segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Quando a salvação encontra o homem! (Lc 19.10)


Vigésimo Primeiro Domingo após Pentecostes
Salmo 130; Isaías 1.10-18; 2Tessalonicenses 1.1-5; Lucas19.1-10
Texto para prédica: Lc 19.1-10
Tema: Quando a salvação encontra o homem! (Lc 19.1-10)

Jesus está passando por Jericó. Era uma belíssima e rica cidade próxima do rio Jordão e do mar Morto. Jericó era conhecida como a cidade das palmeiras e havia ali muitas fontes de águas quentes. Durante o inverno, os reis e os sacerdotes fixavam ali residência. Jericó significa “lugar de fragrância”. Jesus estava passando por essa cidade. A cidade do lazer, do luxo, do comércio e da riqueza.
É preciso observar que essa seria a última visita de Jesus a Jericó. Ele já estava de caminho rumo à Jerusalém onde seria crucificado. Na verdade, seria nessa semana que ele seria morto. Sem saber, mas era a grande oportunidade para o população de Jericó. Enquanto que uma multidão se acotovelava para ver Jesus, só dois homens foram salvos: um rico e outro pobre (Lc 18.35). Um à beira do caminho e o outro que havia subido numa árvore. Desses dois homens, pode-se destacar que um era esquecido e o outro odiado. Um mendigo e outro rico. Não importa quem você é, Jesus quer salvá-lo (Lc 19.10).
Zaqueu era publicano (Lc 19.2). Publicano era um empregado da Receita Federal de Roma, e assim os judeus os consideravam inimigos e os odiavam. Os publicanos não só cobravam impostos, mas também extorquia o povo, por isso eram riquíssimos. A grande preocupação do publicano era com o lucro.
Lucas destaca que Zaqueu era o maioral dos publicanos. Mesmo que seu nome signifique “puro”, para as pessoas era repugnante. Assim como muitos em nossos dias, Zaqueu enriqueceu por meios fraudulentos. Era o chefe dos publicanos na cidade de Jericó. Coordenava o esquema de corrupção naquela cidade.
Esse homem tinha uma curiosidade enorme. Queria saber como era Jesus (Lc 19.3). Mas, a sua estatura o impedia. Zaqueu era um daqueles homens que sempre precisava olhar para cima para falar com alguém. E agora, sabia que no meio da multidão não tinha chance nenhuma de ver Jesus. Era preciso sair do meio da multidão para ter uma chance de ver o salvador.
Chama atenção o fato desse homem rico ter subido numa árvore. Já pensou chegar alguém importante em nossa cidade e uma pessoa rica subir numa árvore para ver essa pessoa. Com certeza será motivo de chacota. Ou mostrará que mesmo sendo rica não tem prestígio. Zaqueu era desprestigiado e subiu na árvore, pois tinha um objetivo: ver Jesus. Queria saber como era aquele homem do qual tanto falavam nos últimos anos.
Merece destaque o fato de, Zaqueu queria ver Jesus e, foi Cristo que viu Zaqueu. Jesus o convidou dizendo: “Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa” (Lc 19.5). Zaqueu “desceu a toda a pressa e o recebeu com alegria” (Lc 19.6).
Qual será o conteúdo da conversa entre Jesus e Zaqueu? Não é possível dizer, mas, foram palavras de vida, pois Zaqueu arrependeu-se a ponto de dizer: “Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais” (Lc 19.8). Zaqueu abandonou o esquema de corrupção e devolveu voluntariamente tudo o que havia roubado. Não sabemos o que Zaqueu e Jesus conversaram, mas, Jesus ressalta que “houve salvação naquela casa...” (Lc 19.9).
A multidão, composto por religiosos da época criticava Jesus dizendo que era inadmissível que Jesus se hospedasse na casa daquele pecador odiado pelo povo. Os religiosos da época não entendiam o que disse Jesus: “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o perdido” (Lc 19.10).
É sempre assim, o religioso, o frequentador de igreja, àquele que atua fielmente na congregação, sempre julga-se merecedor da atenção de Deus. Ou você nunca se perguntou: Por que comigo?
Os líderes religiosos eram obstáculos para que as pessoas conhecessem a Cristo assim como ele queria ser conhecido, ou seja, como àquele que veio buscar e salvar o perdido. Essa multidão que critica Jesus é a mesma que quis calar o cego Bartimeu que clamava por Jesus (Lc 18.39).
Quando uma pessoa está vivendo em pecado, e esse pecado é conhecido pelas pessoas, a maior dificuldade dela é aproximar-se da igreja. Sabe por que? Por saber que os religiosos irão murmurar (Lc 19.7).
Em muitas situações, temos sido obstáculos para que os pecadores vejam e conheçam a Cristo, aquele que veio buscar e salvar o perdido, entre os quais eu estou.
Querido irmão e irmã em Jesus, uma das palavras mais belas da Bíblia são essas ditas por Cristo: “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o perdido” (Lc 19.10). Quem era esse perdido? O apostolo Paulo responde: “Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: andai como filhos da luz” (Ef 5.8).
Ser cristão não me torna melhor que ninguém a ponto de me colocar numa posição de destaque. Se não fosse a misericórdia de Deus em Cristo, eu estaria perdido como muitos, infelizmente ainda estão. Como filho de Deus pela fé em Cristo, caminho na luz e não posso ser um obstáculo para que outros recebam essa luz e nova vida em Cristo.
