segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Um super poder!


Salmo119.81-88; Jeremias 23.16-29; Hebreus 11.17-31; 12.1-3; Lucas 12.49-53
Texto: Hb 11.17-31; 12.1-3
Tema: Um super poder!

Se você tivesse a possibilidade de ter um poder, qual você gostaria de possuir? Você sabia que possui um poder incrível? E se caso, você não o possui, pode possui-lo?
Por treze vezes lemos a expressão pela fé.
O que é fé? É preciso relembrar a descrição sobre fé, dada nos primeiros versículos do capítulo 11.
A fé é a certeza e a prova. Em outras palavras, a fé é uma escora firme, um firme fundamento. A fé é uma convicção, uma persuasão íntima.
A fé é um firme fundamento, uma convicção íntima só por ser um presente de Deus (Ef 2.8). E para nos permitir estarmos seguros e convictos, Deus nos dá a fé pela sua Palavra (Rm10.17). E assim, pela fé, vivemos sempre no futuro e nunca no presente.
A expressão pela fé, aparece 11 vezes em Hebreus 11.17-31. Olhe nos versos 17, 20, 21, 22, 23, 24, 27, 28, 29, 30, 31.
Firmados no firme fundamento e convictos das promessas de Deus, Abraão, quando colocado à prova ofereceu Isaque, por certeza de que Deus o ressuscitaria (Hb 11.17-19).
Firmados no firme fundamento e convictos das promessas de Deus, Isaque abençoou Jacó e Esaú (Hb 11.20).
Firmados no firme fundamento e convictos das promessas de Deus, Jacó estando para morrer abençoou os filhos de José e adorou a Deus (Hb 11.21).
Firmados no firme fundamento e convictos das promessas de Deus, José anunciou a saída do povo do Egito e recomendou sobre o que fazer com seus restos mortais (Hb 11.22).
Firmados no firme fundamento e convictos das promessas de Deus, os pais de Moisés não temeram o decreto real e esconderam seu filho que anos mais tarde tornou-se libertador do povo (Hb 11.23).
Firmados no firme fundamento e convictos das promessas de Deus, Moisés preferiu sofrer e ser desprezado por causa de Cristo (Hb 11.26).
Firmados no firme fundamento e convictos das promessas de Deus, o povo de Deus, cerca de 2milhões e 500 mil pessoas, atravessaram o mar vermelho (Hb 11.29).
Firmados no firme fundamento e convictos das promessas de Deus, ruíram as muralhas de Jericó (Hb 11.30).
Firmados no firme fundamento e convictos das promessas de Deus, Raabe, uma prostituta foi salva e tornou-se descendente direta de Cristo (Hb 11.31; Mt 1.5).
Que poder incrível essas pessoas possuíam. Todas elas, foram pessoas comuns, com problemas, dificuldades, mas, pela fé, o poder especial dado por Deus os fez ver além do momento em que viviam. Esses homens e mulheres viviam com os olhos no futuro e não no presente.
O que torna a fé um poder especial, é que é dado por Deus através da Palavra (Rm 10.17). Por isso motivo, em um dos Dez Mandamentos, Deus recomenda ouvir e estudar a sua Palavra (Ex 20.8-11). Na carta de Deus às igrejas há muitos alertas para que quem tenha ouvidos, ouça (Dt 3.12-13; Ez 12.2; Mt 11.15; 13.9; 13.43; Mc 4.9; 4.23; 7.16; Lc 14.35; 8.8; Ap 2.7; 2.11; 2.17; 2.29; 3.6; 3.13; 3.22).
Ouvir a Palavra para pelo poder que ela nos dá, sermos capazes de ver além e não sermos destruídos pelos problemas e inquietações do presente. O salmista ao observar as angústias do presente confessou: “...porém espero na tua palavra” (Sl 119.81).
A fé passa pela provação, tribulação e tentação. E todas provações, tribulações e tentações, colocam em jogo a promessa, certeza e esperança de salvação.
O autor da carta aos hebreus ressaltou que Abraão ao ser provado, creu na ressurreição (Hb 11.19; Rm4.17-18). Momento difícil, mas, o poder da fé o fez ver e analisar a situação com outros olhos.
A fé, assim como foi com Isaque, Jacó, José direciona as palavras, principalmente as últimas (Gn 49; Dt 33; Js 24; 2Sm 23.1-5; At 7.58-59). Pela fé, esses homens e mulheres conheciam o caminho e o indica para seus filhos (Hb 11.39).
Pela fé, entendemos que toda nossa vida faz parte do plano de Deus e que nós na fé fomos colocados no plano salvador de Deus.
Os da fé veem coisas que os que não estão na fé, não veem (2Co 4.18).
A igreja, composição dos que estão fundamentados e convencidos da verdade a respeito das promessas de Deus, são convidados a permanecer nesse fundamento. Afinal, todos os eventos, todas as tribulações, tentações, contribuem para nos fundamentar ainda mais em Cristo e levar outros a fixarem-se nesse fundamento e convicção.
Ao citar esses exemplos em Hebreus 11, o autor visa encorajar a vivência da fé.
É preciso encorajar e estimular as pessoas a viverem na fé?
Sim!
Afinal, a igreja que mais cresce é a ICSI, ou seja, igreja dos cristãos sem igreja. A apostasia é um grande perigo de todos os dias.
Os exemplos citados pelo autor a carta aos Hebreus ilustra que aqueles homens e mulheres viveram com Deus de conformidade com a revelação que lhes foi concedida.
As experiências de fé desses homens e mulheres significam um fortalecimento direto na luta de fé da igreja na atualidade (Rm 15.4; 1Co 9.10). Não podemos viver querendo ter a mesma experiência de Abrão, Isaque, Jacó, José, Moisés e Raabe. Nós temos muito mais que aquelas pessoas tiveram. Já temos a promessa de Jesus concretizada. Amém

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...