segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Deus, o criador do céu e da terra, provê diariamente o necessário para o corpo e a vida.


11 de novembro de 2018
25º Domingo após Pentecostes
Sl 146; 1Rs 17.8-16; Hb 9.24-28; Mc 12.38-44
Texto da mensagem: 1Reis 17.8-16
TemaDeus, o criador do céu e da terra, provê diariamente o necessário para o corpo e a vida.

Novembro – mês em que dentro da IELB enfatizamos a Mordomia Cristã.
O que é mordomia cristã?
É ser administrador da dispensa de Deus. É oferecer do que há na dispensa. Exemplo:  chega alguém necessitado na sua casa e você olha na dispensa e mesmo que só haja pouca comida, prepare um delicioso banquete.
Somos mordomos do Senhor! Administramos tudo o que Deus nos oferece e dá.
Com a boca confessamos, Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra. Sim, eu creio que Deus criou a mim e a todas as criaturas; e me deu corpo e alma, olhos, ouvidos e todos os membros, razão e todos os sentidos, e ainda os conserva; além disso, me dá vestes, calçados, comida e bebida, casa e lar, esposa e filhos, campos, gado e todos os bens. Supre-me abundante e diariamente de todo o necessário para o corpo e a vida; ...
Interessante olhar para essa confissão de fé, ler e refletir na história da viúva de Sarepta. Uma mulher agraciada por Deus. Afinal, Deus a escolheu para fazer na sua vida um grande milagre. O milagre da provisão. O mesmo milagre que nós vivenciamos dia após dia. Enfim, todos os dias recebemos das mãos graciosas o necessário para o corpo e a vida, assim como a viúva de Sarepta, seu filho e o profeta Elias receberam.
Se não estamos contentes com a provisão que Deus nos concede, o problema é nosso, a questão é que Deus não nos abandona. Tanto que o apostolo Paulo escreveu a Timóteo: “Portanto, se temos comida e roupas, fiquemos contentes com isso” (1Tm 6.8) e segue com um advertência: “Porém os que querem ficar ricos caem em pecado, ao serem tentados, e ficam presos na armadilha de muitos desejos tolos, que fazem mal e levam as pessoas a se afundarem na desgraça e na destruição” (1Tm 6.9).
Deus, o criador do céu e da terra, provê diariamente o necessário para o corpo e a vida. Você crê nisso?
Olhemos por um momento para a história de Elias e da viúva de Sarepta (1Rs 17.8-16).
É preciso recordar que a nação de Israel estava caminhando para o caos. Milhares haviam abandonado a Deus e passado a adorar Baal, que para seus adoradores era o deus da tempestade e da fertilidade. E para afrontar esse deus falso, o profeta Elias, do qual não sabemos nada além de onde veio, anunciou que não cairia sequer um orvalho até que ele dissesse para cair (1Rs 17.1).
Fico imaginando a cena. Chega Elias, de Tisbé, região desconhecida, ou seja, é como se chegasse um “Zé ninguém” para a maior autoridade da época e desafiasse o que para as pessoas era a maior autoridade espiritual. Com certeza houve risos, provocações e até humilhação. Mas também houve muita fúria e revolta, afinal, dali Deus o enviou a Querite, um lugar solitário, onde sua água eram as águas do riacho e sua comida era servida pelos garçons de Deus, os corvos.
Deus enviou Elias para seu povo que estava corrompido pela idolatria e corrupção. Os últimos reis, cerca de 19, haviam agido com impiedade. As dinastias eram movidas pela ambição, idolatria, traições e assassinatos. E o pior rei estava no poder, Acabe, casado com a pior mulher do mundo, mandona, idólatra e assassina.
É interessante a coragem de Elias. Talvez foi com Elias, mas no meu caso seria um grande milagre, afinal, sou muito medroso para tal fato.
Deus amava seu povo e queria que os mesmos voltassem a ele. Elias, significa “Jeová é o meu Deus”. Ele foi instrumento de Deus para tentar fazer a nação de Israel voltar-se ao Yahwismo e assim evitar o cativeiro assírio, que já se aproximava.
Deus, o criador do céu e da terra, provê diariamente o necessário para o corpo e a vida. Assim como proveu para Elias em Querite, proveu que o mesmo fosse alimentado pelo riacho e pelo alimento entregue pelos garçons de Deus, os corvos.
E esse mesmo Deus, fez com que Elias atravessasse todo o território de Israel. Querite de Sarepta 150 km (Querência – Paranavaí). Era o homem mais procurado na época, pois havia afrontado o deus Baal na corte diante de Acabe. Foi uma caminhada confiante em Deus.
Deus, o criador do céu e da terra, provê diariamente o necessário para o corpo e a vida.
Elias é enviado de Querite à Sarepta (1Rs 17.9). A palavra “Sarepta” significa fundir ou refinar.
Deus, o criador do céu e da terra, provê diariamente o necessário para o corpo e a vida.
Deus está no controle e sabe onde Elias está (v. 8). Foi ele quem o enviou a Querite e agora o envia a Sarepta. E lá em Sarepta, Elias será sustentado por uma viúva que tem como porção apenas um último punhado de farinha e azeite (v. 12).
Em Sarepta, Deus está fundindo e refinando Elias, e pelo sustento dessa viúva pobre, Deus lhe ensina a lição da humildade e da dependência diária de Deus.
Elias, que já havia sido sustentado por corvos, agora era sustentado por uma viúva pobre.
Deus, o criador do céu e da terra, provê diariamente o necessário para o corpo e a vida. Você crê nisso?
Certo dia, ano de 2016, conversando com um colega pastor que por telefone me auxiliava no preenchimento da planilha de subsidio 2017. Entre uma e outra linha íamos contando histórias e nos divertindo com a situação. Certa altura disse pra ele, caro colega, sabe o que é receber no final do mês e ouvir do tesoureiro que acabou o dinheiro e que não é possível gastar mais nenhum centavo e que é preciso maneirar nos gastos com combustível. Aquele colega me respondeu: isso deve ser horrível. Eu disse, na verdade não. É fantástico. Isso é viver na total dependência de Deus. A botija que secou não está seca. Mete a mão e terá farinha. Já é assim por 12 anos.
Deus, o criador do céu e da terra, provê diariamente o necessário para o corpo e a vida.
Deus não só cuida da situação, chuva, seca, rios com água e sem água, como também envia a viúva com a sua botija com pouco, mas que nunca falta. A vida diária é uma vida de confissão: “...não faltou farinha na tigela nem azeite no jarro” (v.16).
Do que Deus te proveu hoje? Tem entre nós alguém que carece de alimento ou de roupa? Se há, é preciso conversar com a equipe do trabalho social. Mas acredito que não haja.
Algumas vezes, Deus seca nossa fonte, para nos levar para outro lugar e ser sustentado por ele de outra maneira. O ponto é que ele nos sustenta.
Uma das frases que mais me impactaram no seminário, foram as palavras do Prof. Pr Mário Rost. Certo dia numa aula de doutrina ele enfatizou: caros alunos, pensem apenas em pregar o evangelho. Deus não deixará faltar os recursos.
Deus disse a Elias: “...Eu mandei que uma viúva que mora ali dê comida para você” (v.9).
Deus, o criador do céu e da terra, provê diariamente o necessário para o corpo e a vida. Amém!
Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...