Salmo131; Provérbios 25.2-10; Hebreus 13.1-17; Lucas 14.1-14
Texto: Hebreus 13.1-17
Tema: Uma vida na igreja e de igreja!
Capítulo 11, heróis da fé. Capítulo, poder da fé. Capítulo 13, prática ativa da fé.
Como ser e viver como uma igreja dia-a-dia? Uma vida na igreja e de igreja!
Hebreus 13.1: amor fraternal.
Esse é o amor doador, àquele que não
busca os próprios interesses, e que busca o próximo. É a prática cristã do
dia-a-dia.
O termo Philadelphia aparece outras duas vezes no NT, num
total de 3x (Rm 12.10; 2Pe 1.7; Hb 13.1). Esse termo é empregado para expressar
a relação entre cristãos.
Os demais versículos (vv.2-17) são desdobramentos do amor
fraternal.
Ao exortar para que permaneça, o
autor ressalta que a caridade sempre haverá, mas que a mesma esteja em você. A
igreja de Jerusalém que recebeu essa carta, era caracterizada por ser amorosa
fraternalmente.
Hebreus 13.2: Hospitalidade àqueles que nos relacionamos e não nos
relacionamos
O amor fraternal se mostra pela hospitalidade. A
hospitalidade é uma prática do amor quer seja àqueles que se tem laços (v.7) ou
àqueles que não se tem laços.
A exortação ao não esquecimento se deve ao fato a
hospitalidade é algo que todos reconhecem, mas é possível que seja deixado de
lado (Hb 13.3.7,16).
Hospitalidade não é só receber
pessoas em sua casa e lhe oferecer comida e abrigo. É a característica entre os
irmãos na fé. Ser hospitaleiro
é acolher e servir sem interesse pessoal.
A mensagem do evangelho chega ao próximo
através da hospitalidade. A hospitalidade dos cristãos é a virtude que mais se
destacou entre os inimigos do cristianismo.
Pelo acolhimento se recebe pessoas,
inclusive as enviadas por Cristo (Mt 25).
A palavra anjo significa mensageiro,
aquele que foi enviado.
Abraão e Ló acolheram anjos (Gn 18.2;
19.1).
Vivemos dias de desconfiança.
Qualquer pessoa que bate ao nosso portão e solicita ajuda é motivo para
desconfiança.
A expressão: “sem o saber acolheram anjos” é usada para evitar a desconfiança
natural que sente diante de um estranho. Essa expressão mostra também que um
hóspede desconhecido pode ser melhor do que parece. Pode ser que seja um
mensageiro de Deus para o bem.
O autor ressalta que não seja
esquecido consciente ou inconscientemente a hospitalidade. Não perca a
oportunidade de receber alguém
Hb 13.3 – Lembrem dos que sofrem por causa do evangelho
Muitas pessoas que confessavam sua fé em Jesus
Cristo eram perseguidas, presas, maltratadas e até mesmo martirizadas. Os
cristãos eram para olhar para esses que sofriam como se fossem com elas mesmas.
Pois, as mesmas também estavam sujeitas a sofrer pelo evangelho.
O ato de lembrar nos faz pensar no fato de que
todos nós estamos sujeitos as intempéries da vida. Bengel disse que as pessoas
podem experimentar adversidades como Jacó, quase uma vida inteira, ou como
José, na juventude. Há os que sofrem adversidades como Jó, na velhice.
E nessas adversidades é bom ter alguém que
demonstre amor fraternal. Você já ajudou alguém hoje?
Hebreus 13.4: Honre o matrimônio
Gosto da tradução desse versículo da seguinte
maneira: “o casamento seja tratado como
honroso”.
A sociedade está atravessando um verdadeiro
conflito. E esse conflito está atrelado a sexualidade. As pessoas não valorizam
mais o pedaço do paraíso que é o casamento. Casamento tornou-se motivo de piada
e não de louvor a Deus. Deus honra o matrimônio.
