difícil, Deus levantava um libertador (juiz) para os libertar (Jz 3.9).
Enquanto que, no período de Juízes, levantava libertadores para as tribos de Israel, Deus conduzia a história da família de Elimeleque e Noemi providenciando o libertador de toda a humanidade. Salmon que havia casado com Raabe gerou Boaz (Mt 1.5), e Boaz casou-se com Rute, a moabita viúva de Malom e nora da Noemi.
Tragédiasonde e quando elas acontecem? Acontecem o tempo todo. Com pessoas boas e ruins. Com cristãos e não cristãos. O que Deus está fazendo, pois parece que não se preocupa comigo nas minhas tragédias? A exemplo da história da história da família de Rute, Deus está preocupado com a sua salvação. Ele sempre conduz a história com o objetivo de salvar.
A família de Elimeleque em Israel estava enfrentando a tragédia da fome e decidem ir à Moabe. Em Moabe, enfrentam as tragédias que envolvem a morte dos três homens da família. Após essas tragédias. Noemi resolve voltar à Belém e Rute resolve ir junto a sua sogra. Rute se casa com Boaz. Quem é Boaz? É filho de Salmon com Raabe, a prostituta que salvou os espias do povo de Deus em Jericó.
Interessante! Boaz, filho de um casamento misto, proibido pela lei de Deus, casa-se com Rute, moabita. E, ambos os casos, tanto Raabe, quanto Rute, fazem parte da genealogia de Jesus. Boaz e Rute geraram Obede que se tornou pai de Davi.
Nos dias em que julgavam os juízes...” (Rt 1.1) nos mostra como Deus de maneira espetacular conduz a história, mesmo que de uma simples família com o objetivo de salvar a humanidade.
O apostolo Paulo escreveu ao pastor Timóteo, dizendo que o mesmo ore por todos, em especial pelas autoridades, para que haja liberdade de culto, para que “todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade” (1Tm 2.4). Escreve também aos Romanos de que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e ele chamou de acordo com seu plano” (Rm 8.28).
Deus está ocupado em nos salvar! Ele continua vindo ao encontro das pessoas, mesmo que em situações estranhas e em lugares estranhos (Lc 17.1; Rt 1.1).
Estamos cercados por guerras, violência, agitação... Nossos olhos estão voltados para essas situações e diante delas, estamos aflitos e inquietos. Mas, enquanto tudo isso acontece, Deus, continua ocupado em salvar seu povo. Levanta juízes, algozes, governos, e não deixa de nos evidenciar seu amor e cuidado. E esse amor e cuidado nos será dispensado até aquele dia em que Jesus virá para julgar os vivos e os mortos. Por isso, querido irmão e irmã em Jesus, quero repetir o conselho do apostolo Paulo à Timóteo: “...fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus” (2Tm 2.1), pois, “...Se já morremos com ele, também viveremos com ele; se perseverarmos, também com ele reinaremos; se o negarmos, ele, por sua vez, nos negará; se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo” (2Tm 2.11-13). Amém!
Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...