segunda-feira, 25 de abril de 2016

Apocalipse! O Recheio do Bolo! Parte 5

6º Domingo de páscoa - 01/05/2016
Sl 67; At 16.9-15; Ap 21.9-14,21-27; Jo 16.23-33 ou 5.1-9
Tema: Apocalipse! O recheio do bolo! Parte 5

         Muitas pessoas se comunicam pelas redes sociais. No Brasil os meios mais usados e populares são: Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagran, Google+, Wathasapp. 
         Cristãos também possuem contas nas redes sociais e se comunicam pelas mesmas.
         Você faz uso de alguma conta na rede social? Qual foi a última mensagem que recebeu em sua rede social? Pelo celular? Por carta? E-mail? 
         São milhares de mensagens por dia. É difícil lembrar de todas. Em meio as milhares de mensagens por celular ou pela rede social, é natural que se esqueça ou nem se leve em consideração alguma mensagem.
         Dia 01 de maio é uma grande oportunidade para refletir sobre o trabalho, afinal desde 1919 esse dia passou a ser feriado em comemoração ao dia do trabalhador. Mas, prefiro trazer a reflexão a respeito de um assunto tão importante quanto a bênção do trabalho.
         Qual foi a última mensagem que você recebeu em seu trabalho, quer seja do patrão ou de algum colega?
         O dia 1º de maio é o sexto domingo de Páscoa. Já se passaram algumas semanas daquele domingo em que os cristãos se saudaram “Ele Ressuscitou” e ouviram de que “Ele realmente Ressuscitou”. Mas, em meio a tantas mensagens, corre-se o risco de alguém ter esquecido a mensagem da páscoa. Qual é a mensagem da Páscoa? Jesus Vive! Jesus Ressuscitou! 

       A cada domingo a igreja cristã celebra a ressurreição de Jesus. É necessário relembrar que durante a quaresma, os domingos não são contados como sendo domingos de quaresma, mas domingos na quaresma. Os cinquenta e dois domingos de cada ano são cinquenta e duas oportunidades para se celebrar a páscoa, a ressurreição de Jesus.
         Nesse domingo, dia 01º de maio de 2016, temos uma oportunidade ímpar. Celebrar novamente a páscoa e sua real aplicação para a vida cristã.
       As palavras registradas pelo apóstolo João no capítulo 21 de Apocalipse (Ap 21.9-14,21-27) apresenta o resultado da mensagem da páscoa na vida de cada pessoa. O texto mostra a ressurreição de todas as pessoas no último dia da existência desse mundo. A volta do Jesus vitorioso em glória e majestade marcará o fim desse mundo e das consequências do pecado para os cristãos, iniciará um novo céu e uma nova terra. Os filhos de Deus, aqueles que viveram e morreram na fé, tomarão posse da cidade celestial.
         O livro de Apocalipse causa medo em muitas pessoas. Muitos leitores olham para as catástrofes apresentadas no livro e assim preferem não meditar na real mensagem desse que é, um dos mais belos livros da Bíblia.
         Através de Apocalipse, Deus dá aos cristãos a oportunidade de saberem o fim. Saber o fim é na verdade a revelação da graça de Deus que em seu amor e misericórdia deseja ajudar sua igreja, seus filhos e filhas. Deus deseja que todos sejam salvos e que ninguém se perca (1Tm 2.4). O inimigo de Deus e da igreja, o diabo, busca de todas as maneiras desde a criação do mundo destruir a relação Deus e Homem. Enquanto Deus se aproxima do homem pelos meios da graça, o diabo, faz com que o homem se afaste cada vez mais de Deus desvalorizando sua graça e amor.
         Mostrar o final da história, mostrar a nova Jerusalém, a alegria dos vencedores na fé, tem como intuito consolar e animar a todos que sofrem por causa da vida na fé. Ao mesmo tempo, Jesus também quer alertar aos perseguidores daqueles que vivem na fé. Arrependam-se, há oportunidade para que ocupe um lugar na nova Jerusalém.
         A mensagem da páscoa mostra um Jesus vitorioso. Um Jesus que venceu a morte, o diabo e o inferno (1Pe 3.13-22). A mensagem de Apocalipse é que Jesus vence a batalha final. Todos os que perseguem os cristãos e a igreja já estão vencidos, os cristãos que vivem e morrem na fé, já possuem a vida eterna. Aqueles que morreram no Senhor já estão diante do altar de Deus, como esposa de Cristo.
         O apóstolo Paulo em sua carta aos cristãos da Ásia Menor (Efésios) diz que o marido (Jesus) deu a vida pela esposa(igreja) (Ef 5.25). Esse amor sem limites faz a noiva ser, estar e continuar submissa (Ef 5.21). A noiva foi e é preparada pelo noivo para que se apresente “...em toda sua beleza, pureza e perfeição, sem manchas, ou rugas, ou qualquer outro defeito” (Ef 5.27; Ap 21.27). 
         A mensagem da páscoa para a vida real do cristão é de que: “...o anjo me levou para uma montanha grande e muito alta. Ele me mostrou Jerusalém, a Cidade Santa, que descia do céu e vinha de Deus, brilhando com a glória de Deus. A cidade brilhava como uma pedra preciosa, como uma pedra de jaspe, clara como cristal. Ela era cercada por uma muralha muito alta e grande, com doze portões, guardados por doze anjos. Nos portões estavam escritos os nomes das doze tribos do povo de Israel. Havia três portões de cada lado: três ao norte, três ao sul, três a leste e três a oeste. A muralha da cidade estava construída sobre doze rochas, nas quais estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro” (Ap 21.10-14).          As 12 portas abertas representam o povo do Antigo Testamento. As 12 pedras preciosas representam o povo do Novo Testamento. Ou seja, os cristãos que viveram na e pela fé, tomarão posse da Jerusalém Celestial.
         Os cristãos do século XXI continuam sendo a igreja militante. Muitas são as tentações. A mais perigosa é que em meio a tantas mensagens esqueçamos a principal. Por isso, Jesus nos convida a não desanimar e nem desistir. Nossos nomes foram e estão escritos no livro da vida. Esse nome não pode ser apagado, pois foi escrito com sangue de Jesus Cristo derramado na cruz. E a certeza da vitória é a sua ressurreição. Amém!

Rev. Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...