segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Um servir agradecido!


21 de outubro de 2018
22º Domingo após Pentecostes
Sl 119.9-16; Ec 5.10-20; Hb 4.1-13; Mc 10.23-31
Tema: Um servir agradecido!

Após o episódio com o jovem rico, Jesus olha ao seu redor e faz uma constatação aos seus discípulos: confiar nos bens deste mundo apenas afasta as pessoas de Deus.
Não há nenhum problema em ser rico! O problema é fazer das riquezas o seu verdadeiro deus. O problema é confiar nos bens materiais e nas coisas deste mundo e se esquecer de que tudo o que somos e temos é bênção de Deus.
Aqueles que possuem posses materiais precisam viver suas vidas como se não as tivessem. Precisam se manter humildes no seu relacionamento com o próximo e viver completamente dependente de Deus.
Os bens materiais são bênçãos de Deus!
Os mais abastados financeiramente são chamados a agradecer a Deus por todas as coisas, e reconhecer que sem Deus não haveria nada.
Ao ter dito aos seus discípulos que confiar nos bens deste mundo apenas afasta as pessoas de Deus, levou os mesmos a conclusão: “...quem é que pode se salvar?
O ser humano por suas forças é incapaz de se salvar. Depende exclusivamente da graça de Deus. Cada homem e mulher precisa do maravilhoso presente que Deus dá: a fé. Afinal, o justo vive pela fé (Rm 1.17). Somente por meio da fé em Cristo há salvação. Essa fé é doada gratuitamente nos corações pelo Espírito Santo, através do batismo, ou pela Pregação da Palavra. A fé é fortalecida pelo estudo da Palavra e pelo corpo e sangue de Jesus Cristo dados com e sob o pão e o vinho. A fé faz com que o pecador se agarre a Cristo.
Diante da constatação de que os bens materiais não salvam e de que é preciso deixar tudo e seguir a Cristo, Pedro responde: “Nós deixamos tudo e te seguimos”. E ouve a resposta de Jesus, “...aquele que, por causa de mim e do evangelho, deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos e terra receberá muito mais, ainda nesta vida ...”. No entanto, essa resposta de Pedro parece indicar que as pessoas esperam bênçãos divinas por sua fidelidade a Cristo.
Mas, pastor, eu posso, devo, esperar por bênçãos de Deus, quando sirvo a Cristo com fidelidade? SIM e NÃO.
É necessário lembrar que Jesus está advertindo seus discípulos contra a despreocupação.
Está sendo muito comum, pessoas buscarem determinadas igrejas por julgar que, lá Deus derrama suas bênçãos. Milhares de pessoas estão trabalhando, dedicando-se à igreja pensando somente na recompensa. Jesus é contra essa tendência!
A fidelidade, o servir árduo e o amor ao reino é uma resposta ao amor de Deus.
Após regressarem da missão a qual os discípulos haviam sido enviados, os mesmos estavam eufóricos, pois os espíritos se submetiam a eles. Jesus respondeu: “Porém não fiquem alegres porque os espíritos maus lhes obedecem, mas sim porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu” (Lc 10.20). Em outras palavras, Jesus está dizendo, não se orgulhem disso.
A fidelidade no servir não é motivo para orgulho e nem de espera de recompensa.
Você espera recompensa pela sua fidelidade a Deus? Se o teu servir, ofertar e trabalhar pelo reino de Deus é esperando receber bênçãos divinas, saiba que isso não agrada a Deus. Jesus, mesmo sendo Deus “...não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano” (Fp 2.6-8).
Nosso servir a Jesus e atuação no reino de Cristo não deve ser esperando as recompensas. Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...