segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Whatsapp do apóstolo Paulo

04 de setembro de 2016
16º Domingo após Pentecostes
Sl 1; Dt 30.15-20; Fm1-21; Lc 14.25-35
Tema: Whatsapp do apóstolo Paulo!

         Milhares de pessoas já se comunicaram por meio de bilhete. Esse era um meio de comunicação muito usado nas escolas. Os bilhetinhos se transformaram nas mensagens de whats.
         O apóstolo Paulo enviou um importante e necessário whats a Filemon através e não foi através de um celular de ultima geração. Foi através de uma breve bilhete, a carta a Filemom Qual motivo para o envio desse bilhete? Qual é o recado do whatsapp de Paulo a Filemom?
         Esse whatsapp é diferente de muitos que se recebe atualmente. Ele contêm uma saudação, um agradecimento, um pedido e uma conclusão. Esse whatsapp tem um recado profundo, importante e necessário.
         A saudação

         O apóstolo Paulo estava preso em Roma por confessar sua fé em Jesus Cristo. Enquanto estava na prisão o apóstolo recebeu uma visita surpreendente. Era um escravo fugitivo. Esse escravo fugitivo, Onésimo, foi aconselhado a voltar para seu senhor, Filemon, e junto dele entregar o whatsapp que Paulo estava lhe enviando.
Filemon era o líder leigo na congregação de Colosso. Durante os 3 anos em que Paulo esteve na cidade de Éfeso, Filemon foi convertido ao cristianismo. A casa de Filemon passou a servir de local de culto. Afia era a esposa de Filemon e Arquipo era o pastor da congregação, Cl 4.17.
         Agradecimento: 


O apóstolo Paulo agradece pela fé, amor e compaixão de Filemon.
Filemon era um líder leigo cheio de fé, amor e acima de tudo, cheio de “compaixão cristã”. Havia em Filemon uma característica muito especial, a empatia. Ou seja, sofria com quem sofria e se alegrava com quem estava alegre. Filemon era um líder leigo que amava sinceramente as pessoas, Paulo ressalta isso ao escrever, “...o coração dos santos tem sido reanimado...” (Fm 7). Essa compaixão de Filemon pelos outros tornou o evangelho conhecido naquela região.
         O agradecimento do apóstolo Paulo revela que a fé, o amor e a compaixão, animam as pessoas dentro e fora da igreja. Após saudar e agradecer, o apóstolo faz um pedido e esse é o objetivo principal do recado desse whatsapp.


          O apóstolo Paulo apela à sua autoridade apostólica para impor sua vontade. Ele apela para a fé, o amor e a compaixão de Filemon. O apóstolo solicita em nome do amor.
         O apóstolo não se refere a um amor humano, mas sim, ao amor de Deus pelo homem. Em nome do amor que levou Filemon a conversão, “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16), “Pois o amor de Cristo nos constrange,” (2Co 5.14).
Paulo, em nome do amor, pede em favor de Onésimo. Quem era Onésimo? Um escravo de Filemon. Agora um fugitivo.
O apóstolo Paulo faz algo revolucionário na época. No entanto, enquanto muitos, inclusive Filemon, pudessem pensar que o apóstolo estivesse pedindo pelo escravo, Paulo pedia pela pessoa de Onésimo, pelo homem amado por Deus.
Onésimo, mesmo escravo, havia sido transformado pelo evangelho. O evangelho o havia feito, mesmo como um escravo, um homem livre.
O apóstolo Paulo diz a respeito de Onésimo “que gerei entre algemas”. Isso significa dizer que Onésimo, pela pregação do evangelho, pela fé em Cristo, se tornou um filho espiritual do apóstolo e assim irmão de Filemon. No império romano, o professor do aluno, ou o guia espiritual, era considerado um pai.
         Onésimo, pela sua fuga, merecia ser punido junto com aquele que o havia recebido.
         Mesmo preso, o apóstolo Paulo sabia das consequências em ter recebido um escravo fugitivo. Não por isso, mas envia o escravo Onésimo de volta. No entanto, quer que o mesmo seja recebidopor Filemon assim como o evangelho o havia tornado, ou seja, “irmão caríssimo” (Fm 16).
O apóstolo Paulo quer que Filemon exerça apenas um direito: o direito do amor.
O apóstolo Paulo faz um pedido em nome do amor, mas, deixa claro que Filemon tem toda a liberdade cristã para decidir o que fazer nessa situação.
Por mais conflitante e prejudicial que tenha sido a fuga do escravo Onésimo, o apostolo Paulo ressalta o lado positivo de todo esse acontecimento. Onésimo teve a oportunidade de ouvir com clareza o amor de Deus em Jesus.
O apóstolo Paulo conclui enviando saudações de outros cooperadores que de fato acompanharam toda a instrução dada à Onésimo.
         Qual aprendizado nesse recado do whatsapp de Paulo a Filemon? Que tal pensar no mesmo através das seguintes perguntas:
1 - Quais atitudes de “em nome do amor” podem contagiar os outros?
2 – Você perdoaria “em nome do amor e de livre vontade” a quem lhe ofendeu profundamente? 2Co 5.14; Rm 5.8. Perdoe, mas faça isso “por livre vontade” (v.14) e que a pessoa que te ofendeu seja recebida “como irmão caríssimo” (v. 16). Fazendo isso, você estará não apenas “reanimando meu coração” (v. 20), mas principalmente o teu.
3 - Quantas coisas “inúteis” se tornaram “úteis” ao passar do tempo? Quero usar como exemplo os catadores de papéis. Por muitos, eles não era e vistos como úteis, mas atualmente por causa do aquecimento Global, estão sendo úteis e indispensáveis, afinal, catam material reciclável. Contribuem para o meio ambiente e sua preservação.
4 - O que é fazer algo “de livre e boa vontade”? No catecismo Menor, Dr. Martinho Lutero, a frase “boa vontade” aparece duas vezes. Primeiro: Na conclusão dos Dez Mandamentos, onde Deus quer nos animar a amar e confiar nele e de “boa vontade”, ou seja, por esse amor e confiança, cumprir tudo quanto nos ordena. Segundo: a expressão “de boa vontade” aparece na Quinta Petição do Pai Nosso. Em agradecimento ao perdão recebido por Deus em Jesus, queremos perdoar de coração, e de boa vontade fazer o bem aos que pecam contra nós.

M.S.T. Rev. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...