Tenho observado e preciso alertá-los para o grande risco que corremos: nos tornar condenadores dos que andam perdidos. Você já parou para pensar que esses podem estar sendo sufocados pela multidão e ainda não tiveram forças para subir numa árvore? E que o maior desejo deles é ver a Cristo?
Pessoas querem ver a Cristo. O apostolo Paulo alertou na carta aos Romanos: “Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo” (Rm10.17).
É preciso que a igreja proclame Cristo. E a necessidade de proclamar a Cristo é tão urgente que poucos sabem dizer quem é Jesus? Quem é Jesus Cristo para você?
- Para muitos, Jesus foi e é um bom exemplo a ser seguido; - Para outros, Jesus ... Mas, o que muitos ainda murmuram e não aceitam é que Jesus Cristo é “o Filho do Homem que veio buscar e salvar o perdido” (Lc 19.10). Eu era um desses perdidos! Agora, sou o que sou, ainda pecador, mas achado e encontrado em Cristo. Vivo como um encontrado em Cristo.
Sempre que caminhava Jesus estava atento aos pecadores. Ele viu e chamou Mateus, enquanto esse trabalhava na coletoria. Jesus viu e chamou Natanael enquanto esse estava debaixo da figueira. Jesus viu e chamou Zaqueu em cima de uma árvore e pede para hospedar-se em sua casa.
Jesus veio e vêm em busca do pecador! (Lc 19.10). O próprio Jesus Cristo disse: “...Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto...” (Jo 15.16). Não fui eu que escolhi seguir a Cristo, ele me chamou para que eu fosse agraciado em andar nos seus caminhos. Jesus continua chamando, por isso, o apostolo Paulo escreveu: “...Hoje é o dia de ser salvo...” (2Co 6.2).
Jesus nos amou primeiro e por causa desse amor, eu o amo, o sirvo, oferto para o seu reino. E isso não me torna melhor que ninguém, apenas revela que era um perdido que já foi encontrado.
Jesus sabe quem é você. Conhece os seus pecados, inclusive os ocultos. No entanto, olha para você e diz: “Porque o Filho do homem, veio buscar e salvar o perdido” (Lc 19.10).
A passagem de Jesus por Jericó foi uma grande oportunidade e dois homens foram salvos. Hoje, também é uma oportunidade para você. Jesus quer salvá-lo, por isso, o vê e o chama ao arrependimento.
A expressão desce depressa mostra a urgência daquele momento. Naquela semana Jesus seria morto e era preciso que Zaqueu reconhecesse Jesus como salvador e visse o grande amor de Deus para com ele.
Jesus exclama: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” (Ap 3.20). Jesus disse para Zaqueu e diz a nós: “me convém ficar em sua casa” (Lc 19.5). Jesus precisa fazer parte da sua vida. A agenda de Cristo é buscar e salvar o perdido. O prazer de Deus é perdoar seus pecados. Não importa como está a sua casa, se o que você tem lá é fruto de roubo, se está havendo muitas brigas, se está havendo confusão, vícios, ... Jesus quer urgentemente entrar na sua casa, fazer parte da sua vida para que “haja salvação em sua casa”, pois, “...o Filho do homem veio buscar e salvar o perdido” (Lc 19.10).
Jericó era a cidade dos sacerdotes. E Jesus, olha para Zaqueu, hospeda-se na sua casa e o salva. Não é a religiosidade que salva, mas a fé somente. E a fé é um presente dado por Deus (Rm10.17; Tt 3.5).
As pessoas presente num velório dizem: - que Deus o tenha, que Deus lhe dê um bom lugar, pois era uma pessoa tão boa. Não adianta ser bom caráter. Bom caráter, honestidade, ... não dão a salvação. A salvação é somente pela fé (Rm1.16-17).
Quando se é salvo - a vida é transformada. Zaqueu optou ajustar a sua conduta, por isso, disse à Cristo: “resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais” (Lc 19.8). Com certeza a conversão de Zaqueu mudou muita coisa. Possivelmente a coletoria de impostos deixou de ser um lugar de corrupção.
A fé me dá a salvação e transforma a minha vida! Não é o meu viver que me dá as salvação, mas, a salvação mostra-se no meu viver (Tg 2.17).
Os dias que estamos vivendo estão sendo muito perigosos. Observe que o outro não presta, o outro é vagabundo, o outro não merece. E assim lhes pergunto: Quem é você? Sim, você que já foi encontrado em Cristo? Muitas vezes, fazemos parte da multidão que apenas murmura criticando Jesus por amor os outros pecadores e nos esquecemos de que nós já somos esses pecadores amados por Cristo.
É verdade que Zaqueu ganhou muita propina, adulterou muitas notas fiscais, aceitou notas frias. Essas atitudes aumentaram a sua riqueza. No entanto, esse homem, foi visto e salvo por Jesus. O que eu seria sem Jesus ter me encontrado? Não espere que um perdido seja como é você que já foi encontrado em Cristo!
Jesus viu Zaqueu, o chamou pelo nome, foi à sua casa. Jesus vê você, o chama pelo nome, e quer entrar na sua casa, afinal, o maior desejo de Deus em Cristo é buscar e salvar o perdido. Amém!
Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...