terça-feira, 24 de setembro de 2019

Lázaros aos Lázaros!

Décimo sexto domingo após Pentecostes!
Salmo146; Amós 6.1-7; 1Timóteo 6.6-19; Lucas 16.19-31
Texto: Lucas 16.19-31
Tema: Lázaros aos Lázaros!

O maior desejo de uma pessoa é ser rico!
Quem nunca sonhou em ter muito dinheiro? Se você fosse rico, o que faria com suas riquezas?
Não apenas por este texto que concluímos que morreu é céu e inferno. O texto indica claramente a respeito do meu futuro eterno e que o mesmo está atrelado ao que nessa vida tenho depositado a minha confiança. Nas riquezas ou em Cristo! Cristo é o centro da minha fé.
A história do rico e de Lázaro mostra que o ímpio depois da morte está em tormento (Lc 16.23). As almas permanecem no céu ou no inferno até o dia do juízo final, quando serão reunidos com seus corpos. A descida de Cristo ao inferno (1Rs 3.19,20), mostra que os incrédulos estão em prisão. Só há apenas dois lugares: céu e inferno, e num deles, a nossa alma entra e depois, por ocasião da volta de Cristo, nosso corpo também irá. Por ocasião da volta de Cristo, os mortos irão ressuscitar e Jesus, dará aos piedosos a vida e alegria eterna; os ímpios, serão condenados, para junto com o diabo e seus anjos serem atormentados sem fim.
O Dr Piper ressalta que não haverá ateus no inferno, pois o castigo o convencerá a existência de um juiz justo e onipotente (Lc 16.27-28). O objetivo de Deus com a pregação da condenação visa o arrependimento (Mt 3.7-12). Deus não destinou o ser humano ao inferno, pois, logo após a queda em pecado, uma opção humana decorrente da tentação do diabo, Deus prometeu o salvador (Gn 3.15). Deus quer que todos sejam salvos (1Tm2.4). No entanto, o diabo não se cansa de tentar o ser humano para afastá-lo de Deus. E uma das mais perigosas tentações que tem feito milhares de pessoas se afastarem de Deus é o amor ao dinheiro (1Tm 6.10).
Para muitos ricos, os pobres são como Lázaro, ou seja, que Deus os socorra. Lázaro significa Deus Socorre. Aquele rico (Lc 16.19-31), assim como muitos atualmente, apenas considerava o pobre como um coitado que não aproveitou as oportunidades e que devia ser um vagabundo. Aquele rico não aproveitou a presença do pobre como sendo uma oportunidade de Deus para demonstração de amor.
Na época não havia talheres (surgiram por volta de 1500 com Leonardo da Vinci). E sem talheres, comiam com as mãos e limpavam seus dedos nos pães que eram jogados fora. E desses é que os cães e os mendigos se alimentavam.
Jesus, ao contar essa história relata algo que nos faz refletir. A situação do rico. Ele confiava somente em suas riquezas. Deliciava nelas e julgava-se superior aos demais. E Jesus, dizendo que mesmo no inferno, aquele rico não compreendia e julgava-se superior a Lázaro. No verso 24 está registrado o pedido do rico de que Abraão mande Lázaro com seu dedo refrescar lhe a boca.
E já que isso não era possível, àquele rico pediu de maneira mais humilde que Abraão mandasse Lázaro para seus irmãos (v.27).
O pedido foi negado com explicação do por que no v.29eles tem Moisés e os profetas”, ou melhor, eles tem a Palavra de Deus. Que as ouçam! Eles precisam ouvir a Palavra de Deus. Se não a ouvem, um milagre, não os fará crer (v.31).
Qual foi o pecado do rico? Foi justamente o que ele não fez. Constantemente confessamos nossos pecados dizendo: pequei pelo que pensei, falei, fiz e deixei de fazer.
Querido irmão e irmã – as desigualdades sociais são naturais? Será que é normal, uns terem toda a riqueza e outros toda a pobreza?
Não é pecado ser rico! Ela é um dom (Ec 5.10; Rm12.8). No entanto, como alerta Paulo a Timóteo, o amor a riqueza muitas vezes cega as pessoas. Por isso, Deus enviou o profeta Amós. E esse denunciou as desigualdades sociais. E nós precisamos falar, refletir sobre as desigualdades sociais.
Como lutar contra as desigualdades sociais?
Foi dito por Abraão ao rico: eles tem Moisés e os profetas. Todo resumo da lei e dos profetas conforme as palavras de Jesus é: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento... Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22.37,39).
Você tem ouvido Moisés e os profetas? Talvez você esteja sempre dentro da igreja, mas, assim como na época do profeta Amós, tem negado a prática do amor ao seu semelhante. Muitas pessoas carecem do básico para viver, ou precisam daquela TV velha que está no seu depósito para assistir.
Quantas congregações estão abastadas financeiramente, e outras necessitam apenas de algumas Bíblias novas para que as pessoas possam ler a Bíblia.
Por que é tão importante ouvir o que diz Moisés e os profetas?
Primeiro: para que haja salvação. Rm10.17 – por meio da sua Palavra, Deus opera, dá e fortalece a fé. Por isso, nos exorta no terceiro mandamento a ouvir atentamente a Palavra de Deus, e tirarmos um dos dias semanas para o ouvir.
Segundo: para sermos motivados a prática das boas obras (Ef 2.10; 2Tm 3.17).
Sem a Palavra de Deus não há fé e nem sequer obras que agradam a Deus, afinal, sem fé ninguém agrada a Deus (Hb 11.6).
Éramos miseráveis, mas, Jesus, sendo Deus, não ficou sentado no trono celestial, mas, aceitou descer e tomar nosso lugar para nos resgatar e nos socorrer (Fp 2.6).
Os Lázaros, socorridos por Deus em Jesus, são enviados ao mundo para socorrer os muitos Lázaros que necessitam de socorro. Amém!
Edson Ronaldo TREssmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...