quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Fonte da Felicidade!

04 de novembro de 2018
24º Domingo após Pentecostes
Sl 119.1-8; Dt 6.1-9; Hb 9.11-14; Mc 12.28-37


Texto: Salmo 119.1-8
Tema: Fonte da felicidade!
O salmista, não se sabe se Daniel, Esdras ou Davi, escreve o salmo sobre a felicidade.
Essa felicidade está na palavra de Deus, pois, o Salmo 119 e também o 19, trata sobre a suficiência da Palavra de Deus. As palavras do Sl 119 apresentam a valorização à Palavra de Deus. Ele contêm testemunho poderoso para a pureza e clareza da Bíblia. Essa palavra produz temor em seus ouvintes e leitores.
O salmista fala sobre as pessoas felizes.
Você é uma pessoa feliz? Porque você é feliz? Porque você não é feliz? Vejamos, de acordo com o salmista quem são as pessoas felizes e onde está a fonte dessa felicidade:
As pessoas Felizes são ...
- os que não podem ser acusados de nada, que vivem de acordo com a lei de Deus (Palavra de Deus) (v.1);
- os que guardam os mandamentos de Deus e lhe obedecem de todo o coração; (v.2);
- os que não praticam o mal, os que andam nos caminhos de Deus; (v.3);
As pessoas buscam a felicidade! As pessoas desejam a felicidade!
E a mesma está disponível a todos. O problema é que não querem a felicidade que Deus oferece.
O que te faz sentir feliz? Roupas novas, casa boa, carro do ano, o último lançamento do celular; o mais atual aplicativo ...
As pessoas que buscam e acreditam que isso seja felicidade, quando passa a euforia das compras, ficam o lamento das prestações, e a conclusão de que aquilo não preencheu o vazio da existência humana.
Vivemos na angústia da busca da felicidade.
Qual é a fonte da felicidade?
Segundo o salmista, no maior de todos os salmos, a felicidade é a PALAVRA DE DEUS.
Porque a Palavra de Deus é a fonte de felicidade?
v. 4 – porque são palavras dadas por Deus;
v.6 – se eu der atenção à essas palavras, não passarei vergonha;
As pessoas desejam, buscam e querem a felicidade. Você quer ser feliz? Essa felicidade é possível.
v. 7à medida que eu fora aprendendo os teus justos ensinamentos, com um coração sincero te louvarei e obedecerei às tuas leis.
O salmista termina essa primeira estrofe da letra alef fazendo um pedido: “...peço-te que não me abandones nunca” (v. 8).
Destaco esse pedido por que vejo nele o perigo que corremos: abandonar a fonte da felicidade!
Se as pessoas felizes são as que não podem ser acusados de nada, que vivem de acordo com a lei de Deus; são àquelas que guardam os mandamentos de Deus e obedecem de todo o coração; não praticam o mal, e andam nos caminhos de Deus; corro o perigo de deixar de ouvir essa fonte da felicidade. O salmista declara no ultimo versículo desse salmo: “Como ovelha perdida, tenho andado sem rumo. Ó Senhor Deus, vem buscar este teu servo, pois não esqueço os teus mandamentos” (Sl 119.176).
Eu preciso dessa fonte de felicidade!
Ela está a sua disposição, então pare de ler a mesma como qualquer outro livro.
Uma numerosa multidão aproximou-se de Jesus pelo fato do mesmo ter multiplicado pães e peixes e ter saciado a fome dessas pessoas. E quando lhes anunciou a sua missão, as pessoas desejaram abandoná-lo ao que Jesus lhes disse: “...As palavras que eu lhes disse são espírito e vida, mas mesmo assim alguns de vocês não creem...” (Jo 6.63-64).
A fonte da felicidade é desprezada e ignorada por muitos porque supostamente não traz satisfação momentânea. Até alguns pregadores da Palavra abandonaram essa fonte da felicidade. Preferem proferir dos púlpitos livros ou citações de auto - ajuda.
Por vezes as pessoas abandonam a fonte da felicidade pois a mesma lhe acusa do seus pecados e lhe convida ao arrependimento. “Pois a Palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e dos espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas. Não há nada que se possa esconder de Deus. Em toda a criação, tudo está descoberto e aberto diante dos seus olhos, e é a ele que todos nós teremos de prestar contas” (Hb 4.12-13).
A PALAVRA DE DEUS – a nossa fonte da felicidade. Mas, assim como as pessoas não buscam a fonte da juventude pela mesma ser uma lenda, deixaram e deixam de buscar a fonte da felicidade por não crerem na mesma.
A palavra de Deus precisa ser o ABC das nossas vidas.
Para muitos, ao ouvir que as pessoas felizes não podem ser acusados de nada, vivem de acordo com a lei de Deus; guardam os mandamentos de Deus e obedecem de todo o coração; não praticam o mal, e andam nos caminhos de Deus, entendem que mesmo assim não são capazes de ter a felicidade. No entanto, é água e a comida dessa fonte, que me conduz a isso. Olhar para a fonte e pensar que o poder está em mim para ser assim, de fato, não terei nunca a felicidade. A felicidade é a Palavra de Deus, pois é ela que me faz retornar, caminhar, observar, não praticar o mal.
Querido irmão e irmã em Jesus saiba que pela sua Palavra, Deus nos abandona a própria sorte. Não abandonou Adão e Eva após a queda, ao contrário pela sua Palavra os encheu de esperança. Não abandonou Davi após seu grave pecado, mas, o convidou ao arrependimento e lhe transmitiu o perdão. Não abandonou as igrejas da Ásia Menor, antes, lhes enviou sete cartas. Não abandonou Pedro após a negação, ressuscitado o perdoou e enviou para pastorear o rebanho.
A fonte da felicidade é a Palavra de Deus!
Por isso, a recomendação de Deus aos pastores: “Deve se manter firme na mensagem que merece confiança e que está de acordo com a doutrina. Assim ele poderá animar os outros com o verdadeiro ensinamento e também mostrar o erro dos que são contra esse ensinamento” (Tt 1.9)
A fonte da felicidade é a Palavra de Deus!
Por isso, mais uma recomendação de Deus aos pastores: “pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência. Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir. Essas pessoas deixarão de ouvir a verdade para dar atenção às lendas” (2Tm 4.2-4).
A fonte da felicidade é a Palavra de Deus!
Por isso, a recomendação de Deus a igreja é: “Os presbíteros que fazem um bom trabalho na igreja merecem pagamento em dobro, especialmente os que se esforçam na pregação do evangelho e no ensino cristão” (1Tm 5.17).
A fonte da felicidade é a Palavra de Deus!
Por isso, a recomendação de Deus em geral é: “Como é bonito ver um mensageiro correndo pelas montanhas, trazendo notícias de paz, boas notícias de salvação!...” (Is 52.7). Também: “Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo” (Rm 10.17). E mais ainda: “Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês veem que o dia está chegando” (Hb 10.25).
A fonte da felicidade é a Palavra de Deus!
E cada vez que um pregador se cala, cada vez que há conflito entre congregação e pastor, cada vez que alguém se afasta, a verdade é que a felicidade é afastada de você. Por isso, oremos constantemente ao nosso Deus: “peço-te que não me abandones nunca” (Sl 119.8). Amém!
Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...