segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Seu Filho(a) precisa de um Herói!


Salmo 33.12-22; Gênesis 15.1-6; Hebreus 11.1-16; Lucas 12.22-34
Texto para Prédica: Hb 11.1-16
Tema: Seu Filho(a) precisa de um Herói!

Super-herói, quem nunca sonhou em ser um super-herói com poderes extraordinários, capaz de salvar o mundo?
Na minha época, o super-herói que encantava a criançada era o Jaspion, Changerman. Atualmente, é o Thor, Hulk, Homem Aranha, Homem de Ferro.
Você sabia que é ou pode vir a ser um super-herói?
Não um super-herói como o Homem aranha, com poder de subir em lugares extremos. Thor, que possui poderes e a força do trovão. Homem de ferro, possuindo uma armadura impenetrável por tiros e explosões. Capitão América, um super soldado capaz de combater um exército sozinho. Hulk, que a raiva o transforma num ser de extrema força e poder.
Você pode ser um outro tipo de super-herói. Um herói ignorado por muitos. Você pode ser um herói, se já não é, a exemplo de Abel, Enoque, Noé, Abraão, Sara.
Abel foi o herói da verdadeira adoração. Ofertou a Deus das primícias do seu rebanho. Por isso, mesmo morto ainda fala (v.4). Enoque é o herói que agradou a Deus e teve a oportunidade de ser levado vivo ao céu (v.5). Noé, um herói construtor, que salvou sua família (v.7). Abraão, o herói da caminhada pelo GPS de Deus (v.8-10). Sara, uma heroína da maternidade na velhice (v.11-12).
Esses heróis, ignorado por muitos, salvaram e salvam o mundo. Afinal, da descendência deles, nasceu a luz do mundo: JESUS.
O verso 13 transparece essa verdade: “Todos esses morreram cheios de fé. Não receberam as coisas que Deus tinha prometido, mas as viram de longe e ficaram contentes por causa delas. E declararam que eram estrangeiros e refugiados, de passagem por este mundo” (Hb 11.13).
As crianças se encantam e levam os pais no cinema para admirarem seus heróis favoritos, mas, o herói que elas precisam é de um herói de fé. Hebreus 11 nos apresenta esses heróis. No entanto, essa lista terminou com esses nomes por ter sido escrita a muitos anos, mas, se a mesma fosse escrita hoje, muitos outros nomes estariam acrescentados a essa lista, inclusive o seu.
Os heróis apresentados em Hebreus 11, mostram pessoas que viveram e agiram fundamentados na fé.
O autor aos hebreus apresenta (Hb 1 - 6) Jesus Cristo como um ser superior e seu sacrifício superior (Hb 7 - 10). O capítulo 11, mostra as pessoas (heróis da fé) como sendo homens e mulheres que confiaram nessa realidade antes mesmo dessa ser visível e palpável.
Os leitores da carta (hebreus), eram tentados à voltar para o judaísmo e depositar sua confiança em Moisés, na lei como requisito de salvação. Eram tentados a confiar nas coisas visíveis deste mundo e não nas realidades invisíveis de Deus (promessas).
O que é mais extraordinário nos heróis da fé é que a fé lhes foi dada como presente (Ef 2.8). Os heróis da fé são testemunhas vivas que nos animam a viver nessa realidade (Hb 12.1). A realidade da fé.
O que é fé?
- É tudo o que ultrapassa a percepção humana;
- certeza pela qual o que crê empenha sua vida;
- uma convicção onde baseia a sua vida;
- uma força transbordante que rege toda a vida;
- firme confiança em algo esperado;

