domingo, 1 de setembro de 2019

Você está realmente bem!?

13º Domingo após Pentecostes
Salmo 1; Deuteronômio 30.15-20; Filemon 1-21; Lucas 14.25-35
Texto para prédica: Salmo 1
Tema: Você está realmente bem!?

Quando alguém pergunta para outra pessoa: você está bem? A resposta costumeira é: “estou bem. É melhor dizer que está bem, para ver se fica melhor”. As pessoas querem e desejam estar bem. Ninguém quer estar mal. Mas, será que você está realmente bem?
O Salmo 1 inicia com a mesma palavra com a qual o Salmo 2 termina – Ashërey. Essa palavra, aparece vinte e seis vezes nos Salmos, e significa “felicidades de”, ou melhor, “abençoado”.
A palavra que aparece nas traduções bíblicas “bem aventurado” descreve o estado de alguém.
Você está realmente bem?
O Salmista descreve o estado da pessoa como um homem abençoado. Ou seja, o salmista diz que “tudo está bem para aquele homem o qual” ama a lei de Deus e que está afastado dos ímpios. Lembre-se: nada é agradável para quem a lei do Senhor é desagradável.
Está bem aquela pessoa que “não anda”, ou seja, que não vive e convive nos conselhos dos ímpios.
O salmista sabe que nenhuma sociedade, e nenhum cidadão persiste se não for estruturada e mantida por certos decretos e leis. Assim, uma sociedade e um cidadão que ignora a lei do Senhor, e seguir a impiedade, não pode e nem poderá estar bem. Deixará de estar abençoado, de ser feliz, para ser amaldiçoado e infeliz.
Os ímpios, por ignorar a lei do Senhor, buscam andar pelos seus próprios caminhos, isso por que entendem que o mesmo está correto e que em seu caminhar não há erro.
A situação moral que se vive atualmente coloca o cristão numa encruzilhada. Humanamente perdeu-se o sentido ético das coisas. Tudo parece ser tão normal, que o caminho errado tornou-se certo. Corre-se o risco de caminhar no conselhos dos ímpios sem se dar conta de que esse caminho não é mais o caminho de Deus.
O caminho do ímpio se deve a um único fator. A impiedade é propriamente o mal da incredulidade. Passa-se a caminhar na impiedade e no caminho dos ímpios, porque se esqueceu de Deus, não sabe mais quem ele é e qual é o seu caminho. Os ímpios “sentam na roda dos escarnecedores, zombadores”, ou seja, violam a fé.
Estar bem, ser abençoado e feliz, é aquele que vive na e da fé. A convicção daquele que está bem e é abençoado é que Deus tem e oferece o melhor. O apóstolo Paulo em suas epístolas se dedica a ensinar sobre a fé em Cristo. Na carta aos Romanos, por onze capítulos alicerça a fé, e em cinco capítulos constrói os costumes provenientes da fé. Aos gálatas, em cinco capítulos ensina a fé e no sexto, os costumes provenientes da fé. É abençoado quem anda na lei do Senhor, ou seja, que vive na e da fé.
Ao contrastar a vida do ímpio com a vida do abençoado, o salmista faz uso de um dos termos mais dramáticos e negativos sobre o relacionamento com Deus e sua Palavra. O salmista fala sobre os escarnecedores, zombadores.
Muitas pessoas que dizem estar bem, na verdade, ouviram o conselho, passaram a seguir o caminho e infelizmente acabaram se assentando com os ímpios. E isso é revelado pela sua decisão.
A promessa dirigida por Deus pelo profeta Ezequiel, foi dada ao povo de Judá que estava se afastando. O apóstolo Paulo escreve aos Coríntios que “todos compareceremos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo” (2Co 5.10). Jesus conforme narrado pelo evangelista Marco (Mc 4.26-34) diz que o Reino de Deus é a ação de Deus no mundo. E Deus age no mundo através da obra de seu Filho Jesus e a mesma se concretiza na segunda vinda de Jesus. E se Jesus ainda não voltou, é sinal de que Deus continua agindo em seu reino para salvar seus filhos. O problema é que em oposição ao reino de Deus se encontram os ímpios.
Você está realmente bem?
Ao descrever o estado de uma pessoa abençoada, o salmista diz que a mesma sente prazer na lei do Senhor.
Enquanto que o ímpio viola a fé, a pessoa abençoada e feliz, tem prazer na sua vida na e da fé.
No período pós-bíblico, período do exilio, a palavra prazer descrevia o negócio de uma pessoa. Ou seja, a pessoa passava a maior parte do tempo onde estava seu negócio. O seu negócio e trabalho era algo agradável e prazeroso. Assim, o salmista escreve que “o estado de alguém abençoado é daquele que sente prazer em meditar na lei do Senhor, ...” (Sl 1.1,2). Uma pessoa está bem, se sente abençoada quando a sua vida está estruturada na Palavra do Senhor. Assim, ao escrever que “na sua lei medita de dia e de noite” (Sl 1.2), o salmista diz que só sente abençoado quem tem a sua vida governada pela Palavra de Deus. Se sente abençoado aquele que por detrás de tudo que faz está a Palavra de Deus.
Você está realmente bem?
Uma pessoa se sente abençoada quando tem sucesso (Sl 1.3). No entanto, o salmista não fala de sucesso econômico, político ou na vida pessoal. A pessoa que se sente abençoada sabe do seu sucesso diante de Deus. O que na verdade o ímpio ainda não tem, “por isso, os perversos não prevalecerão no juízo ...” (Sl 1.5).
A pessoa se sente abençoada ao saber pela fé que no da do juízo não ficará deitada, mas que se levantará ao som da última trombeta e tomará posse da vida eterna.
Pois o Senhor conhece ...”, ou seja, o Senhor redime. O termo conhecer significa redenção. “Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, ...” (Sl 1.6). Como escreveu o profeta Habacuque, o apóstolo Paulo aos Romanos e aos Gálatas e ao autor a carta aos Hebreus: “O justo viverá pela fé” (Hc 2.4; Rm 1.17; Gl 3.11; Hb 10.38).
Você está realmente bem?
O justo, aquele que foi e é redimido por Jesus Cristo está muito bem. O ímpio ao contrário, está numa situação desesperadora. No entanto, o justo deve evitar seu conselho, caminho e assento, mas, para o ímpio Jesus continua lançando a sua semente para que pelo seu poder o coloque em seu Reino e o salve. Amém!
Rev. M.S.T. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...