Salmo 5; Gênesis 4.1-15; 2Timóteo 4.6-8,16-18; Lucas 18.9-17
Texto: Gênesis
4.1-16
Tema: Terríveis consequências do pecado que não impedem Deus agir para salvação!
Ao dizer “com a ajuda do Senhor” (Gn 4.1), Eva indica que em Caim, Deus já
estava cumprindo a sua promessa de salvação (Gn 3.15).
No entanto, fazendo um paralelo, digo
que enquanto Eva supunha que Caim fosse o salvador, o mesmo mostrou-se um
assassino, e matou aquele que oferecia um sacrifício agradável a Deus. Jesus,
era o sacrifício perfeito de Deus e foi morto sendo inocente, como se fosse
culpado.
Outro fato que merece destaque é que
sendo Caim seu primeiro filho e a mesma já imaginava ser o salvador, o retorno
a condição original, o quão terrível tornou-se a vida após a queda. E uma das
situações terríveis após a queda se deve ao fato de um irmão matar o outro. Por que Caim matou Abel? A resposta a esta
questão nos conduz a reflexão sobre o por que Deus não ter aceito sua oferta.
A resposta nos é dada quando
consideramos o ponto central de todo o capítulo 4. Esse capítulo está centrado
em duas conversas entre Caim e o Senhor (antes e depois do ato fratricida - Gn
4.6; Gn 4.9).
Caim,
sendo irmão mais velho julga Abel inferior na hierarquia familiar, social e
eclesiástica. Caim quer que a sua presença e sua oferta sejam o centro das
atenções, afinal, ele é o mais velho, já fazia suas ofertas bem antes de Abel.
E ao perceber que Deus aceitou a oferta de Abel, sentiu-se desprezado. Como, a oferta de Abel é melhor que a
minha? Apenas deduzimos que se sabe o como Deus aceitou a oferta de Abel
por meio de fogo enviado do céu (Lv 9.24; 1Rs 18.38; 1Cr 28.26).
Não
pense que Caim era “do mal” e Abel “do bem”. Ambos eram pecadores e assim
maus. Ambos foram o que a igreja de Deus é como a vemos nesse mundo. Ambos
estavam ali no altar servindo a Deus. Onde
era o altar? Alguns se baseiam em Gn 3.24 para dizer que possivelmente Adão
fez um altar ali, mostrando o lugar de onde saíram e viam a presença de Deus.
Adão e Eva já adoravam a Deus no paraíso.
Martinho
Lutero identificou em Caim, um crente. No entanto, mesmo tendo ofertado para
Deus, pode-se deduzir pela leitura em Hebreus 11.4, que sua oferta não foi
proveniente da fé. O apostolo João em sua carta escreveu que Abel era justo, ou
seja, vivia e agia pela fé. O coração de
Caim não estava em Deus, tanto que assassinou seu irmão Abel. Faltava-lhe amor
para com seu irmão.
O
texto diz que Abel trouxe das primícias (Gn 4.4), ou seja, Deus estava em
primeiro plano. Abel, pela sua ofertava confessava que Deus o havia dado o que
tinha. Nesse sentido, o autor a carta aos hebreus ressalta que “Por meio dela, também mesmo depois de morto,
ainda fala” (Hb 11.4).
Para
Caim, Abel tornou-se um estorvo na sua relação com Deus. Assim como era estorvo
muitos outros que foram exaltados por Jesus. O publicano (Lc 18.9-14); a viúva
pobre (Mc 12.41 - 44); os pecadores, as prostitutas (Lc 5.29-32; Mt 9.11).
Caim
enfureceu também pelo fato de que Abel, sendo um pastor de ovelhas (Gn 4.2),
exercia, até por ser mais novo, um trabalho não tão nobre. Perante os pais, e a
sociedade, Caim tinha um certo status e no mesmo estava apegado. Ofertou como
um mero ritual e não por colocar Deus acima de todas as coisas. Pode-se citar
as palavras do profeta Isaías: “O Senhor
diz: “Esse povo ora a mim com a boca e me louva com os lábios, mas o seu
coração está longe de mim. A religião que eles praticam não passa de doutrinas
e ensinamentos humanos que eles só sabem repetir de cor” (Is 29.13).
Judas
em sua carta em que visa convocar os cristãos para batalharem pela fé
salvadora, alerta para que cuidemos para não cairmos na ganância de Caim (Jd
11).
O
problema de Caim era o próprio Caim. Julgou-se superior a Abel e assim, por,
ter sua oferta rejeitada por Deus, motivou-se a dar fim daquele que o estava
atrapalhando. E assim, numa demonstração de amor para com Caim, Deus pergunta,
tentando trazê-lo de volta a si: “Por que
você está com raiva? Por que anda carrancudo?” (Gn 4.5).
A
palavra hebraica deixa implícito que Caim estava consumindo-se de cólera ou
incendiou-se. E Deus desejava trazê-lo de volta. Deus sabe como é o ser humano
após a queda, por isso diz que “...o
pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa
vencê-lo” (Gn 4.7). O apostolo Paulo escreveu na carta aos cristãos da Ásia
Menor: “Irai vos e não pequeis; não se
ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo” (Ef 4.26-27).
Infelizmente,
momentos de ira terminam em grandes tragédias. As pessoas, ao invés de se
arrependerem, acabam colocando culpa na traição de outro alguém, ou que o mesmo
é vítima indefesa.
A
expressão raiva, carrancudo mostra
que Caim estava desapontado e irado, mas não envergonhado do seu ato referente
a sua motivada ação diante da oferta.