Antes do autor descrever o nome dos heróis da fé, o mesmo descreve o que a fé faz e como funciona.
A fé não é pensamento positivo, aquiescência intelectual e nem sequer crer apesar das evidências. Muitas pessoas vivem na superstição, ou seja, tiveram evidências de algo. Isso não é fé.
Os heróis da fé tinham outro entendimento (1Jo 5.20). Abel, Enoque, Noé, Abraão, Sara. “Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra” (Hb 11.13).
Os heróis da fé tinham uma certeza, percepção, convicção, força e confiança que eram e continuam sendo estranhos ao mundo. A fé dá uma nova perspectiva da realidade invisível de Deus (2Co 4.18).
Os heróis da fé viveram e vivem num mundo novo, o mundo de Deus. Nesse mundo, Deus nos fala e nós cremos no que Ele diz.
O mundo dos heróis da fé é oposto ao mundo que muitos vivem. A objetividade das coisas tem tornado a fé como algo inconcebível e tem destruído a vida de muitos.
O que crê, não o crê por sua força e razão. Foram atingidos pelo poder de Deus pela sua Palavra (Rm 10.17; Ef 2.8). A concepção da fé, que torna alguém um herói da fé, é um ato similar ao da criação do mundo, em especial do primeiro dia: haja luz (Gn 1.3; 2Co 4.4).
Pela fé coisas invisíveis são descobertas e reconhecidas como realidades autênticas.
Os heróis da fé foram pessoas à quem Deus tinha uma promessa para cumprir. E para que os heróis da fé do século XXI seja bem sucedida, Deus também dá uma promessa: “... Respeite o seu pai e a sua mãe.” E esse é o primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual é: “Faça isso a fim de que tudo corra bem para você, e você viva muito tempo na terra.”” (Ef 6.2 - 3). E aos heróis da fé, Deus diz: “Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele” (Pv 22. 6) e ainda: “Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos” (Ef 6.4).
Os heróis da fé, Abel, Enoque, Noé, Abraão, Sara, não perderam a perspectiva mesmo quando tudo indicava estar perdido.
Antes de ressaltar os heróis da fé, Abel, Enoque, Noé, Abraão, Sara, o autor fala sobre a fé. A fé é certeza, prova, aprovação.
A primeira palavra para descrever fé é a certeza. Isso é magnifico, pois o grande inimigo da fé cristã é a incerteza. Incerteza do perdão, da salvação, da ressurreição, da vida eterna. Milhares de pessoas irão para o inferno, por duvidarem do poder de Deus, revelado na cruz em Jesus e comunicado pelo evangelho (Rm 1.16-17).
As pessoas, nesse mundo de incertezas estão desconfiadas do amor, da misericórdia de Deus (1Co 1.18). Até ouso dizer que muitas igrejas abandonaram a mensagem da cruz, pois, a sua maior preocupação é com o crescimento numérico e financeiro e a Palavra de Deus, com a mensagem da cruz parece ser ultrapassada para atingir esses alvos. A fé é como os braços, nos abraça em alguma coisa e os heróis da fé estão agarrados em Cristo.
A fé é descrita com três termos em Hebreus 11. Certeza, Prova, Aprovação.
Certeza – o termo grego significa literalmente servir de escora. A versão Revista e Corrigida traduz corretamente o termo como firme fundamento.
A é para o cristão, o mesmo que o alicerce é para uma casa. Sem um alicerce firme, o morador fica inseguro na morada diante de uma ventania ou tempestade. A é estar seguro nas coisas que espera. O que se esperamos é o fundamento da fé. E essas, só são um firme fundamento por serem promessas de Deus.
Convicção, Prova – persuasão íntima. A fé nos persuade intimamente de que Deus cumprirá suas promessas.
Aprovação, testemunho – esse termo é muito importante em Hebreus. De maneira especial no capítulo 11. Aparece no v.2, v. 4(2x), v.5, v.39. Em Hebreus 12, os heróis da fé são chamados de grande multidão de testemunhas.
A fé capacita realizar o que é impossível realizar por si só. A fé me capacita e permite (v.4) adorar; (v.5-6) viver; (v. 7) trabalhar; (v.8 – 22) esperar.
J. Oswald Sanders ao escrever sobre esse trecho bíblico ressaltou as seguintes palavras: “A fé permite à alma que crê tratar o futuro como o presente e o invisível como o visível.
Os heróis da fé testemunharam sua certeza e convicção. Mantiveram-se firmes nas promessas de Deus até o fim. Amém

Edson Ronaldo Tressmann

Bbliografia
LAUBACH, Fritz. Carta aos Hebreus. Comentário Esperança. Curitiba, Editora Evangélica Esperança, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...