Quantos
matrimônios foram destruídos por uma atração momentânea? Mas, a desculpa é conhecida através das
palavras de uma música: “O que eu não
tenho em casa ...”. Cuidado! Os
libertinos podiam e podem até escapar dos tribunais humanos, mas não escaparão
do tribunal de Deus.
O
gnosticismo, uma seita herética, estava lançando descrédito ao casamento e por
isso a exortação do autor.
Muitas pessoas estão espantadas com tantos
casos de divórcio. Até entre pastores está havendo um número assustador. Tudo
parece ser motivo para divorciar-se, no entanto, há mais motivos para continuar
casado e o mais brilhante argumento é o presente versículo: ““o casamento seja tratado como honroso”, ou
seja, mantenha-se na honra do matrimônio.
Hebreus 13.5: Perigo da avareza
A palavra grega aqui empregada é aphilargyros e significa: livre de avareza, não cobiçoso, livre do
amor ao dinheiro.
Uma pessoa avarenta é aquela que tem um apego
excessivo ao dinheiro, ou seja, é cheia de cobiça.
É preciso destacar que a Bíblia não condena a
riqueza. Ele exorta quanto ao apego, a confiança nas riquezas. Tanto que
destaca a riqueza como dom (Ec 5), mostrando assim que há algo no dinheiro que
pode nos levar a perdição. E é o amor ao dinheiro. A cobiça por mais e mais
dinheiro.
O termo aphilargyros aqui usado quer ressaltar a ideia de
que a pessoa deve ser humilde e estar satisfeita com o que tem (1Tm 6.8; Hb
13.5). Você
está contente com o que possui? Ou, vive reclamando?
A avareza é perigosa por tirar os olhos do
criador e colocar na criatura. Não seja cobiçoso. Hoje é isso, amanhã é aquilo!
E depois?
Tg 4.1-2.
Jesus é tão amoroso e preocupado conosco, pois
não quer a nossa perdição, que ao exortar para que não cobicemos, sejamos
avarentos que faz uma promessa. Essa promessa aparece foi dada a Jacó (Gn
28.15), a Israel (Dt 31.6-8), a Josué (Js 1.5), a Salomão (1Cr 28.20), ressaltando
o cuidado de Deus em todas as situações.
Hebreus 13.6: Confesse sua fé
A vida cristã é uma vida na certeza por isso é
vivida na confissão da fé. A confissão naqueles dias, assim como em muitas
regiões em nossos dias, era e é algo temeroso. Corria-se e corre o risco da
prisão e da morte.
Ao escrever: “afirmemos confiantemente...” destaca-se
que algo já está realizado. Ou melhor, você não está largado a própria sorte.
Essas palavras são repetições do Sl 56.3-4,9-11; 118.6. Onde o salmista
contrapõe ao sentimento de abandono e medo com a certeza do livramento. Essa
certeza e confissão já não era característico nos cristãos da segunda geração
que encaravam o sofrimento como abandono de Deus.
A confiança do consolo de Deus levou
o salmista a testemunhar e era essa confiança e consolo que deveria levar os
hebreus a confissão de fé.
Hebreus 13.7: Não esqueça os que lhe pregaram a Palavra
Muitos líderes da congregação de Jerusalém já
haviam morrido, por isso, essa exortação. Essa exortação não é dada para o
mundo. O mundo despreza os pregadores e a pregação. Como já escreveu Paulo, a
mensagem da cruz é loucura e loucos são os que a pregam (1Co 1.18). A exortação
é para a igreja. Uma exortação toda especial, principalmente nesses dias em que
pastores são tratados como um mero funcionário com metas a cumprir.
Lembre-se de quem um dia lhe anunciou o evangelho! E aos que estavam abandonando a fé, a
exortação é: o líder espiritual correu perigo de ser preso e morto, mas, preferiu
morrer a te deixar sem o anúncio do evangelho. Eles não se deixaram levar pela
dificuldade, mas, pelo propósito de Cristo. Ide, pregai o evangelho!
