segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Os desafios para viver o fim dos tempos!


Ultimo Domingo da Igreja
Sl 93; Is 51.4-6; Jd 20-25 ou Ap 1.4-8; Mc 13.24-37 ou Jo 18.33-37
Texto: Judas 20-25
Tema: Os desafios para viver o fim dos tempos

As crianças e os jovens sempre dizem que os adultos não precisam se preocupar, afinal, eles sabem se cuidar. Os adultos, em muitas situações acham que os idosos se preocupam demais e até são chatos por causa dos seus conselhos.
Um senhor de 70 anos, tendo ouvido sobre um perigo eminente, resolveu escrever um panfleto para alertar os cristãos.
A carta de Judas é muito similar a 2Pedro 2 e o principal propósito é alertar sobre os falsos mestres que tentavam influenciar sorrateiramente e se infiltravam no seio da igreja (Jd 4-19).
Esse senhorzinho era irmão de Jesus, 4 anos mais novo. Mesmo que não tenha crido em Cristo quando ainda jovem (Jo 7.5), foi convertido após a ressurreição de Cristo (At 12.17; 15.13; 21.18).
Judas, era membro da igreja e viajou como missionário (At 1.14; 1Co 9.5). E como qualquer vovô, ouvindo notícias da infiltração de falsos mestres na igreja, escreve esse panfleto aconselhando os santos (a igreja) a edificarem sua vida sobre o evangelho de Jesus e faz um desafio missionário para os cristãos que estão fortes na fé, que os mesmos salvem o próximo.
Judas, sabe que os falsos mestres estão na igreja e os santos em perigo, por esse motivo, indica os desafios para viver o fim dos tempos. Quais?
1 - Progredir
Porém vocês, meus amigos, continuem a progredir na sua fé, que é a fé mais sagrada que existe. Orem guiados pelo Espírito Santo” (Jd 20)
Continuem a progredir na sua fé - εποικοδομουντες - Edificando-vos. Judas com isso quer dizer aos cristãos que os mesmos já estão edificados sobre uma fundação firme. E o desafio é continuar sobre a convicção da verdade de algo (1Co 3.10-15; Ef 2.19-22).
Judas começa a carta e a termina falando sobre fé. E já que os cristãos estão edificados sob a fé, a convocação é para que continuem a batalhar pela fé. A igreja precisa se ocupar das Escrituras e aproveitar todo o espaço que possui para levar as pessoas às Escrituras.
Ao escrever continuem a progredir na sua fé, Judas faz um contraste com os falsos mestres. Progresso quer dizer permanência em atividade na fé que receberam. Werner de Boor escreveu que a igreja não é lugar de visitas, mas de obra. Não dá para ser cristão, e apenas visitar a congregação de vez em quando, é preciso que os cristãos continuem a progredir na sua fé.
E para que haja progresso, Judas aconselha para que os cristãos: “Orem guiados pelo Espírito Santo” (Jd 20). Palavra e oração andam juntas (At 6.4).
O que é esse orar no Espírito? Alguns pregadores modernos respondem dizendo que é o mesmo que orar em línguas. No entanto, essa não é a intenção de Judas. Sua intenção é parecida com a de Paulo na carta aos Efésios e Romanos (Ef 6.18; Rm 8.26). Orar no Espírito é mesmo que nossas orações sejam imperfeitas, o Espirito a aperfeiçoa diante de Deus. Mathew Henry escreveu que a oração é a enfermeira da fé.
Matthew Henry explica que orar no Espírito – é o mesmo que saber que “... nossas orações só prevalecem quando oramos no Espírito Santo, ou seja, debaixo de sua orientação e influência” (Comentário Atos – Apocalipse, p.957). Os cristãos oram, não por obrigação, mas por força do Espírito que vive neles.
Judas, sabe que os falsos mestres estão na igreja e os santos em perigo, por esse motivo, indica os desafios para viver o fim dos tempos. Quais? Se o primeiro é progredir, o segundo é:
2 – Esperar
E continuem vivendo no amor de Deus, esperando que o nosso Senhor Jesus Cristo, na sua misericórdia, dê a vocês a vida eterna” (Jd 21)
O desafio é esperar, pois, muitos estão sendo afastados de Jesus. Pessoas já estão desconfiadas que Deus cumprirá as suas promessas. Já que as previsões humanas sobre a volta de Jesus foram falhas e sempre serão, pois é um assunto reservado ao Pai, pessoas são enganadas e passam a duvidar da promessa de Deus.
Ao expressar que o desafio dos cristãos nos tempos do fim é ficar: esperando que o nosso Senhor Jesus Cristo, na sua misericórdia dê a vocês a vida eterna, Judas não está apontando para a nossa espera como algo meritório.
Esperar significa receber algo oferecido. Ou seja, Judas está dizendo para os cristãos que podem esperar, pois receberão de Deus aquilo que ele oferece (Fp 4.13; Hb 12.2).
Judas indica que os falsos mestres estão na igreja e os santos correm perigo. Por esse motivo, indica os desafios para viver o fim dos tempos. 1 – Progredir; 2 – Esperar; e
3 – Compadecer-se
Tenham misericórdia dos que têm dúvidas;” (Jd 22).
