segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Terríveis consequências do pecado que não impedem Deus agir para salvação!


Salmo 5; Gênesis 4.1-15; 2Timóteo 4.6-8,16-18; Lucas 18.9-17
Texto: Gênesis 4.1-16
Tema: Terríveis consequências do pecado que não impedem Deus agir para salvação!

Ao dizer “com a ajuda do Senhor” (Gn 4.1), Eva indica que em Caim, Deus já estava cumprindo a sua promessa de salvação (Gn 3.15).
No entanto, fazendo um paralelo, digo que enquanto Eva supunha que Caim fosse o salvador, o mesmo mostrou-se um assassino, e matou aquele que oferecia um sacrifício agradável a Deus. Jesus, era o sacrifício perfeito de Deus e foi morto sendo inocente, como se fosse culpado.
Outro fato que merece destaque é que sendo Caim seu primeiro filho e a mesma já imaginava ser o salvador, o retorno a condição original, o quão terrível tornou-se a vida após a queda. E uma das situações terríveis após a queda se deve ao fato de um irmão matar o outro. Por que Caim matou Abel? A resposta a esta questão nos conduz a reflexão sobre o por que Deus não ter aceito sua oferta.
A resposta nos é dada quando consideramos o ponto central de todo o capítulo 4. Esse capítulo está centrado em duas conversas entre Caim e o Senhor (antes e depois do ato fratricida - Gn 4.6; Gn 4.9).
Caim, sendo irmão mais velho julga Abel inferior na hierarquia familiar, social e eclesiástica. Caim quer que a sua presença e sua oferta sejam o centro das atenções, afinal, ele é o mais velho, já fazia suas ofertas bem antes de Abel. E ao perceber que Deus aceitou a oferta de Abel, sentiu-se desprezado. Como, a oferta de Abel é melhor que a minha? Apenas deduzimos que se sabe o como Deus aceitou a oferta de Abel por meio de fogo enviado do céu (Lv 9.24; 1Rs 18.38; 1Cr 28.26).
Não pense que Caim era “do mal” e Abel “do bem”. Ambos eram pecadores e assim maus. Ambos foram o que a igreja de Deus é como a vemos nesse mundo. Ambos estavam ali no altar servindo a Deus. Onde era o altar? Alguns se baseiam em Gn 3.24 para dizer que possivelmente Adão fez um altar ali, mostrando o lugar de onde saíram e viam a presença de Deus. Adão e Eva já adoravam a Deus no paraíso.
Martinho Lutero identificou em Caim, um crente. No entanto, mesmo tendo ofertado para Deus, pode-se deduzir pela leitura em Hebreus 11.4, que sua oferta não foi proveniente da fé. O apostolo João em sua carta escreveu que Abel era justo, ou seja, vivia e agia pela fé.  O coração de Caim não estava em Deus, tanto que assassinou seu irmão Abel. Faltava-lhe amor para com seu irmão.
O texto diz que Abel trouxe das primícias (Gn 4.4), ou seja, Deus estava em primeiro plano. Abel, pela sua ofertava confessava que Deus o havia dado o que tinha. Nesse sentido, o autor a carta aos hebreus ressalta que “Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala” (Hb 11.4).
Para Caim, Abel tornou-se um estorvo na sua relação com Deus. Assim como era estorvo muitos outros que foram exaltados por Jesus. O publicano (Lc 18.9-14); a viúva pobre (Mc 12.41 - 44); os pecadores, as prostitutas (Lc 5.29-32; Mt 9.11).
Caim enfureceu também pelo fato de que Abel, sendo um pastor de ovelhas (Gn 4.2), exercia, até por ser mais novo, um trabalho não tão nobre. Perante os pais, e a sociedade, Caim tinha um certo status e no mesmo estava apegado. Ofertou como um mero ritual e não por colocar Deus acima de todas as coisas. Pode-se citar as palavras do profeta Isaías: “O Senhor diz: “Esse povo ora a mim com a boca e me louva com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A religião que eles praticam não passa de doutrinas e ensinamentos humanos que eles só sabem repetir de cor” (Is 29.13).
Judas em sua carta em que visa convocar os cristãos para batalharem pela fé salvadora, alerta para que cuidemos para não cairmos na ganância de Caim (Jd 11).
O problema de Caim era o próprio Caim. Julgou-se superior a Abel e assim, por, ter sua oferta rejeitada por Deus, motivou-se a dar fim daquele que o estava atrapalhando. E assim, numa demonstração de amor para com Caim, Deus pergunta, tentando trazê-lo de volta a si: “Por que você está com raiva? Por que anda carrancudo?” (Gn 4.5).
A palavra hebraica deixa implícito que Caim estava consumindo-se de cólera ou incendiou-se. E Deus desejava trazê-lo de volta. Deus sabe como é o ser humano após a queda, por isso diz que “...o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo” (Gn 4.7). O apostolo Paulo escreveu na carta aos cristãos da Ásia Menor: “Irai vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo” (Ef 4.26-27).
Infelizmente, momentos de ira terminam em grandes tragédias. As pessoas, ao invés de se arrependerem, acabam colocando culpa na traição de outro alguém, ou que o mesmo é vítima indefesa.
A expressão raiva, carrancudo mostra que Caim estava desapontado e irado, mas não envergonhado do seu ato referente a sua motivada ação diante da oferta.