O
pecado é como um animal agachado que espera uma oportunidade para atacar (Gn
4.7). Deus já estava alertando para Caim que algo ruim já estava por acontecer
e o mesmo podia ser evitado.
Gn 4.8 – O homicídio já estava em seu
coração. O encontro foi só uma oportunidade para executar seu plano. Homicídio
premeditado. Daria para ter evitado (Gn 4.7). O ódio invadiu uma família, e
pode-se dizer, uma família de Deus(igreja). O ato de adoração, por ter
percebido que a verdade de Deus era superior para Abel, Caim o matou.
Ainda
nesse mundo, milhares de anos após esse ocorrido, vê-se o quão terrível é, o
ódio religioso.
Por que Caim o levou para o campo? Para não ser observado. Era um local
afastado. E ali o enterrou. Muitos dizem que aqui começou o costume do
sepultamento.
Gn 4.9 – Deus novamente se aproxima de
Caim. Assim como havia feito em Gn 3.9-13,23. Gn 4.10 - O que você fez?
(Gn 3.13; 4.10).
Mas,
a queda em pecado, além de nos conduzir a pecar, nos faz negar nosso pecado.
Mas, não há nada oculto para Deus (Mt 10.26; Mc4.22; Lc 8.17).
Já
que o pecado contaminou o mundo, e Deus sabe do seu poder destruidor, a lei do
amor é que permeia as nossas relações. A expressão amai-vos uns aos outros aparece 21 vezes no NT.
Deus
ao questionar Caim (Gn 4.10), não deseja uma resposta. Ele sabe do ocorrido. A
palavra de Deus, a voz de Deus, precisou despertar a consciência de Caim para
seu pecado e também para convida-lo ao arrependimento.
Gn 4.11 – a sentença divina. Amaldiçoado e não poderá mais cultivar a
terra. Deus fez justiça pelo seu filho Abel (Lv 19.18; Rm 12.19-21; Pv
20.22; 1Sm 24.12-13; Dt 32.35; Hb 10.30-31).
Por que não cultivaria mais a terra? Caim era agricultor. A terra não
havia sido criada para que seres humanos fossem enterrados nela devido ao
pecado. E como Caim, usou a terra onde semeava para produzir, a não produção o
faria lembrar-se de seu pecado.
Quando
vemos muitas coisas ruins acontecendo na natureza, lembramos da queda em pecado
(Gn 3.18-19).
O pecado sempre fere duas pessoas – a si mesmo e depois a outro.
Caim iria andar pela terra sempre
fugindo –
atemorizado, culpado, inquieto pelo seu delito.
Observe
que Deus puniu Caim com uma sentença perpétua e não com a pena de morte. Esse
castigo é tão ruim que Caim se expressou Gn
4.13.
Quem
está preso por algum crime é testemunha dessas palavras. Muitos prisioneiros
dizem que é como um inferno em vida.
A
septuaginta traduz como interpretação que Caim ficaria tremendo e gemendo.
Agora,
com Caim, temos um homem pagão que preferiu assassinar do que viver em paz com
Deus. Esse homem pagão se espalhava pela civilização (Gn 4.19-23).
Gn 4.15 – Deus está dizendo que Caim não será
morto subitamente, pois tem uma sentença perpétua a cumprir. E quem se
interferisse no plano de justiça de Deus seria punido sete vezes pior que Caim,
que já havia exclamado que não suportaria (Gn 4.13).
O
sinal colocado em Caim visava sua proteção bem como a punição de Deus. Deus o
puniu, pois o havia alertado (Gn 4.6).
A
humanidade começa a sofrer as consequências terríveis da queda. O diabo ao
tentar Eva disse: “Vocês não morrerão
coisa nenhuma” (Gn 3.4).
Gn 4.16 – uma das descrições mais tristes da
Bíblia.
Node
significa perambulação, vagueação, exilio,
vagabundagem.
Ao
mesmo tempo, esse versículo mostra uma verdade universal. Quem abandona a
presença do Senhor automaticamente passa a vaguear, mesmo que resida em belas
residências e tenham famílias.
Assim
como Adão, Caim afastou-se ainda mais para o Oriente (alguns pensam na Índia ou
China).
Aplicação
1 - Gn 4.7 – em toda a sua vida, procure estar na
atitude correta diante de Deus, estando numa atitude correta diante do seu
próximo.
2 - Não seja como Caim, o fariseu no
Templo, visando tão somente julgar-se superior ao seu próximo.
3 - Ser como Caim, ou seja, ter e exercer uma posição
destaque não deve colocar num pedestal. Afinal, ter essa posição nos foi dado
por graça e amor. Ninguém aqui é irmão mais velho por ter escolhido.
4 - Como Caim, somos pecadores e corremos
o perigo de deixar o ódio nos dominar e perturbar nossas relações.
5 – Abel não confiava em si mesmo, mas em
Deus, o qual pelas suas ofertas o colocou em primeiro plano.
6 – Assim como a oferta de Abel, Deus as
aceita por causa da fé e não por causa da oferta ou da natureza da oferta, nem
da qualidade do ofertante.
7 – Toda vez
que for avisado pela palavra de Deus, arrependa-se! Não endureça o coração como
fez Caim.
8 – Deus quer
nosso arrependimento, por isso fala conosco antes e após o pecado (Gn 4.6,9).
9 – Odiar
outra pessoa é o mesmo que cometer assassinato, e é o passo em direção a
efetivar o crime.
10 – Os filhos
de Deus estão em luta (1Jo 3.10-13) e dentro da mesma casa.
11 – Deus não
abandona seus filhos. Mesmo os errantes.
Edson Ronaldo Tressmann
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