Os cristãos vivem um enorme dilema. São chamados a testemunhar, defender a fé cristã, mas, parece que não conseguem fazê-lo com alguém que está em dúvida ou até mesmo com alguém que se decepcionou com a fé cristã.
Parece muito cômodo testemunhar para quem já é cristão convicto. A dificuldade é falar algo para quem está com dúvida, ou afastado do evangelho. Pior ainda é falar para àqueles que não tem conhecimento nenhum e se recusam a crer.
Judas escreve o panfleto sobre os desafios diante dos tempos do fim. E entre os mesmos, creio que esse é mais desafiador. Um desafio missionário. “Tenham misericórdia dos que têm dúvidas; salvem outros, tirando-os do fogo; e para com outros mostrem misericórdia com medo, odiando até as roupas deles, manchadas pelos seus desejos pecaminosos” (Jd 22-23).
Você já foi enganado por algum ensinamento errado? Ou, você já ficou balançado por algum ensinamento que se chocou com aquilo que você crê? Ninguém quer ficar com dúvida!
Você já teve ou tem alguma dúvida?
É bom quando alguém tira uma dúvida que temos. Dá um certo alívio. David Wheaton diz que as pessoas na época em que Judas escreveu a carta, transigiam com a verdade e consideravam todas as religiões igualmente válidas. Dessa maneira, sendo bem aceito todos os ensinamentos, os mesmos adentravam nas casas das pessoas, e essas ficavam cheias de dúvidas e acabavam se perdendo. Por essa razão, Judas recomenda os cristãos agirem missionariamente com essas pessoas: “Tenham misericórdia dos que têm dúvidas; salvem outros, tirando-os do fogo; ...”.
Judas fala da compaixão como uma atitude missionária. E essa compaixão é um desafio da igreja.
Compadecer é ajudar alguém que está aflito ou que busca ajuda. Nada aflige mais um ser humano do que uma dúvida. Uma pessoa com dúvida busca ajuda em qualquer lugar e com qualquer pessoa. E se a pessoa buscar sanar a dúvida contigo?
O que envolver ter misericórdia dos que estão em dúvida?
Judas usa o termo Αρπαζοντεςarrebatando-os, ou seja, Judas diz para que se pegue quem está com dúvida, leve-o pela força para fora do erro.
Os que estão com dúvida e causam polêmica na igreja, não devem ser excluídos da vida da congregação (Gl 6.1; Mt 18.15), na verdade, é preciso ir atrás dessa pessoa e ajudá-los e não deixá-los se perderem.
Que belo conselho a nós pastores, leigos e servas.
Judas nos transmite sua preocupação entre os criadores de problema. Judas fala sobre a missão interna.
Querido irmão e irmã em Jesus, não é preciso cuidar de si mesmo espiritualmente. Precisamos ter olhos e bocas atentos para ajudar os que estão sendo enganados por falsos ensinos. A recomendação é: ensine quem estão sendo desviado por falsos ensinos.
Judas diz: tire os do fogo (Jd 23).
Evangelizar quem está em dúvidas, devido as heresias, é como tirá-lo do fogo. Tirar do fogo é tirar de uma situação desastrosa (Am 4.11). Os cristãos são ministros de salvação.
Mesmo estando em missão, Judas adverte – cuidado para se chamuscarem com o fogo (Jd 23). Ame o pecador, mas, abomine o pecado. Pecamos por que somos pecadores e por ser pecador, cuidado! Muito cuidado!
É preciso ser um cristão canoa – navegar nas águas remotas, mas, não que um pequeno furo faça adentrar água e afunde a canoa.
Judas indica que os falsos mestres estão na igreja e os santos correm perigo. Por esse motivo, indica os desafios para viver o fim dos tempos. 1 – Progredir; 2 – Esperar; e 3 – Compadecer-se.
Esses desafios podem ser concretizados por um simples fato: “Deus pode evitar que vocês caiam e pode apresentá-los sem defeito e cheios de alegria na sua gloriosa presença. Por meio de Jesus Cristo, o nosso Senhor, louvemos o único Deus, o nosso Salvador, a quem pertencem a glória, a grandeza, o poder e a autoridade, desde todos os tempos, agora e para sempre! Amém!” (Jd 24-25).
Deus pode evitar que vocês caiamé o mesmo que guardar. Judas quer dizer que Deus mantêm seu olhar sobre. Ele cuida tanto para que não escape.
Por esse cuidado, pode apresentá-los ... ou seja, Deus os faz ficar em pé.
Judas diz que a igreja pode realizar os desafios nesses tempos do fim: Progredir, Esperar e Compadecer-se, pois assim como os pais seguram uma criancinha, Deus segura seus filhos. Ele faz tudo para manter a pessoa no seu lugar e ser de uma mente firme.
Jesus é poderoso para nos guardar dos tropeços e nos apresentar com exultação diante do Pai (Is 61.3; Hb 1.9; Sl 23.5).
Judas inicia falando sobre a proteção de Deus e termina louvando por essa proteção.
Qualquer pessoa que viaja sabe que precisa de proteção. Por isso, leva o carro para revisão, faz seguro para qualquer imprevisto. Assim é a na vida cristã. Muitas são as armadilhas. E Judas fala sobre as armadilhas dos falsos mestres. E por saber dos mesmos, Judas louva a Deus por sua proteção, pois só por ele chegaremos seguros ao final da jornada. Amém!
Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...