Observemos por um momento que por três vezes o
autor faz referência aos guias espirituais (v.7, 17, 24).
Hebreus
13.8: Jesus é o mesmo
Assim como Jesus preservou e cuidou dos
líderes, cuida e cuidará de vocês. O mesmo Jesus que sofreu, morreu e
ressuscitou está convosco.
O Jesus anunciado pelos profetas é o mesmo
Jesus anunciado hoje e sempre o será. Ele e sua obra não mudam.
Hebreus 13.9:
Não se deixe levar para fora da graça
Os cristãos estão sujeitos as falsas doutrinas
e com facilidade se deixam influenciar por doutrinas errôneas (Ef 4.14). O
autor faz referências a ordenanças do AT que tiveram culminância em Cristo (Hb
9.10; Cl 2.16-17).
É preciso destacar que sempre houve pessoas no
âmbito da igreja que proclamaram doutrinas errôneas, por isso, são constantes as
exortações: “tem
cuidado da doutrina” (1Tm 4.16; 6.3; 2Tm 1.13; Tt 1.9; 2.1).
A expressão: “não tem sido ajudados” significa
dizer que aqueles que tentaram e tentam se aproximar de Deus pela lei não obtiveram
lucro nenhum (Rm3.20; Gl 2.16; 3.11; Ef 2.8-9).
Hebreus
13.10-12: sacrifício de Cristo
É preciso ser conduzido a Cristo. Mas,
infelizmente, muitos estavam sendo conduzidos a lei e para fora de Cristo.
Hebreus
13.13-14: Vamos a Jesus
A frase: “fora do acampamento” segundo Teodoreto
significa fora da lei.
Hebreus
13.15: A verdadeira adoração só se realiza por meio de Jesus
O povo de Deus pela prescrição da lei tinha
datas e eventos para louvar a Deus. Em Jesus, estamos livres para louvar a todo
tempo. A vida cristã é um louvar continuo (Is 57.19; Os 14.2).
A expressão “lábios que confessam a sua fé nele”
ressalta que estamos exaltando tudo o que Deus é para nós.
Hebreus
13.16: Adorando pela prática da fé
Além do louvor pela confissão, louvamos a Deus
e mostramos quem ele para nós fazendo o bem (Gl 6.6).
A exemplo de Tiago, o autora carta aos Hebreus
enfatiza a prática da fé. Não deixem os irmãos na fé e nem os guias espirituais
em dificuldade. Os socorra, mas não apenas como determinada a lei, vá além.
Hebreus
13.17:
Se em Hb 13.7 é dito para que se lembrem dos
guias que já morreram, agora diz para que obedeçam aos líderes vivos. O termo obedecer
implica sujeitar-se mesmo quando se está persuadido a seguir por outro caminho.
Já que os líderes estão te conduzindo a
Cristo, sujeitai a eles )1Ts 5.12-13).
Crisóstomo ficou tão impressionado com as
palavras: “vão
prestar contas disso a Deus” que escreveu que o medo das mesmas
sempre agitavam sua alma.
Os pastores “cuidam sempre das necessidades espirituais”.
Essas palavras são esplendorosas. Cultivamos e
estimamos médicos, pois cuidam do corpo físico. O que poderíamos dizer de um pastor que
conduz à Cristo?
A resposta é “...obedeçam ...” Parem com as
críticas desnecessárias.
Cuidar bem do pastor é permitir que Cristo
seja ainda melhor apresentado, pois, fazer um trabalho com tristeza, vocês
mesmos não serão ajudados. Em outras palavras, ajudem o pastor a ajuda-los.
Assim como os pastores serão cobrados pelo seu desleixo, os congregados também
serão cobrados pela sua ingratidão a algum pregador.
Exortações para uma vida na igreja e de igreja! A igreja de Jesus!
Amém!
Edson Ronaldo Tressmann
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