segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Carta para um filho na fé! É para você pastor!


Décimo sétimo Domingo após Pentecostes!
Salmo 62; Habacuque 1.1-4; 2.1-4; 2Timóteo 2.1-14; Lucas 17.1-10
Texto para prédica: 2Tm 1.1 - 14
Tema: Carta para um filho na fé! (2Tm 1.2)

Uma carta cheia de emoção e um forte senso de urgência. Uma carta tão necessária para nossos dias, assim como foi naquela época em que Paulo a enviou.
Não sei você, mas, tenho ficado muito aflito. Minha angústia refere-se ao número de pastores que estão pedindo demissão do ministério, e também por notícias de que alguns pastores infelizmente chegaram ao ponto de suicidar-se.
A segunda carta de Paulo à Timóteo têm muito para nos comunicar. Gostaria, e esse é meu pedido, que um leigo ou uma serva, lesse essa mensagem para seu pastor.
Carta para um filho na fé! v.2
A segunda carta de Paulo ao pastor Timóteo, é um verdadeiro apelo para que o mesmo se mantenha firme, preservando intacto o evangelho. Paulo deseja conscientizar Timóteo quanto a sua responsabilidade em assumir a liderança da igreja (1.14). Essa carta foi escrita por Paulo quando estava preso em Roma, pois havia retornado para lá para tentar reanimar os cristãos que estavam abalados pela perseguição e calúnia de terem incendiado Roma. A história, através dos pais da igreja, nos revela que Paulo foi decapitado após esse aprisionamento.
O momento era o mais amargo para a igreja cristã. Havia perseguição e assédio dos falsos mestres.
Paulo, na prisão, ao escrever a carta, vai recordando muitas situações e eventos em relação a Timóteo que desde a segunda viagem missionária é um dos seus companheiros mais próximos. E assim, ao escrever a carta, Paulo diz que se lembra de Timóteo nas suas orações (v.3). Você tem orado pelo seu pastor? Lembra também das lágrimas de Timóteo (v.4). Você sabia que seu pastor sofre. Quantas lágrimas, ele derrama, mas, para não afligir os congregados, sempre sorri. O apostolo Paulo lembra da fé sincera de Timóteo (v.5). Seu pastor é um homem consagrado e dedicado a Cristo? Pois é exatamente isso que Paulo ressalta de Timóteo. Ele não fazia papel de ator, pelo contrário, era totalmente consagrado e dedicado à Cristo. Ele defendia a fé cristã, se resguardando dos ataques dos falsos mestres.
São muitas as situações em que as pessoas se chateiam com uma frase dita por seu pastor numa mensagem. Você já se chateou com seu pastor? Lembre-se, a preocupação pastoral é zelar pela tua alma e cuidar da verdade do evangelho. O pastor não está preocupado com ele, mas, com àqueles que lhe foram confiados.
O apostolo Paulo escreve uma carta para um pastor. E nessa carta cheia de emoção, relembra sua infância, suas lágrimas e sua formação cristã.
Carta para um filho na fé!
Essa carta é um palpitar de coração. Nela está registrada fortes emoções e a indicação da urgência do momento.
Qual é a urgência do momento? Será que é preciso meditar nessa carta para um filho na fé?
Querido irmão e irmã em Jesus: Como você reage ao ficar sabendo que um pastor pediu demissão? Ou se suicidou? Crítica, revolta, medo, ... As emoções são variadas. No entanto, quero registrar o alerta do apostolo Paulo, e quero destacar como essa carta tivesse sido escrita com seu nome querido pastor.
Carta para um filho na fé!
Conserve vivo o dom de Deus (v.6).
Timóteo se distinguia de outros obreiros, a ponto de Paulo dizer que ninguém era como ele no zelo de cuidar dos interesses da igreja e de Cristo (Fp 2.20,21). Mas, as circunstâncias decorrentes das perseguições e dos ataques externos, bem como sua timidez e constante doença, estava levando-o a pensar em abandonar a sua vocação pastoral. Havia também uma certa instabilidade, e tudo isso poderia empurrar Timóteo para fora.
Há muita pressão aos pastores em nossos dias! Qual tipo de pressão está empurrando os pastores para fora?
