quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Louvor e Adoração!


Texto: Salmo 100
Tema: Louvor e Adoração!

Você já agradeceu hoje?
A mãe de todas as virtudes é a gratidão.
As pessoas ingratas não conseguem ver as coisas boas que possui.
A ingratidão me leva a inveja e a avareza. Pecados graves condenados por Deus em dois de seus dez mandamentos.
Uma publicação médica da universidade de Harvard afirma que existe uma forte relação entre gratidão e felicidade. A gratidão ajuda as pessoas a serem mais positivas, aproveitar melhor os momentos da vida e lidar com problemas. Melhora a saúde e ajuda a construir relacionamentos mais fortes.
Muito antes de Harvard, a Palavra de Deus nos incentiva a viver essa vida feliz, incentivando intensamente sobre uma vida de gratidão (1T 5.16,18).
Além dessa vida feliz, a gratidão nos ajuda a superar pecados. Murmuração (v.1); idolatria (v.2); orgulho (v.3); ingratidão (v.4).
O salmista, o qual não se sabe o nome, exalta a gratidão ao escrever convidando as pessoas a darem ações de graças (Salmo100).
Cantem hinos
Salmo100.1
O culto dos hebreus era com muita canto, eram instrumentos, trombetas e mulheres dançando (Sl 98.5-8). O povo cantava o tempo todo.
O povo de Israel recebeu a incumbência de ser luz para as nações para poderem apresentar Deus aos outros povos e de Israel. Desse povo de Deus, nasceu o salvador, a luz do mundo (Is 49.6; 60.3; Lc 2.32).
O povo de Israel era luz através da celebração, da adoração, da gratidão.
E por saber e entender sua missão, o salmista não convida apenas o povo de Deus, mas todos os moradores da terra.
Além de celebrar, o salmista convida a adorar o Senhor com alegria.
Salmo 100.2
Todo ser humano adora. Só resta saber quem.
A adoração é tema do primeiro, segundo e terceiro mandamento.
Jesus disse que ninguém pode servir a dois senhores (Mateus 6.24). Paulo escreve aos coríntios que há um só Deus (1Co 8.6).
O salmista, ao convidar para que as pessoas adorasse ao Senhor com alegria, na verdade, exortava para que o culto, os cânticos, os sacrifícios, descritos pela lei não fossem apenas um cerimonial sem vida e alegria. Jesus em muitas situações alertou sobre a hipocrisia. A mais severa palavra quanto a adoração por mero costume foi repetida por Jesus: “Vão e procurem entender o que quer dizer este trecho das Escrituras Sagradas: “Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais.” Porque eu vim para chamar os pecadores e não os bons” (Mt 9.13).
Num outro momento exalta a oferta da viúva pobre (Mc 12.41-44), pois, muitos que ofertavam o faziam por obrigação ou mera aparência.
O convite do salmista é adorar o Senhor com alegria. Ou seja, mesmo que a lei exija sacrifícios, dízimos, os mesmos devem ser com alegria.
O povo de Deus cantava hinos e adorava com alegria por saber quem eram e quem era Deus.
Salmo 100.3
O verbo lembrar (lembrem) significa ter conhecimento adquirido pela experiência. Lembrar sobre quem é Deus é o mesmo que reconhecer a Deus.
Quem é Deus? Criador de todas as coisas, inclusive os que não reconhecem isso. E além de criar os céus e a terra, criou para si um povo (Gn 12.3; Dt 7.6).
Deus, além de criador, é salvador e santificador, pois, Ele nos fez, e nós somos dele; somos o seu povo, o seu rebanho.
Deus constituiu um povo para si (Israel e a Igreja, Ex 19.6; 1Pe 2.9-10). Ser povo de Deus não obra humana (Jo 15.16).
O salmista diz que pertencemos a um pastor, afinal, somos seu rebanho.
Querido irmão e irmã em Jesus, a igreja é do Senhor. É uma lástima quando o ser humano, capacitado para que adore com seus dons se coloque como dona da igreja. É uma grande arma do diabo encararmos a igreja como uma organização humana passarmos a trata-la como uma empresa.
A igreja é rebanho de Jesus. Assim sendo, a igreja é conduzida pelo pastor dessas ovelhas (Jo 10.11). A ovelha é um animal humilde, fácil de liderar (João 10).
A ovelha depende exclusivamente do pastor que a pastoreia.
Jesus, conforme nos apresenta o apostolo João, disse certa feita que o pastor das ovelhas está na porta para abri-la para que as ovelhas entrem no aprisco (Jo 10.3). E as ovelhas podem entrar e sair segurança pois o pastor não é nenhum ladrão.
Salmo100.4
Por qual motivo o salmista convida a cantar hinos, adorar. lembrar, e entrar no templo?
Salmo 100.5 – “Pois o Senhor é bom; o seu amor dura para sempre, e a sua fidelidade não tem fim
O salmista destaca que Deus é diferente dos deuses pagãos.
Os deuses pagãos precisam de algum sacrifício para mostrarem sua suposta bondade. Nesse ponto surge a idolatria. Muitos dizem acender uma vela para cada santo e um pacote para Deus.
Muitos já se esqueceram da bondade de Deus.
O Senhor é bom – Ele sabe as nossas reais necessidades e nos concede as mesmas. Essas coisas nos incentivou pedir na oração do Pai Nosso.
Mesmo quando algo parece ruim, Deus, em sua bondade reverte para nosso bem (Rm 8.28; Gn 50.20).
O amor do Senhor dura para sempre– Ele ama por ser amor! Ele não espera a nossa atitude para nos amar. Quando o ser humano põe tudo a perder, Deus vem ao seu resgate.
A sua fidelidade não tem fim – A palavra fidelidade é a forma hebraica da palavra amém, transmitindo um sentido de confiança, firmeza.
Ao concluir esse convite ao louvor e adoração ressaltando a fidelidade de Deus o salmista visa exaltar que todo louvor e adoração deve-se as ações de Deus por nós e não para que nosso culto realize ou conquiste algo.
O culto é realizado por Deus já ter realizado algo por e para mim e o culto continua sendo Deus realizando algo em e por mim. Amém
Edson Ronaldo Tressmann

2 comentários:

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...