segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Sopro de Deus!

Salmo121; Gênesis 32.22-30; 2Timóteo 3.14-4.5; Lucas 18.18
Texto para prédica:2Tm 3.14 – 4.5
Tema: Sopro de Deus!

Já tenho manifestado a minha preocupação com o número de pedido de demissões de pastores na IELB, só nesse ano de 2019, até o dia 13 de outubro, cerca de 19 pastores. Essas demissões decorrem dos mais variados motivos e não os questiono. Outras denominações cristãs, enfrentam a triste situação de verem algum de seus pastores terem cometido suicídio. Numa conversa sobre esse assunto com um Bispo da ICAR, ele comentou que muitos padres, aptos a serem declarados bispos, não estão aceitando o cargo.
Vou repetir a mesma questão que fiz dias atrás em outra mensagem sobre o assunto. Não sei o quanto você se preocupa com isso? Aliás, quanto valor tem o ministério entre nós? É realmente necessário um pastor?
Deus age por meio da sua Palavra e Sacramentos, e para que a fé seja alcançada às pessoas, foi instituído o ministério que ensina o evangelho e administra os sacramentos. Dessa forma, destaco que quando o inimigo de Cristo e da igreja, o diabo, atinge um pastor, está visando interromper a pregação e a administração dos sacramentos para que as pessoas não tenham fé e não sejam salvas.
O ministério é de suma importância, por esse motivo, nessa, que é a sua última carta, o apostolo Paulo desejoso em passar o bastão para Timóteo, escreve-lhe dando dois conselhos em especial:
1 – Continue firme nas verdades que aprendeu...;
2 – pregue a mensagem e insista em anuncia-la ...;
Qual é a verdade que Timóteo aprendeu? E qual mensagem ser insistente em anunciar?
A verdade que Timóteo aprendeu são as sagradas letras (2Tm 3.15). E a mensagem que deve ser anunciada insistentemente é a Palavra de Deus, as sagradas letras.
A expressão Escritura Sagrada (2Tm3.16), é um termo técnico para referir-se a coleção de livros. Sendo assim, a qual coleção de livros, Paulo estava falando para Timóteo? Possivelmente ao AT. Mas, é preciso lembrar que muitos outros livros do NT já estavam escritos e, Pedro reconhece as cartas de Paulo como sendo Escritura Sagrada. Em sua segunda carta, Pedro escreveu: “...Pois o nosso querido irmão Paulo, com a sabedoria que Deus lhe deu, escreveu a vocês sobre esse assunto. E foi isso mesmo que ele disse em todas as suas cartas quando escreveu a respeito disso. Nas cartas dele há algumas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e os fracos na fé explicam de maneira errada, como fazem também com outras partes das Escrituras Sagradas. E assim eles causam a sua própria destruição” (2Pe 3.16).
Se o ministério está atravessando dias difíceis, é preciso ouvir atentamente os dois conselhos do apostolo Paulo, que nos sobrevêm por essa última carta: continue firme nas verdades que aprendeu... e pregue a mensagem e insista em anuncia-la ...
As verdades que Timóteo aprendeu, ele aprendeu das sagradas letras e os seus mestres foram pessoas que o ensinaram na Palavra de Deus. Paulo aconselha a continuar firme na verdade que são as sagradas letras (Escritura Sagrada), pois essa tem origem em Deus.
Interessante notar que o termo usado por Paulo para referir-se a inspiração indica que Deus soprou as palavras que estão escritas.
Em Gênesis 2.7, Moisés escreveu que “Então, do pó da terra, o Senhor formou o ser humano. O Senhor soprou no nariz dele uma respiração de vida, e assim ele se tornou um ser vivo” (Gn 2.7). Agora, o apostolo Paulo ressalta que Deus soprou a sua Palavra. Assim como Deus soprou uma respiração de vida e o homem se tornou alma vivente, Deus ainda hoje, através da pregação da Palavra (seu sopro), pessoas passam a viver para Deus.