O pecado é como um animal agachado que espera uma oportunidade para atacar (Gn 4.7). Deus já estava alertando para Caim que algo ruim já estava por acontecer e o mesmo podia ser evitado.
Gn 4.8 – O homicídio já estava em seu coração. O encontro foi só uma oportunidade para executar seu plano. Homicídio premeditado. Daria para ter evitado (Gn 4.7). O ódio invadiu uma família, e pode-se dizer, uma família de Deus(igreja). O ato de adoração, por ter percebido que a verdade de Deus era superior para Abel, Caim o matou.
Ainda nesse mundo, milhares de anos após esse ocorrido, vê-se o quão terrível é, o ódio religioso.
Por que Caim o levou para o campo? Para não ser observado. Era um local afastado. E ali o enterrou. Muitos dizem que aqui começou o costume do sepultamento.
Gn 4.9 – Deus novamente se aproxima de Caim. Assim como havia feito em Gn 3.9-13,23. Gn 4.10 - O que você fez? (Gn 3.13; 4.10).
Mas, a queda em pecado, além de nos conduzir a pecar, nos faz negar nosso pecado. Mas, não há nada oculto para Deus (Mt 10.26; Mc4.22; Lc 8.17).
Já que o pecado contaminou o mundo, e Deus sabe do seu poder destruidor, a lei do amor é que permeia as nossas relações. A expressão amai-vos uns aos outros aparece 21 vezes no NT.
Deus ao questionar Caim (Gn 4.10), não deseja uma resposta. Ele sabe do ocorrido. A palavra de Deus, a voz de Deus, precisou despertar a consciência de Caim para seu pecado e também para convida-lo ao arrependimento.
Gn 4.11 – a sentença divina. Amaldiçoado e não poderá mais cultivar a terra. Deus fez justiça pelo seu filho Abel (Lv 19.18; Rm 12.19-21; Pv 20.22; 1Sm 24.12-13; Dt 32.35; Hb 10.30-31).
Por que não cultivaria mais a terra? Caim era agricultor. A terra não havia sido criada para que seres humanos fossem enterrados nela devido ao pecado. E como Caim, usou a terra onde semeava para produzir, a não produção o faria lembrar-se de seu pecado.
Quando vemos muitas coisas ruins acontecendo na natureza, lembramos da queda em pecado (Gn 3.18-19).
O pecado sempre fere duas pessoas – a si mesmo e depois a outro.
Caim iria andar pela terra sempre fugindo – atemorizado, culpado, inquieto pelo seu delito.
Observe que Deus puniu Caim com uma sentença perpétua e não com a pena de morte. Esse castigo é tão ruim que Caim se expressou Gn 4.13.
Quem está preso por algum crime é testemunha dessas palavras. Muitos prisioneiros dizem que é como um inferno em vida.
A septuaginta traduz como interpretação que Caim ficaria tremendo e gemendo.
Agora, com Caim, temos um homem pagão que preferiu assassinar do que viver em paz com Deus. Esse homem pagão se espalhava pela civilização (Gn 4.19-23).
Gn 4.15 – Deus está dizendo que Caim não será morto subitamente, pois tem uma sentença perpétua a cumprir. E quem se interferisse no plano de justiça de Deus seria punido sete vezes pior que Caim, que já havia exclamado que não suportaria (Gn 4.13).
O sinal colocado em Caim visava sua proteção bem como a punição de Deus. Deus o puniu, pois o havia alertado (Gn 4.6).
A humanidade começa a sofrer as consequências terríveis da queda. O diabo ao tentar Eva disse: “Vocês não morrerão coisa nenhuma” (Gn 3.4).
Gn 4.16 – uma das descrições mais tristes da Bíblia.
Node significa perambulação, vagueação, exilio, vagabundagem.
Ao mesmo tempo, esse versículo mostra uma verdade universal. Quem abandona a presença do Senhor automaticamente passa a vaguear, mesmo que resida em belas residências e tenham famílias.
Assim como Adão, Caim afastou-se ainda mais para o Oriente (alguns pensam na Índia ou China).
Aplicação
1 - Gn 4.7 – em toda a sua vida, procure estar na atitude correta diante de Deus, estando numa atitude correta diante do seu próximo.
2 - Não seja como Caim, o fariseu no Templo, visando tão somente julgar-se superior ao seu próximo.
3 - Ser como Caim, ou seja, ter e exercer uma posição destaque não deve colocar num pedestal. Afinal, ter essa posição nos foi dado por graça e amor. Ninguém aqui é irmão mais velho por ter escolhido.
4 - Como Caim, somos pecadores e corremos o perigo de deixar o ódio nos dominar e perturbar nossas relações.
5 – Abel não confiava em si mesmo, mas em Deus, o qual pelas suas ofertas o colocou em primeiro plano.
6 – Assim como a oferta de Abel, Deus as aceita por causa da fé e não por causa da oferta ou da natureza da oferta, nem da qualidade do ofertante.
7 – Toda vez que for avisado pela palavra de Deus, arrependa-se! Não endureça o coração como fez Caim.
8 – Deus quer nosso arrependimento, por isso fala conosco antes e após o pecado (Gn 4.6,9).
9 – Odiar outra pessoa é o mesmo que cometer assassinato, e é o passo em direção a efetivar o crime.
10 – Os filhos de Deus estão em luta (1Jo 3.10-13) e dentro da mesma casa.
11 – Deus não abandona seus filhos. Mesmo os errantes.

Edson Ronaldo Tressmann


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...