sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Há motivos para divorciar-se? Jesus diz não, e socorre os casais.


Dia 07 de outubro - 20º Domingo após Pentecostes
Sl 128; Gn 2.18-25; Hb 2.1-13; Mc 10.2-16
Texto: Marcos 10.2-16
Tema: Há motivos para divorciar-se? Jesus diz não, e socorre os casais.

As eleições para deputados(as), senadores (as) terminam amanhã. Para presidente, governador teremos o encerramento do primeiro turno.
Durante a campanha, de maneira especial, nos debates perguntas foram feitas. Perguntas que não objetivavam saber a resposta. As perguntas tiveram por objetivo derrubar o adversário, ou colocá-lo em contradição.
João Marcos apresenta um grupo existente dentro do judaísmo e muito influente na vida religiosa e social, que se aproximou de Jesus com uma pergunta, no entanto, o objetivo não era tirar um dúvida ou aprender, o intuito era conseguir alguma prova contra o Filho de Deus (Mc 10.2).
Além de conseguir alguma prova, na época haviam outros partidos religiosos, e entre os mesmos haviam as mais variadas interpretações sobre a lei do divórcio (Dt 24.1). Os seguidores do rabino Shammai, o ancião (50 a.C. – 30 d.C), permitiam o divórcio somente em casos de adultério. Os seguidores de Hilel, o ancião (viveu nos dias de Herodes, o Grande) e permitiam o divórcio por qualquer motivo, até por motivos sem importância.
Entre os judeus, o debate estava em torno dos motivos para o divórcio (Mt 19.3).
Será que pode-se divorciar por qualquer motivo?
O divórcio deixou de ser questionado. Há motivos para um divórcio? Há quem diga que sim. Quais?
Eu não vou arriscar nenhuma resposta pessoal. Deixarei a resposta ao criador do amor - Jesus. Ele responde que não é permitido o divórcio, afinal, homem e mulher não foram unidos para se divorciarem. Jesus responde que não há motivos para divórcio e ressalta que só há divórcio, só há essa ferida na alma, por causa da dureza do coração humano, decorrente da queda em pecado (Gn 3).
A pergunta dos fariseus revela algo por trás da mesma.
O homem judaico da época não estava preocupado com a aprovação de Deus. Eles queriam conseguir alguma prova contra Jesus para o acusar. No verso 1, vemos que Jesus estava se dirigindo à Jerusalém, estando na Peréia, que pertencia aos domínios de Herodes Antipas que já havia dado cabo à vida de João Batista, por causa do adultério (Mc 6.18). E muitos fariseus ao fazerem a pergunta, pensavam que Jesus citaria o caso e se levantaria contra Herodes Antipas.
A pergunta dos fariseus revela algo a mais por trás. Revela que os fariseus além de querer conseguir alguma prova contra Jesus também revelam o seu desejo oculto em desejar apenas repudiar a sua esposa por qualquer motivo.
Os fariseus perguntam, mas não querem saber a resposta. Na verdade, eles querem apenas achar brechas na lei para realizar seus caprichos, que estão enraizados na dureza do vosso coração.
Diante disso, Jesus, citando Gênesis 2.18-25 exalta a mulher ressaltando que ela é presente de Deus, companheira, complementação, ajuda e alegria, a qual deve ser defendida pelo homem e não apenas um objeto que pode ser trocado a qualquer momento.
O divórcio não era a ideia inicial de Deus, tanto que após a queda (Gn 3), Deus não retirou do homem a mulher e nem retirou da mulher o homem. No entanto, alertou os dois sobre as dificuldades devido o pecado.
Pode-se divorciar por qualquer motivo? Sim ou Não?
Mesmo que a resposta seja não, na prática é sim. O número de divórcios no Brasil cresceu 160% nos ultimos10 anos. Desde 2010, quando foi promulgada a Emenda Constitucional 66/2010, é possível realizar um divórcio sem passar pelo processo de separação judicial, desde que totalmente consensual. Isto eliminou a culpa de um dos cônjuges. Outro motivo é por que muitos casais não conseguem lidar com as frustrações do desgaste da relação. E como é fácil, apenas um clique, uma nova relação, muitos casamentos parecem insustentáveis.
