terça-feira, 14 de junho de 2016

Utiliza-se a pedagogia de Deus!

19 de junho de 2016
5º Domingo após Pentecostes
Sl 3; Is 65.1-9; Gl 3.23-4.7; Lc 8.26-39
Tema: Qual é o segredo da IELB para chegar aos 112 anos?
Utiliza-se a pedagogia de Deus!

Pedagogia é um conjunto de técnicas, princípios, métodos e estratégias da educação e do ensino. O termo pedagogia tem origem no escravo que acompanhava a criança até a escola. Atualmente pedagogo é aquele que cuida do processo ensino aprendizagem. Ou seja, aquele que guia o ensino aprendizado dentro da escola.
         Entre os gregos, aio, pedagogo, era um escravo fiel, incumbido do cuidado com a criança desde a infância até o início da maturidade, cujos deveres consistiam especificamente em proteger e cuidar da criança desde a infância até o início da maturidade, cujos deveres consistiam especificamente em proteger e cuidar da criança sob seus cuidados de perigos físicos e morais e em acompanhá-la a escola e locais de lazer.   O dever, o objetivo maior era torná-los cidadãos habilitados, dignos e honrados da cidade. Os fiéis do Antigo Testamento, de acordo com essa comparação, ainda não tinham atingido a maturidade espiritual.
         Nesse sentido, pode-se afirmar que o início do cristianismo não foi um tempo áureo, nem sequer fácil. À caminhada dos judeus convertidos no cristianismo não foi tranquila. Os judaizantes, agora no cristianismo, enfrentavam uma difícil batalha. Precisavam desacostumar da vida sob a lei. Por longos anos, estiveram submetidos a severas e difíceis exigências da Lei Judaica. Muitos desses cristãos, ex judaizantes, proclamavam com indisfarçável orgulho seus estágios e conquistas na lei.
A carta de Paulo aos Gálatas foi recebida por pessoas que pensavam assim. O apóstolo Paulo preocupado e, de certa forma, aflito com seus queridos irmãos e irmãs da congregação da Galácia, composto na sua maioria de origem gentílica, envia uma carta que os convida a viverem a “verdadeira liberdade” em Jesus Cristo (Gl 5.1).
O apóstolo Paulo tinha medo de que a contaminação farisaica, acabasse influenciando os ex gentios a seguirem as normas da lei e esquecer do sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Na verdade, alguns já estavam começando a mostrar a contaminação do farisaísmo, adotando posturas e comportamentos da observância da lei judaica moral e ritual.
O apóstolo Paulo escreveu: “De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé” (Gl 3.24).
A lei e seu lado pedagógico. Qual é o ensino - aprendizagem da lei? A lei nos conduz a Cristo. Porque? A lei mostra meu pecado e a minha necessidade de um salvador.  
      O propósito pedagógico da Lei estava agora completado em Jesus Cristo, por isso, do alto da cruz exclamou: “Está completado” (Jo 19.30). Conhecedor dessa verdade, o apóstolo Paulo escreve aos Gálatas para que não voltem a contaminação do legalismo. "Antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela (custódia) da lei, e nela encerrados, para essa fé que de futuro haveria de revelar-se".
         Antes da era do Evangelho, antes da pregação da fé na redenção em Cristo, os judeus estavam confinados debaixo da Lei. Os fiéis do Antigo Testamento estavam sob a guarda da Lei que regulava suas vidas até aos mínimos detalhes. O propósito de Deus ao impor essa abrangente custódia era de cuidado e amável misericórdia para servir ao futuro tempo do Novo Testamento quando Cristo viria para livrá-los da escravidão da Lei. A lei os conduziu a Cristo, pois a lei mostrou que ninguém é capaz de salvar-se pela lei.
         A pedagogia da lei foi uma estratégia de Deus para ensinar seu povo "... a lei nos serviu de aio".
         O apóstolo Paulo mostra aos Gálatas que Deus lhes havia dado a Lei com todas suas exigências e injunções como se fosse um aio, ou seja, que os conduzisse a maturidade. O propósito de Deus com a lei era guiá-los à salvação em Cristo. Em Cristo a Lei cessou.
         A verdade é até os dias de hoje a Lei continua sendo aio. Pois a lei age e trabalha no sentido de apontar o pecado ao ser humano, mostrando-lhe sua insuficiência em relação à santa vontade e justiça de Deus.
         A pregação da lei consiste no trabalho pedagógico de Deus. Pela lei o coração humano é atingido e então a boa nova do Evangelho traz fé na justiça da obra salvadora de Jesus Cristo e assegura a salvação.
         “Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus;” (Gl 3.26). Filhos de Deus pela "fé em Cristo Jesus" não por qualquer obra da Lei. A lei é o aio que conduz a Cristo.
         Jesus Cristo é o ponto final da lei. Ele veio justamente para uma finalidade, “colocado sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei” (Gl 4.4,5).
         Quando Jesus nasceu, os judeus manifestavam um zelo intenso pela lei. No sermão do monte Jesus destacou que “não veio para revogar a Lei ou os profetas; .... , veio para cumprir” (Mt 5.17).
         Cristo cumpriu a lei em lugar do pecador. O apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios: “Vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor” (1Co 30-31).
         A lei é a pedagogia de Deus que ensina que sem Cristo o pecador está perdido. Amém!

M.S.T. Rev. Edson Ronaldo Tressmann

Bibliografia
Martinho Lutero. Obras selecionadas, Vol. 10. Interpretação do Novo Testamento: Gálatas e Tito. Ed. Sinodal, Concórdia e Ulbra, São Leopoldo, Porto Alegre e Canoas, RS. 2008. pp. 339 - 370

Paulo F. Flor. Epistola aos Gálatas: um comentário. Ed. Concórdia: Porto Alegre, RS. 2009. pp. 133 - 146


IGREJA LUTERANA - NÚMERO 1 – 1998. Norberto E. Heine. pp. 63 – 65.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...