Pastores são como àqueles garotos de escola que sopram as respostas para os colegas que não sabem a resposta, para que esses não sejam reprovados. Pastores, sopram uma palavra que não é sua, mas de Deus.
Haviam muitos deuses na época. Alguns se diziam comunicar através do fígado de um animal, por oráculos dado por pessoas especiais, psicografia, etc. Nesse aspecto, Paulo destaca para Timóteo, continue firme nas verdades que aprendeu ... e destaca que “...vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir. Essas pessoas deixarão de ouvir a verdade para dar atenção às lendas” (2Tm 4.3-4).
Deus soprou suas palavras, pois por elas pode nos dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus (2Tm 3.15). Observe que o oposto dos deuses daquela época, Deus não quer nos dar informação sobre alguma coisa, assim como os deuses da época que diziam oferecer informação sobreo futuro. Deus, pelo seu sopro quer levar à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus.
A fé é o presente dado por Deus através do seu sopro(Bíblia). O sopro de Deus, a Bíblia, diz que o justo viverá pela fé” (Rm 1.17) e que essa fé é um presente dado por Deus (Ef 2.8), e, portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo (Rm10.17).
Paulo está preso em Roma. Está escrevendo a carta da despedida. Ouso dizer que está escrevendo seu testamento para Timóteo, seu substituto. E nesse o aconselha a continuar firme nas verdades que aprendeu e pregar a mensagem e ser insistente em anuncia-la.
Tanto a Bíblia (2Tm3.16), quanto o ministério (Ap 1.20), são bênçãos de Deus para salvar a humanidade.
Pela Palavra e Sacramentos, Deus age para que a fé seja dada às pessoas. E para que as pessoas recebam esse presente de Deus, o mesmo instituiu o ministério que ensina o evangelho e administra os sacramentos.
Muitos problemas na igreja contemporânea se deve ao fato de que Deus deixou de soprar, ou seja, não é a Palavra de Deus que comunica. Jesus tornou-se curandeiro, um sábio, guia religioso, livro de auto ajuda, e deixou de ser o salvador das pessoas. Precisamos recordar o que escreveu Paulo: “Eu não me envergonho do evangelho, pois ele é o poder de Deus para salvar todos os que creem, primeiro os judeus e também os não judeus. Pois o evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus” (Rm 1.16-17).
A Palavra de Deus foi escrita (Escrituras), tornou-se carne (Cristo) e precisa ser proclamada (Pregação).
A pregação é vital para a igreja e o mundo! Não existe igreja sem pregação! Por isso, pregue a palavra e seja insistente na pregação. Não perca tempo com outras coisas e atividades. Deixe a administração com quem recebe a incumbência da administração e se ocupe em pregar a Palavra de Deus, pois ela dá e mantêm a fé.
Não há tarefa mais importante na igreja do que a pregação. Quanto tempo você tem usado para pregação? Não a pregação no púlpito. Mas, o estudo, a reflexão, a meditação. Não seja preguiçoso! É isso que Paulo enfatiza com as palavras que mostram o ser oportuno ou não. Esteja pronto para todas as oportunidades. Outra coisa, será que a igreja precisa só de 15 minutos de pregação? Tem se usado mais tempo para avisos corriqueiros do que para a pregação da palavra de Deus.
Qual é a urgência em pregar a Palavra e tão somente a Palavra? 2Tm 4.3-4. As pessoas irão se opor. Evangelho, Bíblia, Doutrina, nunca foram e nunca serão populares (At 7.57).
Pastores estão cansados e desanimados. Muitos pedindo demissão e outros até cometendo suicídio.
Caro pastor, prega a palavra (2Tm4.2), sopre o sopro de Deus. Não se deixe levar pelo atual momento. Não se preocupe se não for popular ou atraente como os falsos mestres. O que precisa transparecer não é você, mas a mensagem que você prega. Uma mensagem que não é sua, mas foi respirada por àquele que nos envia. Os pastores têm diferentes dons. No entanto, todos possuem a mesma mensagem para ser proclamada: o sopro de Deus. Amém!
Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...