Pode-se divorciar por qualquer motivo?
Em todos os casamentos há problemas, ou entre vocês não é assim? É possível até que alguém de vocês tenha passado por um DR em casa! Tudo isso, pela mesma causa: dureza do coração.
Os fariseus ao questionarem Jesus não queriam admitir problemas e dificuldades no casamento. A dureza do nosso coração tem gerado problemas nos relacionamentos conjugais. E muitos, por não conseguirem lidar e resolver esses problemas, acabaram se separando.
Você tem problemas no se casamento?
O autor a carta aos Hebreus (Hb 2.9-18) anuncia que Jesus veio nos socorrer. Ele foi enviado pelo Pai para solucionar a dureza do nosso coração. Em Cristo, homem e mulher, tem o suporte às dificuldades, forças para recomeçar. Cabe aos cristãos conduzir os errantes ao arrependimento e ao perdão. A separação é a uma instância num relacionamento. Toda separação traz consigo feridas, dor. Afinal, são uma pessoa voltando a ser uma metade.
Mesmo que a separação seja pecado, é um pecado perdoável pelo sangue de Cristo.
Pode existir divórcio? Ele existe, pois o pecado atinge tudo na vida. E Jesus socorre com seu perdão para que haja um recomeço.
O perdão é o recomeço diária de todo relacionamento!
Enquanto que a dureza do nosso coração nos aponta e apresenta vários motivos para o divórcio. Jesus, indica a origem do casamento. O casamento, mesmo manchado pelo pecado, é um pedaço do paraíso.
Mesmo que haja motivos para o divórcio, Jesus fala para os casais em crise: não se divorciem!
Fascinem-se novamente pelo que Deus quer do casamento de vocês. O que Deus quer do nosso casamento? Vv. 7-9
Por amor ao casamento, tanto homem, quanto a mulher são liberados dos seus laços de sangue mais íntimos. Isso ensina que, nada deve sugar as energias do casamento.
O que tem sugado as energias no seu casamento?
As coisas que tem sugado as energias no seu casamento, está impedindo que vocês dois sejam um. Talvez seja o stress do trabalho, o filho, a família.
Com a união entre homem e mulher, observe, homem e mulher, Deus os usa como utensilio de sua bênção. A união entre homem e mulher não faz parte da união humana, é algo divino. Outras uniões, contrárias a vontade de Deus, são apenas humanas.
Os fariseus se aproximaram de Jesus e perguntaram: Pode-se divorciar por qualquer motivo? E Jesus responde: “...Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem”.
Casamento é uma instituição divina, não é um contrato, uma união de interesses, um mero costume.
A pessoa ao se separar sofre muito, e um dos motivos do seu sofrimento deve-se ao fato de com a separação defrontrar-se com Deus. O profeta Malaquias anunciou: “O Senhor, Deus de Israel, diz que odeia o repúdio” (Ml 2.16), “Deus julgará os adúlteros” (Hb 13.4). Deus ama a sua criação, inclusive o casamento, instituído por ele.
Jesus não está condenando os divorciados, não pelo contrário. Ele está desejoso em salvar os casamentos que estão em situação difícil. O seu conselho é: não se divorciem.
Jesus não ataca os divorciados. Jesus ataca a sociedade que está perdida. Que apenas se divorcia para justificar a as troca por outra pessoa. Além do desgaste da relação, pessoas tem se separado para poder justificar o seu adultério (v.11).
Jesus ataca o desejo desenfreado da pessoa que não quer viver com sua companheira ou companheiro por desejar outra coisa, ou até outro casamento.
Olhe para o seu casamento. Ele tem problemas? Com certeza! Mas, nessa união, Deus está presente. Para essa união, ele é auxilio e socorro.
Rev. Edson Ronaldo Tressmann


Fonte Bibliográfica
POHL, Adolf. O evangelho de Marcos. Comentário Esperança. Editora Evangélica Esperança. Curitiba, PR, 1993. Pp. 291 - 298

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...