Conserve vivo o dom de Deus (v.6)
No mundo antigo, nunca se mantinha o fogo constantemente acesso. As brasas eram afastadas quando se desejava baixar o fogo e, quando a situação exigia, as brasas eram amontoadas para que o fogo queimasse. E agora, conforme Paulo, era momento de amontoar as brasas e fazê-las queimar, pois a situação exigia. Paulo, compara o dom ao fogo.
Porque era preciso reavivar? Timóteo estava constantemente doente (1Tm 5.23), era tímido (1Co 16.10), relativamente jovem (1Tm4.12; 2Tm 2.22), tinha fortes opositores (1Tm 1.3-7,19,20; 4.6-7; 6.3-10; 2Tm 2.14-19,23).
Ao falar sobre reacender, conservar vivo o dom de Deus, o apostolo Paulo, destaca que esse dom é algo dado pelo Espírito Santo. Não foi forjado por mãos humanas e nem sequer dado por qualquer um (v.7). Em outras palavras, Paulo diz a Timóteo que quer seja na doença, na timidez, na oposição, na perseguição, nas lutas internas e externas, ele não está sozinho. E sabendo que o Espírito Santo pôs nele e reacende o dom, continue agindo (v.8-10).
Ao chamar Timóteo, Paulo, Pedro, João, Tiago, André, Arthur, Geovani, Edson, Daniel, Danilo, Deus o fez com um propósito especial (v.11).
Os pregadores sofrem oposição não por causa deles, mas por causa do evangelho que proclamam. O evangelho têm origem no Éden, quando tudo parecia perdido para o ser humano. E sendo o evangelho a solução de Deus para o desastre humano, resta ao diabo atacar o evangelho e os que o anunciam (2Co 4.4; Ef 6.12). O evangelho é o poder de Deus para salvar (v.9; Rm1.16-17). O evangelho justifica e santifica um povo para Deus (v.9). O evangelho coloca o ser humano numa nova perspectiva de vida neste mundo (Ef 1.4;1Ts 4.7). O evangelho oferece o que não é possível conquistar: a salvação.
O apostolo Paulo anuncia para Timóteo que pregar o evangelho envolve sofrer pelo evangelho (v.8,11-12). Cada capítulo dessa carta há esse destaque (1.14; 2.2,8,9; 3.13-14; 4.1,2). A graça do pregador chamado e enviado para proclamar o evangelho, é sofrer oposição por causa do evangelho (v.12; Fp 1.29).
O mundo é hostil ao evangelho. O homem em sua natureza repudia o evangelho. E quem crê e prega o evangelho o faz por ter sido alcançado pelo poder do evangelho (v.9, 11-12).
Eram tempos de perseguição e assédio dos falsos mestres. Muitos cristãos foram queimados vivos, outros decapitados. As acusações contra os cristãos de que haviam provocado o incêndio à Roma deixou toda uma cidade contrária aos crentes.
Tempos amargos!
Atualmente também estamos vivendo dias amargos. E a recomendação bíblica para esse momento é: conserve vivo o dom de Deus ... (v.6), você não está sozinho (v.8).
Eram tempos de perseguição e abandono da vida cristã. E, duma masmorra escura, Paulo escreve uma carta para um filho na fé. Mostrando a sua empatia com esse pastor e o alertando para manter intacto o conteúdo do evangelho (v.14).
O evangelho era e é o tesouro da igreja!
Entre as muitas pressões pastorais, está a pressão do crescimento. É como se o pastor precisasse fazer algo para que a igreja fique cheia. Leia atentamente 1Co 3.6.
O evangelho é o tesouro da igreja. Esse evangelho precisa ser proclamado fielmente pela igreja e pelos pregadores, mesmo que haja pressão por outros motivos.
O evangelho é o poder de Deus que chama pessoas à fé cristã. O evangelho é o poder pelo qual Deus salva e santifica sua igreja. O Espírito Santo guia pelo evangelho à toda a verdade e sustenta os crentes principalmente em momentos amargos e difíceis.
Uma bela carta para um filho na fé! E o pedido é só um: conserve vivo o dom de pregar o evangelho. Amém!
Edson Ronaldo Tressmann
Bibliografia
CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. Vol. 5. Editora Hagnos, São Paulo, 2014

LOPES, Hernandes Dias. 2Timóteo. O testamento de Paulo à igreja. Editora Hagnos, São Paulo, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...