segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Que cresça cada vez o amor que vocês têm uns pelos outros

1º Advento
Sl 25.1-10; Jr 33. 14-16; 1Ts 3.9-13; Lc 19.28-40
Texto: 1Tessalonicenses 3.12

Que cresça cada vez o amor que vocês têm uns pelos outros”. (1Ts 3.12)

Você é individualista? Sim ou Não?
A sociedade como tal se encontra é em sua vivência diária INDIVIDUALISTA. Afinal, individualismo é um conceito moral, político e social que exprime a liberdade do indivíduo frente a um grupo, sociedade ou estado. Por esse motivo as palavras mais ouvidas e usadas são eu tenho direitos! O indivíduo sobressai ao grupo. Ele é mais importante que o grupo.
Ao falar sobre individualismo, é preciso que entender que mesmo que cada um tenha seus direitos, todos nós temos deveres. E o maior de todos, em minha modesta opinião é manter a unidade na diversidade.
Nesse sentido, Paulo orou pelos tessalonicenses: “Que cresça cada vez o amor que vocês têm uns pelos outros” (1Ts 3.12).
Lucas, no livro de Atos dos Apóstolos (At 17.2) relata que Paulo por 3 semanas fez um trabalho de evangelismo na cidade de Tessalônica. Uma cidade, na época muito muito importante, pois na mesma havia um porto que servia de rota para o tráfego comercial entre Roma, o Oriente e a Ásia Menor.
Em uma importante cidade, Paulo se ocupou em levar a mais importante mensagem: o evangelho. Sempre afirmo as pessoas que a pregação pela internet não afasta as pessoas da igreja, pelo contrário, faz com que o evangelho chegue em muitos lares, inclusive naqueles lares que não querem saber nada sobre o evangelho.
Diante da pregação do evangelho houve resultados positivos e também àqueles que não receberam bem o evangelho. Por causa desses, que não aceitaram bem a mensagem do evangelho, e movidos pela inveja de alguns judeus, Paulo obrigou-se a se retirar da cidade escondido.
Algum tempo depois disso, Paulo da cidade de Atenas, envia Timóteo para averiguar como estava a situação daquela igreja recém formada em Tessalônica. E Timóteo viu de perto a fé sincera dos tessalonicenses que receberam bem o evangelho, e a resposta verdadeira ao amor de Deus, afinal, muitos cristãos se mantinham firmes e inabaláveis na vida cristã.
Após essa visita, Timóteo viajou a Corinto para encontrar-se com o apostolo Paulo. Em Corinto, Timóteo relatou as boas notícias dos cristãos e da igreja de Tessalônica. A fidelidade dos tessalonicenses era exemplo para todos os cristãos da Macedônia. E da cidade de Corinto, Paulo escreve aos Tessalonicenses. Nessa breve carta, agradece a Deus pela fidelidade de cada cristão e aproveita para instruir sobre alguns assuntos, de maneira muitos especial sobre a segunda vinda de Cristo para julgar os vivos e os mortos.
Apesar de Timóteo trazer e relatar boas notícias da igreja em Tessalônica, não se pode esquecer que aquela congregação cristã era composta por pecadores. E onde se reúnem pecadores, o diabo por meio da carne e do mundo tenta e causa estragos. O diabo é o inimigo dos cristãos e da igreja e a todo momento buscar devorar os filhos de Deus. Já que o diabo não pode atingir a Deus, ele busca atingir os filhos de Deus para ofendê-lo. E por ser uma junção de pecadores e mesmo que haja boas notícias entre os cristãos de Tessalônica, Timóteo deve ter observado algo (pelo visto o individualismo, cada um pensando apenas em si mesmo) que levou Paulo a exortar a comunidade com as seguintes palavras: “dia e noite pedimos a ele (Deus) de todo o coração que nos deixe ir vê-los pessoalmente para podermos completar o que ainda falta na fé que vocês têm” (1Ts 3.10).
Completar o que ainda falta na fé? O que isso significa? O apostolo Paulo não se refere à fé que salva, mas a santificação, a fé prática. Como escreveu Tiago: “a fé sem obras é coisa morta” (Tg 2.17).
Paulo quer e ora para poder ir novamente à Tessalônica para com a pregação motivar as pessoas a uma prática constante. Enquanto ele Paulo não pode ir até àqueles cristãos por saber dos perigos que isso acarretava, ele orava: “Que cresça cada vez o amor que vocês têm uns pelos outros”. O apostolo sabia que o maior de todos os ataques para destruir aquela igreja era a falta de amor de uns para com os outros. Onde reina o individualismo, não há coletivo e o grupo não persiste.
A oração de Paulo: “Que cresça cada vez o amor que vocês têm uns pelos outros” é muito necessária em nossos dias.
A igreja de Tessalônica merecia elogios e esses foram apontados por Timóteo a Paulo. O apostolo Paulo agradece e enaltece as qualidades dos tessalonicenses, mas sabe que não dá para ficar inerte, assim escreve: “Finalmente, irmãos, vocês aprenderam de nós como devem viver para agradar a Deus; e é assim mesmo que vocês têm vivido. E agora pedimos e aconselhamos, em nome do Senhor Jesus, que façam ainda mais” (1Ts 4.1).
O apostolo Paulo pediu para que o amor entre os Tessalonicenses aumentasse cada vez mais. Entre nós existe amor fraternal? Se existe, louvemos a Deus. No entanto, é preciso orar e fazer com que o amor cresça cada vez mais. Afinal, estando na fé salvadora, a mesma nos conduz ao crescimento da fé praticante. Nesse sentido é salutar a recomendação de Judas: ““Porém vocês, meus amigos, continuem a progredir na sua fé, que é a fé mais sagrada que existe....” (Jd 20).
Qual é a importância do amor fraternal em nossas relações? No amor fraternal: o braço sempre está estendido ao irmão fraco na fé; os laços do perdão amarram um ao outro; o socorre nas dúvidas é certo; o apoio é mutuo. O próprio apóstolo escreveu aos Gálatas: “...que o amor faça com que vocês sirvam uns aos outros” (Gl 5.13b), e aos Romanos exortou: “Não fiquem devendo nada a ninguém. A única divida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros....” (Rm 13.8a).
Que cresça cada vez o amor que vocês têm uns pelos outros”.
O amor de Deus, manifestado em Cristo, derramado sobre nós pelo batismo e Palavra, nos leva a agir em favor do nosso irmão. Aos Romanos, o apostolo escreveu: “Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado. E, agora que fomos aceitos por Deus por meio da morte de Cristo na cruz, é mais certo ainda que ficaremos livres, por meio dele, do castigo de Deus. nós éramos inimigos de Deus, mas ele nos tornou seus amigos por meio da morte de seu Filho. E, agora que somos amigos de Deus, é mais certo ainda que seremos salvos pela vida de Cristo. E não somente isso, mas também nós nos alegraremos por causa daquilo que Deus fez por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, que agora nos tornou amigos de Deus” (Rm 5.8-11), por isso Pedro recomendou: “Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes” (1Pe 3.8) e ainda o apostolo João: “Queridos amigos, amemos uns aos outros porque o amor vem de Deus. Quem ama é filho de Deus e conhece a Deus” (1Jo 4.7). Mais uma recomendação: “Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito” (Rm 12.10).
Que cresça cada vez o amor que vocês têm uns pelos outros”.
O amor é um fruto do Espírito Santo. E o mesmo se manifesta em alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade, domínio próprio. “Que cresça cada vez o amor que vocês têm uns pelos outros”. Amém!
Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...