segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Mitos e Verdades sobre o dinheiro

Décimo sexto domingo após Pentecostes!
Salmo146; Amós 6.1-7; 1Timóteo 6.6-19; Lucas 16.19-31
Texto para prédica: 1Tm 6.6-19
Tema: Mitos e verdades sobre o dinheiro (1Tm 6.6 - 19)

Há um quadro no telejornal na Record que diz: mitos e verdades sobre a alimentação. Hoje, proponho refletirmos um pouco sobre os mitos e verdades do dinheiro.
Para combater mitos a respeito do dinheiro, o apostolo Paulo escreve a presente perícope (1Tm 6.6-19), afinal, pessoas cristãos estavam se perdendo por começarem a amar o dinheiro.
As pessoas sonham com a felicidade. A felicidade parece estar naquilo que não possuímos. As pessoas gastam todas as suas energias e forças na busca das coisas materiais e quando as conseguem, caem na real, e observam que a tão sonhada felicidade não está ali.
O apostolo Paulo usa a Palavra contentamento no sentido de suficiência interior que guarda a pessoa em paz a despeito das circunstâncias externas. Você se sente mais em paz quando a conta bancária está cheia?
Paulo, o apostolo, combate os falsos mestres que estavam fazendo da piedade uma fonte de lucro. Era como se o dinheiro lhes trouxesse a felicidade, o contentamento, a segurança eterna. “É claro que a religião é uma fonte de muita riqueza, mas só para a pessoa que se contenta com o que tem” (1Tm 6.6) e admoesta: “Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimento” (1Tm 6.10). Seus óculos são feitos de moeda? Ou, você tem se vislumbrado com a riqueza?
Falsos mestres, além de distorcerem a doutrina, amavam o dinheiro e não encontraram e nem encontram contentamento. O pastor que é pastor só por dinheiro está fadado ao fracasso!
1 – Dinheiro é temporal! (v.7).
Nunca presenciei um velório em que a mudança ou dinheiro fosse colocado junto a cova do falecido. E mesmo que você já tenha visto, saiba que, essa mudança, ou dinheiro, não ressuscitarão e nem tomarão lugar, quer seja no inferno ou no céu.
O apostolo Paulo alerta sobre o perigo do amor, apego ao dinheiro. O dinheiro e a riqueza são bênçãos (Ec 5.10-20; Rm 12.8), quando usados corretamente e em favor do próximo, caso contrário é uma maldição.
Jesus instruiu acerca do dinheiro e da riqueza. Das 38 parábolas, em dezesseis discute esse assunto. Além disso, há cerca de 2 mil versículos que lidam com a questão do dinheiro e das posses.
Por que toda essa conversa sobre dinheiro? Para alertar a usar o mesmo corretamente e não apegar-se ao vintém como fonte de contentamento e salvação: “Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês” (Mt 6.21).
O apostolo escreveu: “Portanto, se temos comida e roupas, fiquemos contentes com isso. Porém os que querem ficar ricos caem em pecado, ao serem tentados, e ficam presos na armadilha de muitos desejos tolos, que fazem mal e levam as pessoas a se afundarem na desgraça e na destruição” (1Tm 6.8-9).
2 – Sem dinheiro com o dono das riquezas! (v.8)
Jesus ensinou a orar: “O pão nosso de cada dia nos dá hoje”. Infelizmente essa frase foi trocada pelos ambiciosos, que oram dizendo: “O dinheiro meu, deposita na conta hoje”.
Ao ensinar a orar: “O pão nosso de cada dia nos dá hoje”, Jesus instruiu a pedir o pão de cada dia e assim, quis mostrar que o necessário para o corpo e a vida é concedido pelo Pai Celestial. “Portanto, se temos comida e roupas, fiquemos contentes com isso” (1Tm 6.8). Palavras convidativas a satisfação nas coisas que Deus concede. Ou seja, repouse em paz e tranquilo, pois, o essencial para o corpo e a vida não faltará.
3 – O amor ao dinheiro pode destruir qualquer pessoa (v.9 - 10)
Porém os que querem ficar ricos caem em pecado, ao serem tentados, e ficam presos na armadilha de muitos desejos tolos, que fazem mal e levam as pessoas a se afundarem na desgraça e na destruição. Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos” (1Tm 6.9-10).
O perigo de buscar uma suposta felicidade no dinheiro é que o mesmo nos conduz a tentação de fazer do dinheiro um deus. Um deus que socorre a todo e qualquer momento. Dessa forma, a pessoa, passa a buscá-lo de uma maneira desenfreada, chegando ao ponto de cometer ilegalidades para obtê-lo.
Salomão (Ec 5.10) escreveu que “quem ama o dinheiro jamais dele se farta, e quem ama a abundância nunca se farta da renda.
O amor ao dinheiro é uma das grandes armadilhas do diabo para desviar pessoas da fé cristã. Muitos se esqueceram e deixaram Deus de lado para buscar ganhar dinheiro. Pesquisa rápida: Porque muitos não estão no culto hoje? Estão trabalhando para ganhar mais dinheiro ou ostentando o seu dinheiro, gastando-o.
Você já reparou como os ricos vivem? São inquietos, inseguros, medrosos. Qualquer alteração no mercado econômico, suas bases ficam abaladas. Todo rico vive perturbado por duas coisas: angustiado em ganhar e com medo de perder.
Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males...”.
É preciso destacar que o amor ao dinheiro é apenas uma das muitas fontes de todos os tipos de males. Nesse sentido, não precisamos apelar para a pobreza como fonte de felicidade assim como fazem os franciscanos.
O amor ao dinheiro, apego aos bens materiais, leva pessoas à amargura, afastamento de Cristo e desprezo aos pobres. Por amor ao dinheiro, Judas traiu Jesus e suicidou-se. Por amor ao dinheiro, Ananias e Safira mentiram ao Espírito Santo. Por amor ao dinheiro, vidas tem sido destruídas. Por amor ao dinheiro, pessoas foram perante o altar e prometeram amar até o fim apenas para usufruir dos bens. Por amor ao dinheiro, pessoas traficam de drogas, cigarro, sequestram, assassinam ... Lembre-se: o amor ao dinheiro é apenas uma fonte para tantos males.
O maior perigo do amor ao dinheiro é o afastamento da fé cristã. Para que os cristãos não se percam no amor ao dinheiro, o apostolo escreve (vv. 11 a 16) cinco maneiras de como proceder.
1 – Fuja da tentação do amor ao dinheiro (v.11)
Fuja do amor ao dinheiro, cuidado, pois, dos dez mandamentos de Deus, dois tratam da cobiça. Fuja dessas coisas! Ao contrário, viva uma vida correta, de dedicação a Deus, de fé, de amor, de perseverança e de respeito pelos outros.
2 – Combata o bom combate da fé (v.12)
Tudo lhes é dado pelo Pai. Ele é Senhor.
Combater é um termo emprestado do atletismo, e quer dizer: agonizar. A enfatizar para que se combata o bom combate, o apostolo aconselha a colocar toda a energia no andar com Deus e no fazer a obra de Deus. Para que ficar desperdiçando as energias no ganhar muito dinheiro, se Deus nos dá o que necessitamos dia após dia.
Combater o bom combate da fé é confessar a fé, mesmo que tudo parece indicar ao contrário.
Paulo escreve “toma posse da vida eterna” como sendo algo já real. Em outras palavras, o apostolo quer transmitir a certeza de que nada adianta ficar sofrendo pelo aqui e agora, pois, em Cristo já temos a vida eterna.
3 – Confesse a fé! (vv.12-16)
O perigo era negar a fé cristã diante da perseguição.
4 – Depositem a confiança em Deus (v.17)
As riquezas tornam as pessoas orgulhosas. Elas passam a se julgar merecedoras das riquezas. Aqui vejo o quão perigoso é a teologia da prosperidade. Ela ressalta que a fidelidade nos dízimos e vida santa é que dá a riqueza. A riqueza torna as pessoas orgulhosas de si.
Muitos ostentam poder, tudo devido a riqueza. Ela pode pagar o melhor advogado, médico, ... a riqueza faz viver uma verdadeira ilusão. A riqueza é instável. É como querer atravessar um rio pisando em pedras de isopor. Salomão escreveu: “Não se mate de trabalhar, tentando ficar rico, nem pense demais nisso. Pois o seu dinheiro pode sumir de repente, como se tivesse criado asas e voado para longe como uma águia” (Pv 23.5).
5 – Faça coisas que a riqueza muitas vezes impede fazer (v.18-19)
Não deixe o amor ao dinheiro dominar você. Não deixe o dinheiro ser seu patrão e nem seja servo do dinheiro. Use seu dinheiro para o bem dos outros. Se não quer fazer o bem com as próprias mãos, doe seu dinheiro a quem o faz. Seja uma pessoa generosa assim como Deus é generoso com você todos os dias. Amém!
Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...